A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 05 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

O vice que ruge

21/09/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Hyundai HB20, Hyundai HB20S e Hyundai HB20X

Hyundai HB20, Hyundai HB20S e Hyundai HB20X | /Divulgação

Nos compactos da Hyundai, uma das apostas é na diversidade. Entre HB20, HB20S (a versão sedã) e HB20X (a aventureira), a linha compacta da Hyundai engloba 22 configurações, combinando diferentes carrocerias, motores, câmbios, acabamentos e equipamentos. Os preços vão dos R$ 46.690 do hatch 1.0 12V Flex Sense com câmbio manual de 5 marchas aos R$ 81.290 do sedã 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus, com câmbio automático de 6 marchas.

Continua depois da publicidade

Para esta edição do HB20, todas as versões antigas saíram de linha e deram lugar às novas. A recente linha de design da marca sul-coreana, denominada como "Esportividade Sensual", se expressa através de linhas fortes, com frisos pronunciados e elementos marcantes, como a grade trapezoidal que mistura linhas retas e curvas e os amplos faróis com light guide em led. A frente é baixa, de estilo aerodinâmico. No teto, o estilo "flutuante" é ressaltado pelo detalhe em preto na coluna C das versões HB20 e HB20X. Já no sedã HB20S, a proposta é sofisticada. A nova traseira combina o estilo de sedã clássico com o conceito de fastback - o teto se prolonga continuamente até o porta-malas, sem angulações. Por dentro, a linha HB20 segue a mesma lógica: os hatches investem na esportividade, enquanto o sedã aposta em um estilo mais refinado.

Em termos de motorizações, os flex 1.0 litro e 1.6 litro oferecem 80 cavalos e 130 cavalos de potência máxima, respectivamente. E o inédito três cilindros 1.0l Turbo GDI entrega 120 cavalos de potência. No caso do 1.0 aspirado, o câmbio é sempre o manual de 5 marchas. Já o 1.6 herda a mesma motorização do Creta 1.6, com comando variável duplo de válvulas, o que lhe confere dois cavalos a mais que a versão 1.6 anterior. Pode trabalhar acoplado a um câmbio manual ou a um automático, sempre com 6 marchas. O novo motor 1.0 Turbo GDI, de injeção direta de combustível e duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT), trabalha sempre em conjunto com o câmbio automático de 6 velocidades. O aventureiro HB20X será oferecido apenas com o motor 1.6 16V Flex, com câmbio manual ou automático, sempre com 6 marchas.

As versões mais completas, Diamond e Diamond Plus, trazem o que há de mais exclusivo em equipamentos na nova geração. Ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, piloto automático e limitador de velocidade, partida do motor por botão, troca de marchas por alavancas no volante (Smart Shift), sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor estão na lista. Exclusivos da versão de topo Diamond Plus, os sistemas de alerta e frenagem autônomo e de alerta de mudança de faixa são tecnologias inéditas no segmento. Completam a lista controles de tração e estabilidade (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM). Toda a linha HB20 conta com encosto de cabeça no banco traseiro, dois airbags frontais, mais dois airbags laterais nas versões Diamond e Diamond Plus.

Continua depois da publicidade

O interior da nova geração do HB20 tem design com linhas limpas. O acabamento Marrom Desert, disponível para a versão Diamond Plus do hatch, é um dos destaques de estilo dessa geração. Nela, a cor marrom aparece no painel, no console, nos painéis das portas e nos bancos de couro e no volante, esse também revestido em couro. Detalhes na cor azul fazem parte do estilo e estão presentes na faixa central do painel e nas costuras dos bancos, volante e alavanca de câmbio. As maçanetas internas são cromadas em todas as versões.

O espaço interno cresceu sutilmente, com mais um centímetro de largura na altura dos ombros e, no banco de trás. Vem também com acionamento intermitente do indicador de direção e direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one touch (descida e subida) e antiesmagamento, travamento automático das portas e do porta-malas aos 20 km/h, console central com porta-copos e porta-objetos, bolsa porta-revista no encosto do banco do passageiro, espelhos cortesia nos para-sóis e iluminação no porta-luvas são alguns dos confortos oferecidos nas configurações mais caras. (Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados