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Os carros mais odiados produzidos no Brasil

Confira nove veículos que foram fracasso em vendas devido a problemas ou decepções

Adriano Assis

22/03/2025 às 08:25

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Fiat Marea era conhecido como problemático e complicado

Fiat Marea era conhecido como problemático e complicado | Divulgação/Fiat

Há quem diga que são injustiçados, mas a verdade é que o mercado automotivo brasileiro produziu em sua história alguns fracassos em vendas. Uns por serem verdadeiras “bombas”, outros porque decepcionaram no que prometeram.

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Mas nove destes, chegaram a entrar para a história e são até hoje lembradas pela dor de cabeça deixada em quem comprou. Confira:

Fiat Marea (1996-2007)

Esse é o campeão dos carros com má fama no País. Há quem diga que tem um pouco de injustiça aí, mas falou em carro problemático, o mais citado é o Fiat Marea. O veículo tinha visual sofisticado para a época e um dos motores mais potentes do mercado.

Também vinha de projeto europeu e aí estava um dos problemas. A Fiat não fez adaptações para a gasolina nacional da época, que tinha 20% de álcool (hoje, 25%), e manteve a recomendação de troca a cada 20 mil km. Muitos que seguiram isso tiveram problemas e até motor fundido.

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O Marea ainda possuía um sistema de correia dentada que precisava ser trocado a cada 60 mil km, sob o risco de causar danos irreversíveis ao motor. Para completar, sua manutenção era considerada complexa.

Dodge Polara (1973-1981)

Voltando no tempo, o mais antigo veículo produzido por aqui e odiado pelos motoristas é o Dodge Polara, da década de 1970. O projeto foi tocado às pressas e, no lançamento, o carro apresentava vários problemas, inclusive nos freios.

Para piorar, o motor eram fraco e a manutenção era ineficiente. Anos depois, a montadora resolveu os problemas. Há, inclusive, quem defende o veículo.

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Mas a má fama já havia se espalhado e marcado o modelo que fracassou nas vendas e teve vida curta.

Volkswagen Variant II (1977-1981)

Confiabilidade é uma das marcas da Volkswagen no Brasil. A empresa é responsável por vários modelos de sucesso, como o Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, e seu sucessor, o Polo, segundo veículo mais emplacado em 2024. Mas nem sempre foi assim.

Na década de 1970, um veículo da montadora alemã deu muita dor de cabeça. O Variant II era mais tecnológico que o antecessor, mas tinha motor ruim e desempenho péssimo. Acabou sendo um fracasso em vendas. 

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Fiat Oggi (1983-1985)

Uma das marcas mais respeitadas pelo brasileiro e dona de um portfólio de sucesso, principalmente na extinta era dos carros populares, a Fiat já teve um fracasso para chamar de seu.

Criado para ser a versão sedã do 147, o Oggi era uma bomba. Era pequeno para a categoria que pretendia atender, desempenho fraco e vários problemas crônicos. 

Além de problemas na bomba de combustível, apresentou chassis trincados e muito barulho na cabine.

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Gurgel Tocantins (1988-1991)

A lendária Gurgel, montadora brasileira, também está na lista. Dona de clássicos, como o Xavante, produziu um modelo que não igualou os demais.

Trata-se do jipe Tocantins, que acabou durante apenas de 1988 a 1991. Com motor de apenas 50 cv, demorava absurdos 25 segundos para fazer de zero a 100 km/h, e tinha velocidade máxima de 117 km/h.

Foi um fracasso de vendas e, não só por culpa dele, mas principalmente por falta de incentivo governamental, a Gurgel faliu poucos anos depois.

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Troller Pantanal (2006-2008)

Temos um salto no tempo para chegar ao século 21 e trazer um fracasso de vendas que só durou cerca de dois anos, a Troller Pantanal. Foram apenas 77 unidades vendidas.

Para ajudar a ser um dos piores carros já feitos por aqui, a Pantanal passou por um grande recall logo depois do seu lançamento. A Ford, ao adquirir a marca, teve que comprar os veículos vendidos. Isso porque identificou problemas estruturais graves.

Peugeot Hoggar (2010-2014)

No fim da primeira década do novo século, a Peugeot decidiu investir no mercado de picapes, liderados por gigantes como Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e Fiat Strada.

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Mas a investida foi péssima. O motor 1.4 do Hoggar entregava menos do que o prometido, com pouco rendimento e mais consumo de combustível que o desejado. E a picape rendia menos ainda quando carregada.

Hyundai Veloster (2011-2014 na 1ª geração)

Sucesso absoluto com o HB20, carro com fama de indestrutível e um dos mais vendidos do Brasil na última década, a Hyundai tem um carro odiado no seu currículo.

É o Veloster. O problema é que a culpa é principalmente da própria montadora. Afinal, ele carrega a confiabilidade da montadora e tinha tem designer inovador e ótimos acabamentos.
Mas o nome e a propaganda davam a entender que se tratava de um esportivo e, disso, o carro não tinha nada. Seu motor 1.6 entregava apenas 128 cavalos de potência e o veículo precisava de 11,5 segundos para chegar a 100 km/h. 

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Ganhou apelidos, como Lentoster e Vagaroster, que atrapalharam suas vendas. Chegou a sair de linha e retornou com motor 2.0 turbo. Foi descontinuado mundialmente em 2022.

Dodge Polara foi feito às pressas e apresentava uma série de problemas, corrigidos depois de um tempo, mas já era tarde. Foto: Reprodução/Wikipedia Commons
Dodge Polara foi feito às pressas e apresentava uma série de problemas, corrigidos depois de um tempo, mas já era tarde. Foto: Reprodução/Wikipedia Commons
Piada até hoje entre alguns motoristas e mecânicos, o Fiat Marea é um dos mais odiados da história do Brasil e tem fama de "bomba". Foto: Divulgação/Fiat
Piada até hoje entre alguns motoristas e mecânicos, o Fiat Marea é um dos mais odiados da história do Brasil e tem fama de "bomba". Foto: Divulgação/Fiat
O motor ruim e o péssimo desempenho fizeram o Volkswagen Variant II fracassar em vendas. Foto: Divulgação/Volkswagen
O motor ruim e o péssimo desempenho fizeram o Volkswagen Variant II fracassar em vendas. Foto: Divulgação/Volkswagen
Um sedã que era ruim em espaço interno, tinha desempenho fraco e problemas crônicos, esse era o Fiat Oggi. Foto: Reprodução/Wikipedia Commons
Um sedã que era ruim em espaço interno, tinha desempenho fraco e problemas crônicos, esse era o Fiat Oggi. Foto: Reprodução/Wikipedia Commons
A montadora nacional Gurgel não acertou a mão com o jipe Pantanal. Tinha motor fraco e sofria para chegar a 100 km/h. Foto: Reprodução/Wikipedia Commons
A montadora nacional Gurgel não acertou a mão com o jipe Pantanal. Tinha motor fraco e sofria para chegar a 100 km/h. Foto: Reprodução/Wikipedia Commons
Troller Pantanal foi um fracasso que vendeu menos de 100 unidades, durou apenas dois anos e precisou de recall. Foto: Reprodução/Wikipedia Commons
Troller Pantanal foi um fracasso que vendeu menos de 100 unidades, durou apenas dois anos e precisou de recall. Foto: Reprodução/Wikipedia Commons
Com desempenho decepcionante, o Peugeot Hoggar passou vergonha perto da concorrência de grandes nomes, como Volkswagen Saveiro e Fiat Strada. Foto: Reprodução
Com desempenho decepcionante, o Peugeot Hoggar passou vergonha perto da concorrência de grandes nomes, como Volkswagen Saveiro e Fiat Strada. Foto: Reprodução
Hyundai Veloster não tinha nada de veloz para desespero de quem comprou pensando em carro esportivo. Ganhou apelido do Lerdoster. Foto: Wikipedia Commons
Hyundai Veloster não tinha nada de veloz para desespero de quem comprou pensando em carro esportivo. Ganhou apelido do Lerdoster. Foto: Wikipedia Commons

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