Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lista dos mais em conta tem SUV compacto japonês | Divulgação/Nissan
O mercado de veículos para o público PCD (pessoas com deficiência) cresce a cada ano no Brasil, após queda durante a fase aguda da pandemia de Covid-19. Em 2021, ela representou 14% do total de vendas no País.
Continua depois da publicidade
E a tendência é crescer ainda mais neste ano. Isso, porque, se não mudar, a reforma tributária vai retirar a isenção de 95% dos casos. O texto do governo, aprovado pelo Congresso, vai limitar o benefício apenas aos carros que precisarem de adaptação especial.
Hoje, tem direito a isenção de impostos, como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em alguns estados, pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, ou transtorno do espectro autista (TEA).
Também conseguem o benefício dezenas de outras condições de saúde, como doenças degenerativas, paraplegia, paralisia cerebral, artrite reumatóide, entre outras. O pedido de isenção dos impostos federais devem ser feitos à Receita, já o IPVA, na secretaria da fazenda do estado.
Continua depois da publicidade
Em condições como o autismo, o benefício pode ser concedido ao responsável legal. Vale consultar os documentos necessários (como laudo médico), limites de valores e período de carência, em que o beneficiário não pode revender o veículo.
Aproveitando o aumento das vendas, as montadoras estão dando descontos e bônus especiais para este público, além das isenções de direito. Confira os cinco carros PCDs zero quilômetros automáticos mais baratos do País.
Opção automática mais barata do Brasil para PCDs, o Fiat Argo Drive 1.3 CVT tem um motor 1.3 Firefly aspirado de 4 cilindros, que gera 107 cv de potência com etanol e 98 cv com gasolina.
Continua depois da publicidade
O pequeno valente da montadora italiana pode fazer até 12,8 km/l com gasolina na estrada. Além de direção elétrica, o modelo conta com câmbio automático CVT que simula sete marchas.
A Fiat tem também o segundo automático com melhor preço para este público, com o Cronos Drive 1.3 CVT. Ele utiliza o mesmo motor do Argo e a mesma transmissão CVT, que simula sete marchas. A principal diferença entre os dois carros é que o Argo é um hatch, enquanto o Cronos é um sedã compacto.
Na terceira colocação vem um francês, o Citroën C3 You! T200 CVT. Apesar de ser 1.0, ele conta com motor turbo flex, que garante uma potência de até 130 cv, mais rápido que os italianos.
Continua depois da publicidade
A potência a mais, porém, não afeta o consumo, que é igual dos rivais. O modelo aidna tem controle de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa.
A quarta colocação é alemã, com a versão Sense do Volkswagen Polo, o sucessor do gol. O carro tem motor 1.0 TSI flex turbo de três cilindros, com potência máxima de 116 cv (etanol) e 109 cv (gasolina).
Ele tem transmissão automática de seis marchas com conversor de torque, mas seu destaque é o consumo. Um dos carros mais econômicos do País, o Polo pode fazer até 15,1 km/l com gasolina na estrada.
Continua depois da publicidade
Fecha a lista um carro japonês, o Nissan Kicks Play 1.6 Active Plus CVT, que vem equipado com motor 1.6 flex de 4 cilindros e 16 válvulas. Ele oferece uma potência de 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina, podendo rodar até 13,7 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade