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Novo SUV da Renault: Veja a experiência do novo Kardian

Saiba o que esperar do novo SUV da Renault. O novo utilitário esportivo virá em três versões; confira

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O Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque

O Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque | Divulgação

O novo SUV, Kardian, é feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e será exportado para onze países latino-americanos. O modelo inaugura uma nova plataforma versátil, a Renault Group Modular Platform (RGMP), que atende aos segmentos B, C e LCV.

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Trata-se de uma arquitetura desenvolvida a partir do zero, sem ligação com a subsidiária romena Dacia, da qual foram originados os atuais Stepway, Logan e Duster comercializados no Brasil. Conheça mais sobre a experiência e primeiras impressões:

Experiência a bordo

O Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torqueO Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque / Divulgação

A distância de entre-eixos de 2,60 metros do Kardian, generosa para um compacto, resulta em um espaço interno bom para um SUV compacto. A posição de dirigir é alta, típica dos SUVs. Na Première Edition avaliada, os bancos frontais são envolventes e forrados com um tecido em degradê de laranja. O console elevado reforça o visual de SUV do habitáculo e abriga um sistema de recarga por indução. No total, a cabine conta com mais de 26 litros de espaço de armazenagem.

A alavanca de câmbio do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), com manopla de comando em formato de joystick, e o freio de estacionamento elétrico também beneficiam o aproveitamento do espaço. No painel de instrumentos digital de 7 polegadas, o desenho dos instrumentos – especialmente do conta-giros – não favorece tanto a visualização. A central multimídia de 8 polegadas, com design “flutuante”, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão sem fio.

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Primeiras impressões

O slogan do Kardian é “a mudança que muda tudo”. E um dos atrativos do modelo é justamente a tecnologia que envolve as mudanças das marchas; saiba mais.

Evolução em marcha

A alavanca é do tipo joystick e há “paddles shifts” no volante para acionamento manual, o que favorece uma utilização fácil.

Como outros modelos europeus da Renault, o Kardian associa um motor turbo TCe – no caso, um 1.0 flex de 125 cavalos com 22,4 kgfm, o maior torque do segmento – a um câmbio com dupla embreagem úmida. Esse sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens. O câmbio EDC já deixa a próxima marcha automaticamente selecionada, proporcionando assim uma troca quase imperceptível, tanto no modo automático quanto no manual.

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O resultado são mudanças suaves e aceleração rápida, que deixam o SUV compacto da Renault “bem disposto” e prazeroso de se dirigir. A aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 9,9 segundos com etanol e em 10,7 segundos com gasolina. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h.

Economia de combustível

Mas nem só do câmbio vêm as virtudes dinâmicas do novo SUV da Renault. Produzido no Paraná pela Horse – empresa do Renault Group que desenvolve motorizações de baixas emissões, híbridos e de combustão interna –, o motor do Kardian traz um turbocompressor que trabalha com a pressão máxima de 1.5 bar e proporciona 90% do torque máximo a 1.750 rpm.

A injeção direta de combustível permite uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência. O duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, resultando em uma melhor performance e um menor consumo. O motor turbo TCe 1.0 flex no Kardian é também o mais econômico entre os SUVs compactos no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, conforme dados do Inmetro.

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Suspensão duradoura

A suspensão do Kardian dá o necessário suporte ao eficiente “powertrain”. Na dianteira, a plataforma tem um subchassi com alta rigidez. Já a traseira traz eixo de torção leve, projetado para maior durabilidade.

O conjunto suspensivo proporciona uma experiência de direção confortável no uso diário – porém, responde bem a um estilo de condução mais esportivo. Permite uma rodagem segura e em diferentes tipos de piso, incluindo incursões off-road leves.

Os três modos de condução – “My Sense” (personalizável), “Eco” e “Sport” – atuam na calibração do sistema de direção, do motor e da caixa de câmbio, ajustando configurações da resposta do pedal do acelerador e do esforço de direção. E os 13 sistemas de assistência ao motorista (ADAS), de série na Première Edition, são efetivos na tarefa de deixar o modelo mais seguro e confortável de se dirigir.

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