A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 14 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Quarto carro mais vendido do Brasil está de despedida, mas já tem substituto

Montadora italiana planeja ter modelo global padronizando marcas e design pelo mundo

Adriano Assis

14/03/2025 às 16:28  atualizado em 14/03/2025 às 16:38

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Queridinho dos brasileiros vai virar modelo mais barato do novo carro

Queridinho dos brasileiros vai virar modelo mais barato do novo carro | Divulgação/Stellantis

Já se saber que o popular Fiat Argo não terá uma vida muito mais longa no Brasil. Sua história ainda não está no fim, mas a marca italiana tem planos para substituí-lo.

Continua depois da publicidade

A informação veio do próprio CEO da empresa, Olivier François, em entrevista ao site Automotive News Europe. Na mesma conversa ele antecipou os planos para o Argo e seu substituto.

O europeu Fiat Grande Panda vai se tornar um modelo global. A ideia da empresa, pertencente ao grupo Stellantis, é de globalizar seus carros, uma estratégia que não é inédita.

“É o primeiro produto global para a marca Fiat desde a família Palio lançada em 1996”, afirmou o CEO na entrevista, lembrando o modelo que até hoje é um dos usados mais vendidos no País.

Continua depois da publicidade

Novo Uno?

No Brasil, o Grande Panda será produzido na fábrica de Betim e deve aposentar Argo e Mobi, porém, o novo carro deve ganhar um novo nome por aqui, mais ligado a história da Fiat. Seu design moderno, mas levemente quadriculado, tem levado alguns fãs da marca a chamá-lo de “novo Uno.”

Fiat Grande Panda é o nome europeu da nova marca global da empresa. Foto: Divulgação/Stellantis
Fiat Grande Panda é o nome europeu da nova marca global da empresa. Foto: Divulgação/Stellantis
Designer é um os destaques do Panda e deve ditar o ritmo dos novos Fiats. Foto: Divulgação/Stellantis
Designer é um os destaques do Panda e deve ditar o ritmo dos novos Fiats. Foto: Divulgação/Stellantis
Modelo compacto promete ser "pequeno por fora, mas espaçoso por dentro". Foto: Divulgação/Stellantis
Modelo compacto promete ser "pequeno por fora, mas espaçoso por dentro". Foto: Divulgação/Stellantis
Grande Panda La Prima é a versão top de linha do modelo e é 100% elétrico. Foto: Divulgação/Stellantis
Grande Panda La Prima é a versão top de linha do modelo e é 100% elétrico. Foto: Divulgação/Stellantis
Panda é uma marca clássica da Fiat europeia, dos anos 1980, e pode ser rebatizado para Uno no Brasil. Foto: Divulgação/Stallantis
Panda é uma marca clássica da Fiat europeia, dos anos 1980, e pode ser rebatizado para Uno no Brasil. Foto: Divulgação/Stallantis

E a chance é grande dele ter esse nome por aqui. Afinal, o modelo é uma “homenagem” ao clássico europeu Panda, lançado nos anos 1980, e que inspirou o brasileiro Uno, na época de ouro dos carros populares.

Se na Europa o Grande Panda, tem motor 1.2 turbo, aqui ele deverá usar as opções nacionais da família Firefly e da variante turbo GSE, com o 1.0 e 1.3. Também terá sistema híbrido leve, presente no Pulse e Fastback. A previsão é que comece a ser produzido aqui no próximo ano.

Continua depois da publicidade

E o Argo?

Com os planos globais da marca italiana, o Argo, lançado em 2017, não deverá ganhar nova versão, porém, sua história não deve acabar já em 2026. Ele deve ser uma opção mais barata e acessível ao novo veículo para circular por mais um tempo.

O veículo vem vendendo bem. Fechou o mês de janeiro na sexta colocação de vendas, mas em fevereiro foi o quarto carro mais vendido do Brasil, atrás apenas do Fiat Strada, e dos Volkswagens Polo e Track.

Já foram comercializados 11.480 unidades do Argo neste ano. Em 2024, ele fechou o ano na quinta colocação em vendas, com 91.143 veículos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados