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Novo 'Audi Q6 e-tron' 100% elétrico abriu pré-venda em setembro; confira

Novo "Q6 e-Tron" começa a trazer para o Brasil próxima geração da gama elétrica da Audi

Da Reportagem

17/11/2024 às 12:00

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'Q6 e-Tron' é o primeiro carro da Audi a ser montado sobre a nova plataforma 'PPE' - Premium Platform Electric

'Q6 e-Tron' é o primeiro carro da Audi a ser montado sobre a nova plataforma 'PPE' - Premium Platform Electric | Yuri Ravitz/Volta Rápida

Desde o começo do segundo semestre deste ano, a Audi do Brasil tem promovido uma ofensiva de lançamentos para atualizar sua linha de produtos no País.

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Depois do "Q7" e do "Q8", a estrela da vez é o "Q6 e-Tron", um SUV de porte médio e motorização 100% elétrica, que entrou em pré-venda em setembro e agora já é comercializado em duas configurações: a "Performance", de entrada, por R$ 559.990, e a topo de linha "Performance Black", por R$ 599.990.

Nova plataforma de montagem

O "Q6 e-Tron" é o primeiro carro da Audi a ser montado sobre a nova plataforma "PPE" - Premium Platform Electric -, compartilhada com a nova geração do "Porsche Macan". Trata-se de uma arquitetura que incorpora recentes tecnologias e que comporta apenas modelos 100% elétricos.

O "Q6 e-Tron" mede 4,77 metros de comprimento, 1,68 metro de altura, 2,19 metros de largura (considerando os retrovisores) e 2,88 metros de entre-eixos.

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O conjunto motriz é o mesmo para as duas versões, o mais poderoso oferecido para o "Q6", constituído por dois motores elétricos (um em cada eixo), que totalizam 387 cavalos (285 kW) e 54,5 kgfm, números suficientes para um zero a 100 km/h em 5,9 segundos.

A bateria é de 100 kWh e garante até 411 quilômetros de autonomia, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro.

A lista de equipamentos é grande e inclui faróis full-led adaptativos e tecnologia "Matrix", ar condicionado digital de três zonas, iluminação ambiente customizável, teto solar panorâmico, câmeras de 360 graus, suspensão esportiva "S", sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, rodas aro 20, retrovisores externos fotocrômicos e com desembaçador e bancos dianteiros com ajustes elétricos.

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Na assistência semiautônoma à condução, o elétrico conta com dispositivos como o piloto automático adaptativo e o assistente de saída segura dos ocupantes e de permanência em faixa.

A variante topo de linha acrescenta som "Bang & Olufsen" em 3D, "Head-Up Display" com realidade aumentada, kit estético "S Line" externo e interno e rodas aro 21.

Primeiras impressões

Provas no asfalto

O teste de apresentação do novo "Audi Q6 e-Tron" foi no campo de provas da Bridgestone, um complexo projetado para testes em todas as condições de rodagem, localizado no município de São Pedro, no interior do Estado de São Paulo.

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A companhia japonesa é a fornecedora dos pneus do SUV elétrico alemão, o "Turanza T005". Para o teste, a Audi programou dois circuitos: um mais aberto e em pista seca com obstáculos variados para avaliação da aceleração de zero a 100 km/h, o comportamento dinâmico em “slalom” e curvas, a frenagem total e curvas em alta velocidade.

Já o segundo circuito era mais fechado e “travado”, feito em pista molhada e composto por curvas fechadas e segmentos curtos para teste de regularidade no cronômetro.

A primeira prova foi uma arrancada da inércia até os 100 km/h. Basta “afundar” o pé no acelerador para sentir a vigorosa “puxada” dos dois motores.

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Na sequência, veio o “slalom” entre cones, para exploração do comportamento dinâmico do utilitário esportivo. Apesar da carroceria inclinar bem mais do que o esperado, o Q6 e-Tron cumpriu a prova sem qualquer dificuldade com velocidade de até 55 km/h, sem fugir do controle.

Depois, em um rápido “teste do alce” – ou mais precisamente “teste de manobra evasiva” –, o "Q6 e-Tron" mostrou muito equilíbrio, apesar de ser submetido a cargas exageradas de rolamento da carroceria.

No teste de frenagem, o elétrico se comportou de forma admirável, especialmente em uma frenagem feita em alta velocidade em uma curva inclinada.

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Na sequência, houve uma passada em “check points” espaçados para observação da desenvoltura do carro em curvas mais desafiadoras.

No final, um teste de frenagem em pista molhada, o "Q6 e-Tron" mostrou que lida muito bem com condições adversas.

Texto de Yuri Ravitz

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