A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 11 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Novo modelo da Citroën chega com três versões a partir de R$ 96 mil

Conheça a Feel, Feel Turbo 200, Shine Turno 200 e a edição especial First Edition Turbo 200

Daniel Dias

11/10/2024 às 12:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Novo modelo da Citroën chega com três versões a partir de R$ 96 mil

Novo modelo da Citroën chega com três versões a partir de R$ 96 mil | Divulgação

A Citroën acaba de apresentar o SUV com estilo cupê Basalt, produzido no Complexo Industrial de Porto Real, no sul do Estado do Rio de Janeiro – ao lado do C3 e do Aircross.

Continua depois da publicidade

Três versões

O novo modelo vem em três versões e uma especial de lançamento, se iniciando com a Feel, com preço de R$ 89.990 – que assume o posto de utilitário esportivo mais barato comercializado no país.

Acima dela, passa pela intermediária Feel Turbo 200, a R$ 96.990, e chega à topo de linha Shine Turbo 200, a R$ 104.990, e à série especial First Edition Turbo 200, com preço de R$ 107.390. 

Cores

As cores externas do Basalt partem do Cosmo Blue, tom de azul que faz sua estreia na gama da Citroën do Brasil e é, por enquanto, exclusiva do novo modelo.

Continua depois da publicidade

As variantes do novo modelo têm 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura sem os espelhos, 1,58 metro de altura

/Divulgação
As variantes do novo modelo têm 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura sem os espelhos, 1,58 metro de altura /Divulgação
Elevações na parte posterior do teto e um aerofólio integrado junto à tampa do porta-malas ajudam na aerodinâmica

/Divulgação
Elevações na parte posterior do teto e um aerofólio integrado junto à tampa do porta-malas ajudam na aerodinâmica /Divulgação
Basalt foi favorecido por uma arquitetura CMP, criando uma carroceria elegante, dotada de aços de elevados graus de resistência

/Divulgação
Basalt foi favorecido por uma arquitetura CMP, criando uma carroceria elegante, dotada de aços de elevados graus de resistência /Divulgação
O painel adota uma faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7 polegadas

/Divulgação
O painel adota uma faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7 polegadas /Divulgação

Ela se junta ao vermelho Rouge Ruby, ao Prata Artense, ao Cinza Grafito, ao preto Perla Nera, ao Branco Banquise e ao tom perolizado Branco Nacré, apenas na série First Edition.

Na Shine Turbo 200, há ainda a opção de teto biton em Perla Nera. O Basalt tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Motores

Sob o capô, o Basalt tem duas opções de motorização, ambas desenvolvidas pela Stellantis, com o 1.0 Firefly aspirado de três cilindros, com 71 cavalos de potência com gasolina e 75 cavalos com etanol a 6 mil rotações por minuto e 10 kgfm com gasolina e 10,5 kgfm com etanol a 3.250 rpm da variante de entrada Feel, associado ao câmbio manual de 6 marchas.

Continua depois da publicidade

Com esse “powertrain”, o Basalt tem consumo de até 14,6 km/l na estrada, conforme o PBEV do Inmetro.

Para as demais versões, o novo SUV-cupê conta com o T200 turbo – já utilizado em configurações mais caras da picape compacta Fiat Strada e dos utilitários esportivos compactos Pulse e Fastback, do hatch compacto Peugeot 208 e do novo SUV 2008 e dos “irmãos” de fábrica C3 e Aircross –, com 125 cavalos de potência com gasolina e 130 cavalos com etanol a 5.750 giros e 20,4 kgfm de torque com os dois combustíveis a 1.750 rpm, acoplado ao câmbio automático tipo CVT de 7 marchas simuladas e três modos de condução.

O propulsor T200 conta com o sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e da amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o Inmetro, o Basalt turbo tem consumo rodoviário de até 9,6 km/l.

Continua depois da publicidade

Tamanhos

Todas as variantes do novo modelo da Citroën têm 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura sem os espelhos, 1,58 metro de altura, 2,64 metros de distância de entre-eixos, 1.182 quilos de peso, 490 litros de volume no porta-malas, direção com assistência elétrica, rodas de 16 polegadas, tanque de 47 litros, ângulos de ataque (o da frente) de 20,5 graus e de saída de 28 graus e altura mínima em relação ao solo de 18 centímetros.

Coupé e as carrocerias

O estilo cupê vem da palavra francesa “coupé”, usado na indústria automotiva para designar as carrocerias com teto com curva descendente acentuada em direção à traseira.

Atualmente, todas as principais fabricantes adotam versões desse tipo, colocando o Basalt em concorrência direta no Brasil com o Volkswagen Nivus e o Fiat Fastback.

Continua depois da publicidade

Design externo

Conforme a Citroën, o Basalt foi favorecido por contar com a arquitetura da plataforma CMP, que possibilitou a criação de uma carroceria elegante, dotada de aços de elevados graus de resistência e bom espaço interno.

Vincos nos para-choques, nas laterais e no teto fazem referência à robustez e à solidez, ao mesmo tempo em que elevações na parte posterior do teto e um aerofólio integrado junto à tampa do porta-malas ajudam na aerodinâmica.

Design interno

O cuidado com o visual externo do Basalt se estendeu ao seu interior, projetado para receber até cinco adultos, graças especialmente ao bom entre-eixos.

Continua depois da publicidade

O painel adota uma faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7 polegadas com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay sem fio e seis alto-falantes.

Abaixo, há o ar-condicionado digital automático (na “top” Shine e na First Edition) com ajustes ao toque de um botão.

Pequenos detalhes salientam a comodidade, como o apoio de braço para o motorista de série em todas as versões e encostos de cabeça laterais traseiros com abas.

Continua depois da publicidade

A engenharia da Citroën se focou também na acessibilidade, com um ângulo acentuado de abertura das portas traseiras e o desenho distinto da coluna “C” (a de trás).

Itens de série

Os itens de série do Basalt se iniciam pela opção de entrada Feel com o motor 1.0 Firefly, contendo painel digital colorido de 7 polegadas customizável, airbags laterais dianteiros somados aos frontais obrigatórios por lei desde 2014 – ao lado do freio ABS –, multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10 polegadas com comandos no volante, câmera de ré, três entradas USB, luzes de circulação diurna (DRL) em leds, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função “one touch”, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/60, travas elétricas com acionamento por telecomando pela chave tipo canivete, alarme e bocal de reabastecimento com destravamento elétrico.

A Feel Turbo 200 tem todos os itens da anterior, com o Basalt adotando a partir dela o “powertrain” T200.

Continua depois da publicidade

Já a topo de linha regular do novo modelo soma à Feel Turbo 200 ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve diamantadas, faróis de neblina, limitador e controlador de velocidade, bancos e volante com revestimento premium, encostos de cabeça traseiros com abas de apoio e “skidplate” (placa antiderrapante que protege a parte de baixo do carro contra impactos, atritos, poeira e resíduos) na frente e atrás.

Enquanto durar o estoque, a série especial First Edition assume todos os itens da “top” Shine Turbo 200 e recebe elementos de design e funcionais exclusivos, como o para-choque dianteiro com apliques cromados, rodas de liga leve escurecidas, pintura biton com teto Perla Nera e logotipos alusivos à edição nas portas da frente.

O interior tem pedaleiras cromadas, tapetes próprios, soleiras metalizadas, painel com faixa biton na cor Gray Smart e forro totalmente escurecido.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados