Entre em nosso grupo
2
Automotor
Veículo japonês tem quatro itens que precisam de atenção do proprietário
Continua depois da publicidade
Ele é considerado veículo com ótimo custo-benefício | Divulgação/Nissan
A febre das SUVs só cresce no Brasil. A categoria já representa, sozinha, 48% de participação do mercado, tendo a maior parcela na venda de veículos.
Continua depois da publicidade
E não faltam opções de modelos para quem busca adquirir um carro desta categoria. Uma SUV compacta bastante popular, tem feito sucesso nas concessionárias. Porém, já deu dor de cabeça para muito dos seus donos.
Nissan Kicks, quarta SUV compacta mais vendida do Brasil, tem pelo menos quatro problemas crônicos que exigem atenção, segundo Marcelo Toledo, especialista em vistoria veicular.
Só em 2023, foram emplacados no País mais de 50 mil unidades do carro. Atrás, apenas, do Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
Continua depois da publicidade
O Kicks é considerado um carro bonito, com ótimo espaço interno e bom custo-benefício e consumo. Um modelo zero quilômetros sai a partir de R$ 115 mil.
O valor ajudar na sua popularidade, além da fama dos veículos japoneses de não quebrarem. Essa premissa, no entanto, parece não valer para o modelo. Conheça abaixo os problemas crônicos do Kicks, de acordo com Marcelo Toledo.
Um dos relatos mais comuns encontrados por proprietários na internet é a queixa com folga na caixa de direção. Inclusive, reclamações de trepidações em modelos com baixa quilometragem.
Continua depois da publicidade
A caixa de direção é o componente que transforma o movimento do volante em movimento das rodas, por isso, exige atenção do motorista.
Modelos até 2022 do Kicks também colecionam relatos de problemas no evaporador do ar-condicionado. Desde falhas, até a quebra da peça.
Alguns motoristas conseguiram que a Nissan realizasse a substituição do sistema do ar-condicionado mesmo após o fim da garantia.
Continua depois da publicidade
Com número menor de queixas, mas também graves, são os relatos de trinca no eixo traseiro do veículo da Nissan.
São várias queixas de quebra da peça e de recusa de garantia para a troca.
Mas o campeão de queixas da SUV compacta da Nissan é o módulo do sistema ABS, principalmente nos modelos entre 2016 e 2019.
Continua depois da publicidade
Ele é o sistema de frenagem antitravamento, que evita que as rodas travem de repente ou derrapem.
A orientação neste caso é de que se a luz de freio acender enquanto o motor estiver em funcionando e o freio de estacionamento liberado, o motorista pare o carro e verifique o fluido de freio.
Se estiver no nível correto, a indicação é levar o veículo para a concessionária.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade