Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Queridinho dos brasileiros vai virar modelo mais barato do novo carro | Divulgação/Stellantis
Já se saber que o popular Fiat Argo não terá uma vida muito mais longa no Brasil. Sua história ainda não está no fim, mas a marca italiana tem planos para substituí-lo.
Continua depois da publicidade
A informação veio do próprio CEO da empresa, Olivier François, em entrevista ao site Automotive News Europe. Na mesma conversa ele antecipou os planos para o Argo e seu substituto.
O europeu Fiat Grande Panda vai se tornar um modelo global. A ideia da empresa, pertencente ao grupo Stellantis, é de globalizar seus carros, uma estratégia que não é inédita.
“É o primeiro produto global para a marca Fiat desde a família Palio lançada em 1996”, afirmou o CEO na entrevista, lembrando o modelo que até hoje é um dos usados mais vendidos no País.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o Grande Panda será produzido na fábrica de Betim e deve aposentar Argo e Mobi, porém, o novo carro deve ganhar um novo nome por aqui, mais ligado a história da Fiat. Seu design moderno, mas levemente quadriculado, tem levado alguns fãs da marca a chamá-lo de “novo Uno.”
E a chance é grande dele ter esse nome por aqui. Afinal, o modelo é uma “homenagem” ao clássico europeu Panda, lançado nos anos 1980, e que inspirou o brasileiro Uno, na época de ouro dos carros populares.
Se na Europa o Grande Panda, tem motor 1.2 turbo, aqui ele deverá usar as opções nacionais da família Firefly e da variante turbo GSE, com o 1.0 e 1.3. Também terá sistema híbrido leve, presente no Pulse e Fastback. A previsão é que comece a ser produzido aqui no próximo ano.
Continua depois da publicidade
Com os planos globais da marca italiana, o Argo, lançado em 2017, não deverá ganhar nova versão, porém, sua história não deve acabar já em 2026. Ele deve ser uma opção mais barata e acessível ao novo veículo para circular por mais um tempo.
O veículo vem vendendo bem. Fechou o mês de janeiro na sexta colocação de vendas, mas em fevereiro foi o quarto carro mais vendido do Brasil, atrás apenas do Fiat Strada, e dos Volkswagens Polo e Track.
Já foram comercializados 11.480 unidades do Argo neste ano. Em 2024, ele fechou o ano na quinta colocação em vendas, com 91.143 veículos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade