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Automotor
Modelo mais luxuoso da Land Rover, o novo Range Rover desembarca no Brasil em quatro configurações de acabamento
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O novo Range Rover aprimora o sistema de suspensão a ar elétrica inaugurada pelo modelo em 1992 | Divulgação
O novo Range Rover chega ao Brasil este mês, sendo o primeiro veículo da marca britânica criado sob o conceito “Modern Luxury”. Apontado pela fabricante como tendo um design mais “limpo e puro”, o modelo mais luxuoso da Land Rover é uma referência em SUV de luxo há mais de 50 anos em todo o mundo. A nova geração do Range Rover desembarca no mercado brasileiro em quatro versões, a SE, a Autobiography, a First Edition e a SV. Os preços partem de R$ 1.160.650 e chegam a R$ 1.604.170. O veículo vem neste primeiro momento com duas opções de motorização, a D350 MHEV Ingenium de seis cilindros em linha a diesel e o P530 V8 a gasolina. As variante híbridas (PHEV) estão previstas para o próximo ano, enquanto as 100% elétricas (BEV) devem chegar ao Brasil em 2024. “Este veículo retrata de forma perfeita o conceito ‘Modern Luxury’, apresentando um design limpo e fluido, posicionando o Range Rover no topo das marcas globais de ultraluxo. Durante o período de pré-venda, tivemos uma receptividade incrível de nossa rede de concessionárias e de nossos clientes, e temos certeza de que o veículo será um marco na história da Land Rover”, comemora Divanildo Albuquerque, diretor-geral da Land Rover no Brasil.
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O novo Range Rover leva a filosofia de “design reducionista” a um próximo nível, com uma interpretação contemporânea de seu perfil para criar um estilo marcante, moderno e, principalmente, atemporal. Ele é caracterizado por três linhas, que podem traçar suas origens, passando por todas as gerações. A frente é dominada por uma grade mais profunda e faróis interseccionais. Segundo a Land Rover, o desenho do farol se assemelha ao de uma joia. Os auxiliares de neblina, os radares dianteiros e os sensores de estacionamento estão todos escondidos dentro da abertura inferior, acoplados a um gráfico horizontal claro de cromo de cetim. Na traseira, uma linha bem nítida distribui a luz em todos os cantos do veículo, definida por lanternas verticais envoltas em um único painel Gloss Black, desenhadas em uma seção horizontal que integra as outras luzes funcionais e define a largura do carro. As maçanetas externas das portas são retráteis.
No Brasil, os clientes poderão contar com um novo motor a gasolina – o P530 Twin Turbo V8 de 530 cavalos de potência –, com maior refinamento e desempenho e 17% mais eficiente que o propulsor anterior, e a versão D350 de seis cilindros a diesel. O sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle ou híbrido leve) combina um propulsor a diesel de 350 cavalos com um alternador que também funciona como um motor elétrico, além de gerar corrente, recuperando energia durante as frenagens e carregando a bateria de lítio de 48 volts. Ao operar como um motor elétrico, esse alternador utiliza essa energia da bateria para dar partida pelo start-stop, com assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases.
O Range Rover foi o primeiro SUV de luxo a ter suspensão a ar eletrônica, em 1992. E a nova geração mantém essa abordagem combinando o sistema Dynamic Response Pro e a suspensão preventiva, que utilizam os dados de navegação eHorizon para ler a estrada à frente e preparar o sistema suspensivo para ter respostas ideais. A tecnologia inteligente funciona ainda em conjunto com a função Adaptive Cruise Control com Assistente de Direção para suavizar os movimentos resultantes de mudanças bruscas de velocidade. A marca britânica garante que a suspensão independente oferece um passeio tranquilo. Conta também com o primeiro eixo traseiro de cinco braços da Land Rover, que isola a cabine de imperfeições superficiais de forma mais eficaz por meio de molas de ar avançadas.
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O novo Range Rover traz de série o sistema de esterçamento das quatro rodas, que auxilia o motorista em manobras de estacionamento, por exemplo, e em curvas mais fechadas. Entre outras tecnologias de auxílio de condução, destacam-se o sistema off-road exclusivo Land Rover, composto pelo Terrain Response configurável, pelo All Terrain Progress Control, pela tração 4x4 e a câmera de 360 graus com função “capô transparente”, que exibe imagens abaixo do veículo as quais o motorista não tem acesso visual direto, antecipando as irregularidades do terreno no off-road severo.
A Land Rover descreve o interior do novo Range Rover como igualmente luxuoso, com tecnologias modernas, intuitivas e relevantes, projetadas para trabalhar com os materiais e inovações de bem-estar. A mais recente Arquitetura de Veículos Elétricos (EVA 2.0) inclui atualizações de Software-Over-The-Air (SOTA) para mais de 70 módulos eletrônicos, significando que o novo Range Rover evolui constantemente, permanecendo sempre atualizado. A nova geração do SUV tem o sistema de infoentretenimento com uma enorme tela sensível ao toque. Com 13,1 polegadas, curva e flutuante, a tela fornece controle intuitivo de todas as principais funções do veículo, com uma interface inspirada em smartphones ao lado de interruptores para o controle do ar-condicionado.
A Pivi Pro exibe o Interactive Driver Display, com novos gráficos de alta definição. Os clientes podem escolher entre uma série de configurações, incluindo um layout analógico convencional, usando os controles do volante. Os passageiros traseiros têm um novo sistema RSE (Rear Seat Entertainment), com telas sensíveis ao toque HD ajustáveis de 11,4 polegadas montadas na parte de trás dos bancos dianteiros. Elas podem ser operadas de forma independente e suportam a conexão da maioria dos dispositivos com uma porta HDMI. O Controlador Táctil do Assento Traseiro de 8 polegadas montado no apoio de braço central dos assentos de classe executiva proporciona um controle rápido e intuitivo.
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A nova paleta de cores para o exterior sublinham as proporções elegantes e superfícies limpas do Range Rover, enquanto as opções de interior são mais sustentáveis e responsáveis. Existe uma escolha mais ampla de materiais e acabamentos, incluindo têxteis inovadores e Ultrafabrics táteis, estreitando a parceria da Land Rover com a Kvadrat – fabricante europeia de têxteis nobres. O teto panorâmico do veículo adiciona luminosidade em todo o interior, salientando o ambiente luxuoso. Bancos climatizados com função de massagem completam o pacote de luxo interno do veículo e aumentam o conforto dos ocupantes. No quesito som, o novo Range Rover tem o Meridian Signature de 1.600 watts, com alto-falantes adicionais de 20W nos quatro principais apoios de cabeça.
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