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Automotor

Porsche traz ao mercado brasileiro duas versões do 'Panamera E-Hybrid'; veja detalhes

Sedã esportivo impactou positivamente o catálogo mundial da Porsche desde o lançamento, em 2009

Daniel Dias

02/11/2024 às 20:00

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'Porsche Panamera E-Hybrid' é o novo sedã esportivo

'Porsche Panamera E-Hybrid' é o novo sedã esportivo | Divulgação

Tão forte quanto o nome, o sedã esportivo com ares de cupê "Panamera" impactou positivamente o catálogo mundial da Porsche desde o lançamento, em 2009, tornando-se um dos modelos da marca alemã
mais procurados pelos brasileiros.

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No final do ano passado, a terceira geração do "Panamera" passou por importantes atualizações na Europa, e agora desembarca no Brasil em duas versões eletrificadas, a "4 E-Hybrid", com preço de R$ 803 mil, e a "4S E-Hybrid", a R$ 922 mil, destacando a suspensão ativa "Porsche Active Ride", que “lê” o asfalto pela frente, adaptando o sistema suspensivo.

Aparência do modelo

O novo "Panamera" mantém as dimensões, com 5,05 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,42 metro de altura e 2,95 metros de distância de entre-eixos. Segundo a Porsche, a reformulação da aparência externa do "Panamera" foi promovida para realçar sua esportividade.

Na frente, uma entrada de ar acima da placa de identificação compensa o aumento da necessidade de
captação de ar dos sistemas de propulsão. A dianteira é totalmente nova, com destaque para a entrada de ar central, que ficou mais larga e foi posicionada mais para baixo, com faróis de "Led Matrix".

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O sistema de iluminação de alta resolução – com mais de 32 mil pixels em cada farol e até 600 metros de alcance – está disponível como opcional. A lateral redesenhada reforça o caráter de sedã esportivo de quatro portas.

Parte traseira

Na parte traseira, as janelas compõem uma silhueta modernaNa parte traseira, as janelas compõem uma silhueta moderna/Divulgação

Na parte traseira, as janelas não têm molduras, compondo uma silhueta moderna e ao mesmo atemporal. A nova lanterna tridimensional tem iluminação em dois níveis e novos recortes das extremidades de fora.

O conceito de cockpit "Porsche Driver Experience" tem elementos de controle digitais e analógicos, com
painel de instrumentos encurvado de 12,6 polegadas, enquanto a alavanca seletora de marchas está localizada
diretamente à direita do volante.

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Parte interna

Passageiro da frente tem um display opcional só para elePassageiro da frente tem um display opcional só para ele/Divulgação

O seletor de modo para os programas de direção (“Normal”, “Sport” e “Sport Plus”) e as alavancas de controle de assistência ficam bem acessíveis para o motorista. O passageiro da frente tem um display opcional só para ele, integrando-o na experiência de condução.

Outra tela de 10,9 polegadas exibe dados de desempenho do veículo com direto à customização, permitindo também a operação do sistema de infoentretenimento. Para evitar distrair quem está ao volante, o display do passageiro não pode ser visto pelo motorista.

O Apple CarPlay e o Android Auto permitem conexão de dados de smartphone e do veículo para melhorar a usabilidade.

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Detalhes do modelo

Porsche combinou um novo sistema E-HybridPorsche combinou um novo sistema E-Hybrid/Divulgação

Para gerar uma aceleração poderosa ao "Panamera 4", a Porsche combinou um novo sistema "E-Hybrid", com um motor a gasolina V6 biturbo de 2,9 litros de 224 kW (304 cavalos) de potência ao elétrico de 140 kW (190 cavalos), integrado de forma eficiente e otimizado em termos de peso ao circuito de refrigeração de óleo da transmissão "PDK" de 8 marchas.

Com uma recuperação de até 88 kW, o motor elétrico contribui para a autonomia dos "Panamera E-Hybrid". A potência do sistema combinado é de 346 kW (470 cavalos) e 65,5 kgfm de torque. Com isso, o "Panamera 4 E-Hybrid" acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.

Já o "Panamera 4S E-Hybrid" concentra-se mais na dinâmica de condução e na entrega sustentada de potência na faixa superior de rotação. Seu motor de seis cilindros biturbo de 2,9 litros oferece 260 kW (353 cavalos) de potência, com o mesmo elétrico do "Panamera 4 E-Hybrid".

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O sistema combinado do "4S E-Hybrid" é de 400 kW (544 cavalos) e 75,5 kgfm, permitindo à versão acelerar de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, com velocidade final de 290 km/h. Segundo o Inmetro, autonomia puramente elétrica das duas configurações é de 63 quilômetros.

O novo carregador On-Board-AC de 11 kW reduz o tempo de reabastecimento para duas horas e 40 minutos. A Porsche inclui ainda como oferta um carregador, com checagem prévia do domicílio do comprador e a instalação do aparelho. A garantia do "Panamera" híbrido foi ampliada para quatro anos.

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