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Porsche Taycan entrega 1.034 cavalos com a utilização do | Divulgação
A nova geração do elétrico Porsche Taycan desembarca no Brasil com muitas novidades, com maior autonomia, aceleração mais vigorosa, carregamento mais rápido e diferenciação mais marcante dos modelos Turbo.
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Dotado de um trem de força que entrega 1.034 cavalos com a utilização do “overboost” com o controle de largada, o novo Taycan Turbo GT Pacote Weissach é o Porsche mais potente já produzido em série.
O torque máximo é de 126,4 kgfm. Combinado ao sistema de tração permanente nas quatro rodas, o Taycan Turbo GT equipado com o Pacote Weissach precisa de apenas 2,2 segundos para acelerar de zero a 100 km/h, com máxima de 260 km/h e autonomia de 442 quilômetros.
O modelo conta com a nova funcionalidade “Attack Mode” (o “modo ataque” importado da Fórmula-E, lembrando que a Equipe Porsche conquistou o Mundial de carros elétricos em 2024 com o piloto alemão Pascal Werhrlein), adicionando até 163 cavalos de potência durante dez segundos.
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A configuração topo de linha do novo Taycan é a mais cara, chegando com preço de R$ 1,53 milhão.
O novo Taycan tem mais nove variantes, todas trazidas da Alemanha para o mercado brasileiro, partindo da chamada simplesmente de Taycan, com potência de 300 kW (408 cavalos) – ou 420 cavalos com o Pacote Performance Battery Plus –, 41,8 kgfm e autonomia de 393 quilômetros, a R$ 820 mil.
Segue com a Taycan 4, com 300 kW (408 cavalos), 59,6 kgfm e autonomia de 415 quilômetros, com preço de R$ 850 mil, a Taycan 4S, com 440 kW (598 cavalos), 72,3 kgfm e autonomia de 415 quilômetros, a R$ 875 mil, a Taycan GTS, com 515 kW (700 cavalos), 80,5 kgfm e autonomia de 428 quilômetros, a R$ 1,010 milhão, a Taycan Turbo, com 650 kW (884 cavalos), 90,7 kgfm e autonomia de 415 quilômetros, a R$ 1,17 milhão, a Taycan Turbo S, com 700 kW (952 cavalos), 113,1 kgfm e autonomia de 425 quilômetros, a R$ 1,43 milhão, a Taycan 4 Cross Turismo, com 320 kW (435 cavalos), 62,2 kgfm e autonomia de 415 quilômetros, a R$ 920 mil, a Taycan 4S Cross Turismo, com 440 kW (598 cavalos), 72,3 kgfm e autonomia de 415 quilômetros, a R$ 935 mil, e a Taycan Turbo Cross Turismo, com 650 kW (884 cavalos), 90,7 kgfm e autonomia de 415 quilômetros, a R$ 1,225 milhão.
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Todas as novas variantes trazem de série rodas aerodinamicamente otimizadas, de 21 polegadas, e pneus de baixa resistência ao rolamento.
Em termos de alcance e recarga, no Taycan Turbo S, por exemplo, a autonomia no critério do Inmetro foi aumentada para até 425 quilômetros, um ganho de 147 quilômetros, ou 53%. O Taycan atualizado não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor como também recarrega mais rápido.
Em estações DC de 800 volts, pode ser reabastecido com até 320 kW – 50 kW a mais em comparação ao que era. Capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, enquanto que capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas.
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Considerando algumas variáveis, isso pode reduzir pela metade o tempo necessário para abastecer de 10% a 80% de carga em relação ao modelo anterior. No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% a 15ºC é de 37 minutos.
Sob as mesmas condições, o Taycan atualizado leva apenas 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria ser maior. A Performance Battery Plus tem uma capacidade bruta de 105 kWh, ante 93 kWh da geração anterior.
Com novo estilo frontal e traseiro – faróis e lanternas são inéditos –, o novo Taycan tem design mais aprimorado e purista. Os novos para-lamas dianteiros e os faróis mais planos dão mais ênfase à largura do sedã esportivo.
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Os novos faróis têm tecnologia de matriz HD de alta resolução com óptica detalhada, exibindo gráficos característicos de quatro pontos à noite.
O logotipo da Porsche na faixa de luz traseira tem design tridimensional, com aparência de vidro. O cluster de instrumentos, o display central e o display opcional do passageiro contam com interface de usuário otimizada com funções adicionais. O seletor de modo no volante agora vem de série.
Com a nova alavanca de controle à esquerda atrás da direção, o controle dos sistemas de assistência ao motorista ficou mais intuitivo, enquanto o Apple CarPlay ficou mais integrado aos displays e às funções do carro.
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