A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 26 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Omoda e Jaecoo chegam ao Brasil com preços competitivos

Chery acumulou mais de 490 mil unidades vendidas no mundo desde sua criação, em 2023

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Modelos da Omoda & Jaecoo já estão em 43 países

Modelos da Omoda & Jaecoo já estão em 43 países | Pedro Dhantas

A Omoda & Jaecoo, marca internacional do conglomerado automotivo chinês Chery, completou este mês dois anos desde sua estreia.

Continua depois da publicidade

Chery acumulou mais de 490 mil unidades vendidas no mundo desde sua criação, em 2023.

/Foto: Pedro Dhantas
Chery acumulou mais de 490 mil unidades vendidas no mundo desde sua criação, em 2023. /Foto: Pedro Dhantas
Omoda E5 é movido por um motor elétrico Flat Wire de 204 cavalos e 34,6 kgfm.

/Foto: Pedro Dhantas
Omoda E5 é movido por um motor elétrico Flat Wire de 204 cavalos e 34,6 kgfm. /Foto: Pedro Dhantas
Bateria de 61,1 kWh oferece autonomia de 345 quilômetros, segundo o Inmetro.

/Foto: Pedro Dhantas
Bateria de 61,1 kWh oferece autonomia de 345 quilômetros, segundo o Inmetro. /Foto: Pedro Dhantas
Omoda E5 vem com airbags frontais duplos, laterais dianteiros e de cortina e é oferecido em cinco cores.

/Foto: Pedro Dhantas
Omoda E5 vem com airbags frontais duplos, laterais dianteiros e de cortina e é oferecido em cinco cores. /Foto: Pedro Dhantas
Grade imponente com frisos verticais do Jaecoo 7 é ladeada por faróis horizontais alongados e por auxiliares de neblina.

/Foto: Pedro Dhantas
Grade imponente com frisos verticais do Jaecoo 7 é ladeada por faróis horizontais alongados e por auxiliares de neblina. /Foto: Pedro Dhantas
Jaecoo 7 se destaca pela estética robusta e contemporânea, com linhas fluidas.

/Foto: Pedro Dhantas
Jaecoo 7 se destaca pela estética robusta e contemporânea, com linhas fluidas. /Foto: Pedro Dhantas
Modelo combina o motor a gasolina 1.5 turbo, em ciclo Miller, com um elétrico síncrono de imã permanente.

/Foto: Pedro Dhantas
Modelo combina o motor a gasolina 1.5 turbo, em ciclo Miller, com um elétrico síncrono de imã permanente. /Foto: Pedro Dhantas
Motor elétrico contribui com 204 cavalos, enquanto o propulsor a combustão fornece 135 cavalos.

/Foto: Pedro Dhantas
Motor elétrico contribui com 204 cavalos, enquanto o propulsor a combustão fornece 135 cavalos. /Foto: Pedro Dhantas
Jaecoo 7 é disponível nas cores Branco Artic, Prata Crest, Cinza Highland e Preto Andromeda.

/Foto: Pedro Dhantas
Jaecoo 7 é disponível nas cores Branco Artic, Prata Crest, Cinza Highland e Preto Andromeda. /Foto: Pedro Dhantas

Com vendas globais de mais de 490 mil unidades desde sua criação, em 2023, a companhia tem como missão globalizar as marcas Omoda e Jaecoo – a primeira foca em um público jovem, atraídos por tecnologias mais futuristas, enquanto a segunda quer atingir os consumidores abonados que são fãs dos SUVs robustos.

Os modelos da Omoda & Jaecoo já estão no Reino Unido, na Espanha, na Polônia, Itália, Rússia, Austrália, África do Sul e no México – e o Brasil é o quadragésimo terceiro mercado da companhia. Acabam de chegar às 50 lojas brasileiras da marca, distribuídas por 17 Estados, os modelos Omoda E5 e Jaecoo 7.

“Com o lançamento do Omoda E5 e do Jaecoo 7, buscamos transformar a experiência dos consumidores brasileiros para uma nova era tecnológica, com sustentabilidade, segurança e conforto”, comemora Shawn Xu, vice-presidente da Omoda & Jaecoo (o executivo chinês pronuncia “omôdanjêicu”).

Continua depois da publicidade

A empresa chega ao Brasil ostentando preços competitivos em relação às concorrentes. O crossover elétrico médio Omoda E5 custa R$ 209.990 e o utilitário esportivo médio híbrido plug-in Jaecoo 7 sai por R$ 229.990 na versão Luxury e R$ 249.990 na topo de linha Prestige.

Além destes, a Omoda & Jaecoo já planeja a vinda de outros modelos para o mercado nacional, e pretende ter uma fábrica no Brasil. Para os 2 mil primeiros compradores de Jaecoo 7 e Omoda E5, a fabricante promete três anos de revisões e de abastecimento gratuito.

A “gratuidade de abastecimento” será efetivada por meio de um desconto: R$ 10 mil no caso do Jaecoo 7 e R$ 5 mil para o Omoda E5.

Continua depois da publicidade

Omoda E5

Com tração dianteira, o Omoda E5 é movido por um motor elétrico Flat Wire de 204 cavalos e 34,6 kgfm, capaz de levar o crossover da imobilidade aos 100 km/h em 7,6 segundos, com velocidade máxima de 172 km/h.

A bateria de 61,1 kWh oferece autonomia de 345 quilômetros, segundo o Inmetro. Permite carga de 80% em cerca de 30 minutos, com a utilização de estação de carregamento de 80 kW.

Com 4,42 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,63 metros de entre-eixos, o Omoda E5 é um crossover 100% elétrico com design moderno e futurista.

Continua depois da publicidade

A frente aerodinâmica, com traços leves e grade fechada, enfatiza a natureza elétrica. O para-choque tem estilo esportivo e os faróis longilíneos em leds se integram com as luzes diurnas. As maçanetas das portas embutidas e as rodas de liga leve 18 polegadas colaboram para o visual limpo.

Na traseira, um aerofólio reforça a aerodinâmica, enquanto a linha de teto inclinada remete aos cupês. O Omoda E5 vem com airbags frontais duplos, laterais dianteiros e de cortina e é oferecido em cinco cores: Branco Artic, Prata Alya, Cinza Centaurus, Preto Andromeda e Azul Antares. 

Jaecoo 7

Assim como o Omoda E5, o SUV híbrido plug-in Jaecoo 7 obteve boa receptividade em vários mercados globais desde o lançamento mundial, há dois anos.

Continua depois da publicidade

Com tração dianteira, é equipado com um “powertrain” que a marca chama de SHS (Super Hybrid System), que combina o motor a gasolina 1.5 turbo, em ciclo Miller, com um elétrico síncrono de imã permanente e transmissão de dupla embreagem (DCT) de 7 velocidades.

O motor elétrico contribui com 204 cavalos, enquanto o propulsor a combustão fornece 135 cavalos, resultando em potência combinada de 339 cavalos e 52 kgfm.

Conforme o Inmetro, a autonomia total do Jaecoo 7 pode atingir 1.200 quilômetros. A bateria de lítio de 18,3 kWh oferece autonomia puramente elétrica de até 79 quilômetros, com recarga rápida de 20% a 80% em 20 minutos utilizando carregador de 40 kW. 

Continua depois da publicidade

Com 4,50 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,67 metros de distância de entre-eixos, o Jaecoo 7 se destaca pela estética robusta e contemporânea, com linhas fluidas. A grade imponente com frisos verticais é ladeada por faróis horizontais alongados e por auxiliares de neblina, todos em leds.

Na traseira, as lanternas são horizontalizadas e o aerofólio reforça o aspecto esportivo. Ambas as versões do modelo vêm de fábrica com airbags frontais duplos, laterais dianteiros, de cortina e de joelho para o motorista, mas a “top” Prestige incorpora sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS 2.5).

O Jaecoo 7 é disponível nas cores Branco Artic, Prata Crest (com opção dual tone, com teto preto), Cinza Highland (com opção dual tone) e Preto Andromeda. 

Continua depois da publicidade

Experiência a bordo

Veículos de porte similar, Omoda E5 e Jaecoo 7 oferecem amplo espaço para cinco pessoas e bom padrão de acabamento, com revestimentos que aparentam qualidade.

Têm várias características internas comuns, entre elas, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional revestido em couro sintético (com controles de som, telefone, comando por voz, computador de bordo e piloto automático), alavanca de câmbio com haste no volante, sistema de monitoramento individual de pressão dos pneus, ar-condicionado digital automático “dual zone”, carregador de celular por indução e bancos revestidos em couro sintético – os frontais têm ajustes elétricos. O som da Sony também é o mesmo.

No crossover elétrico Omoda E5, de aspecto interno mais futurista e tecnológico, destacam-se as duas telas digitais de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos e o sistema de entretenimento, que oferece conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio e tecnologia de controle por voz. A chave de proximidade permite a entrada e a partida. O porta-malas tem capacidade para 340 litros.

Continua depois da publicidade

Já o híbrido Jaecoo 7 ostenta cabine no estilo “rústico chique”, típico dos SUVs mais requintados. O ar minimalista, com pouco botões, é viabilizado pelo multimídia, com tela multimídia vertical de 14,8 polegadas, que concentra muitas funções (inclusive os ajustes dos retrovisores) e suporta reconhecimento facial e atualizações “over-the-air”.

A câmera disponibiliza imagens externas panorâmicas na tela do multimídia. O sistema de infoentretenimento oferece conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O teto solar panorâmico aumenta a sensação de amplitude, e o porta-malas leva até 500 litros. 

Primeiras Impressões

Indaiatuba/SP – O teste de apresentação do Omoda E5 e do Jaecoo 7 foi feito no Autódromo Fazenda Capuava, na cidade paulista de Indaiatuba. Na bem cuidada pista de 2,7 quilômetros de extensão, os dois modelos se mostraram bons de asfalto e bastante equilibrados nas curvas rápidas.

Continua depois da publicidade

No Omoda E5, como em qualquer veículo 100% elétrico, a principal atração é o torque instantâneo – nos motores a combustão, a entrega do torque é progressiva.

Além da aceleração rápida, o crossover elétrico da Omoda & Jaecoo tem direção leve e é silencioso – também características comuns aos veículos abastecidos exclusivamente em tomadas. É um veículo divertido de se dirigir. Controles eletrônicos atuam de maneira pouco intrusiva.

O Omoda E5 oferece detecção de placas de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção em faixa.

Continua depois da publicidade

O segundo modelo testado – e que, provavelmente, puxará as vendas iniciais da Omoda & Jaecoo – foi o Jaecoo 7. Com peso em ordem de marcha de 1.795 quilos, o híbrido plug-in entrega potência combinada de 339 cavalos e 52 kgfm, com relação peso/potência de 5,29 quilos por cavalos e relação peso/torque de 34,51 quilos por kgfm. São números melhores que os do Compass Blackhawk Hurricane, que parte de R$ 291.990.

Com porte similar ao do Jaecoo 7, a versão esportiva do SUV médio da Jeep, que é movida por um motor 2.0 turbo a gasolina com 272 cavalos e 40,8 kgfm, tem 1.720 quilos – relação peso/potência de 6,32 quilos por cavalo e relação peso/torque de 42,15 quilos por kgfm.

Contudo, apesar das relações entre o peso do veículo e a força do motor serem mais que suficientes para gerar um SUV “furioso”, a característica do sistema SHS do Jaecoo 7 é fornecer acelerações suaves, como foco no conforto e sem tanto compromisso com a esportividade.

A transmissão híbrida DHT de segunda geração permite quatro modos de condução: elétrico puro, híbrido em série, híbrido paralelo e recuperação de energia. O sistema atua na estratégia de distribuição de força, variando de acordo com as diferentes condições de direção para tornar o carro mais eficiente. 

No asfalto, o Jaecco 7 é um SUV agradável de se dirigir e transmite sensação de consistência. Das novidades da Omoda & Jaecoo, a versão Prestige do híbrido é a que incorpora mais sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Vem com alertas de saída de faixa de rodagem, de partida do veículo à frente, de prevenção de colisão frontal (com detecção de veículos, pedestres e ciclistas), de prevenção de colisão traseira e monitoramento de ponto cego.

Traz ainda assistentes de centralização na faixa de rodagem, ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado, de congestionamento, de controle de descida, de partida em rampa, de velocidade em curva, além de controle inteligente de farol alto, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e monitoramento de fadiga do condutor.

No uso off-road, que não foi testado na apresentação, uma opção de tração 4x4 pode fazer falta ao Jaecoo 7.

Ficha Técnica

Jaecoo 7

  • Motor a gasolina: 1.5 turbo, 1499 cm3, 4 cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas, injeção direta (TGDI). Potência: 135 cavalos de 1.750 a 5.200 rpm. Torque: 20,4 kgfm a 2.500 rpm
  • Motor elétrico: imã permanente motor síncrono. Bateria LiFePO4 com 18,3 kW/h. Potência: 204 cavalos a 5.500 rpm. Torque: 31,6 kgfm
  • Potência combinada: 339 cavalos
  • Torque combinado: 52 kgfm
  • Dimensões: 4,50 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,67 metros de distância de entre-eixos
  • Peso em ordem de marcha: 1.795 quilos
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Volume do porta-malas: 500 litros
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve com acabamento diamantado, com aro 19" e pneus 235/50R19
  • Suspensão: dianteira independente, MacPherson, e traseira multi link
  • Freios: discos nas 4 rodas, com ABS, EBD, BAS e BOS
  • Tração: dianteira
  • Preço: R$ 229.990 na versão Luxury e R$ 249.990 na versão Prestige
TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados