A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 13 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Nova linha do 'Jeep Commander' investe na esportividade; conheça o carro

Motor a gasolina '2.0 turbo Hurricane 4' pretende acabar com a fama de 'familiar demais'

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nova linha do Jeep Commander investe na esportividade

Nova linha do Jeep Commander investe na esportividade | Luiza Kreitlon/AutoMotrix

O "Jeep Commander" foi lançado no Brasil em 2022 e logo tomou conta do segmento de crossovers e SUVs de sete lugares, deixando para trás concorrentes como o "Caoa Chery Tiggo 8" e o "Volkswagen Tiguan Allspace".

Continua depois da publicidade

Apesar da boa performance de vendas, em 2024, a média foi de 1.377 emplacamentos mensais, o desempenho dinâmico nunca foi um ponto forte do "Commander".

Esporte ou família

O modelo conviveu desde o lançamento com questionamentos por não entregar a esportividade insinuada por seu visual.

Acabar de vez com a fama de “familiar demais” do crossover produzido no Polo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, é a função do poderoso motor a gasolina "2.0 turbo Hurricane 4."

Continua depois da publicidade

Commander tem duas novas configurações, a Overland Hurricane e a Blackhawk Hurricane

/Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Commander tem duas novas configurações, a Overland Hurricane e a Blackhawk Hurricane /Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
No Commander Blackhawk Hurricane, a grade mantém as indefectíveis sete fendas da Jeep

/Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
No Commander Blackhawk Hurricane, a grade mantém as indefectíveis sete fendas da Jeep /Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Na traseira, há saídas duplas no escape uma de cada lado e um badge alusivo à variante Blackhawk

/Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Na traseira, há saídas duplas no escape uma de cada lado e um badge alusivo à variante Blackhawk /Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Carro tem 4,77 metros de comprimento, 2,79 metros de entre-eixos, 1,70 metro de altura e 1,86 metro de largura

/Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Carro tem 4,77 metros de comprimento, 2,79 metros de entre-eixos, 1,70 metro de altura e 1,86 metro de largura /Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Com 272 cavalos e 40,8 kgfm, o motor 2.0 turbo é capaz de acelerar o Commander de zero a 100 km/h em sete segundos

/Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Com 272 cavalos e 40,8 kgfm, o motor 2.0 turbo é capaz de acelerar o Commander de zero a 100 km/h em sete segundos /Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Os comandos são bem localizados e parte deles pode ser acessada no volante multifuncional

/Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Os comandos são bem localizados e parte deles pode ser acessada no volante multifuncional /Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Os bancos são bem estruturados e entregam conforto mesmo em trajetos longos

/Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Os bancos são bem estruturados e entregam conforto mesmo em trajetos longos /Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Apresentado no ano passado na picape "Ram Rampage R/T", o motor chegou ao "Compass" e ao "Commander" em abril deste ano, junto com os modelos 2025.

Com robustos 272 cavalos de potência com 40,8 kgfm torque, ele move as novas configurações "Overland Hurricane" e a "Blackhawk Hurricane"; a última tornou-se a “top” do "Commander".

Nova linha

No lançamento da linha 2025, a Stellantis, dona da Jeep (e da Fiat, da Ram, da Citroën e da Peugeot), realinhou os preços do "Commander".

Continua depois da publicidade

A família parte agora das três configurações equipadas com o T270 bicombustível, de 185 cavalos e 27,5 kgfm com câmbio automático de 6 marchas e tração 4x2.

Preços

Começa na "Longitude" – a única de cinco lugares –, com preço de R$ 221.990, depois, a "Limited", a R$ 247.990, e a "Overland", a R$ 269.990.

Acima delas fica a "Overland" com o propulsor "TD380 turbodiesel", de 170 cavalos e 38,7 kgfm, com transmissão automática de 9 velocidades e preço de R$ 305.990.

Continua depois da publicidade

No topo da linha, ficam as versões com o "Hurricane 4": a "Overland Hurricane", de R$ 311.990, e a "Blackhawk Hurricane", de R$ 327.590.

Potência

Com seus 272 cavalos e 40,8 kgfm e gerenciado por um câmbio automático de 9 marchas com modo manual sequencial, o motor 2.0 turbo é capaz de acelerar o "Commander" de zero a 100 km/h em sete segundos – cerca de três segundos mais rápido que as dotadas do 1.3 turbo.

A força do “powertrain” é distribuída pelas quatro rodas por um sistema "AWD on demand", com seletor de terrenos e reduzida.

Continua depois da publicidade

Medidas

O "Commander" tem 4,77 metros de comprimento, 2,79 metros de entre-eixos, 1,70 metro de altura e 1,86 metro de largura, com 1.886 quilos na versão "Blackhawk Hurricane".

Adota a configuração "Small Wide 4x4 LWB" (com entre-eixos alongado) da plataforma ''SCCS", utilizada também pela picape "Ram Rampage" e o "Jeep Compass".

Design externo

No "Commander Blackhawk Hurricane", a grade mantém as indefectíveis sete fendas da Jeep, mas atrás delas o padrão de colmeia foi trocado por faixas horizontais.

Continua depois da publicidade

Na traseira, há saídas duplas no escape – uma de cada lado – e um badge alusivo à variante "Blackhawk".

Diferenças

Entre as duas configurações com o motor "Hurricane 4", as diferenças ficam somente em detalhes de design.

A "Blackhawk" acrescenta acabamento escurecido na grade, nas rodas e nos logotipos, console com revestimento em suede preto, encostos dianteiros com o nome da versão bordado, rodas de 19 polegadas com desenho esportivo e pinças dos freios vermelhas.

Continua depois da publicidade

Cores

O Commander Blackhawk Hurricane é disponível nas cores "Sing Gray" e "Cinza Granite", ambas biton com teto preto, e na totalmente negra "Preto Carbon" (a do modelo testado).

Não há acréscimo de preço relativo às cores e nem opcionais disponíveis.

Equipamentos

A nova “top” do "Commander" traz de série iluminação full-led, painel digital com 10,25 polegadas, central multimídia com tela de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio e conexão por Apple CarPlay e Android Auto, chave presencial para travas e ignição, bancos frontais com ajustes elétricos, acabamento dos bancos em couro sintético e suede, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas, ar-condicionado de duas zonas, sete airbags (frontais laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), teto solar panorâmico, som da "Harman Kardom" e plataforma "Adventure Intelligence" – com roteador Wi-Fi, interface Alexa e acesso a dados e funções via celular, como localização, travas e ignição.

Continua depois da publicidade

Tecnologias

Em termos de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), o assistente ativo de direção combina o centralizador de faixa de rodagem com o controle de cruzeiro adaptativo – o que permite até contornar autonomamente curvas mais suaves.

Outros recursos são o alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem autônoma, o monitor de ponto cego, o detector de fadiga do motorista, o reconhecimento de placas de velocidade, o farol alto automático e o sistema de estacionamento semi-autônomo.

Experiência a bordo

O interior do "Jeep Commander Blackhawk Hurricane" oferece muito espaço, impressão reforçada pelo teto solar panorâmico.

Continua depois da publicidade

Os bancos são bem estruturados e entregam conforto mesmo em trajetos longos – os frontais trazem a inscrição “Blackhawk” no encosto.

O espaço na segunda fileira de bancos abriga dois ou três ocupantes sem apertos, especialmente quando a fileira é recuada.

Para dar mais “mordomia” aos passageiros de trás, há duas saídas de ar-condicionado com regulagem de intensidade, duas entradas USB (tipos A e C) e até uma tomada comum de três pinos, para quem quiser ligar um laptop.

Continua depois da publicidade

Na terceira fileira, devem embarcar apenas os que tiverem boa flexibilidade, pois o acesso não é tão simples – e pessoas mais altas ficam um tanto “oprimidos” ali.

Porta-malas

O porta-malas abriga generosos 661 litros na configuração para cinco passageiros – com sete lugares ocupados, sobram 233 litros.

Acabamento

O padrão de acabamento é bom, com suede no console frontal e guarnições em cromado escurecido. Há pouco plástico rígido exposto no habitáculo, e as áreas de toque mais recorrente recebem revestimentos agradáveis.

Funcionalidade

Os comandos são bem localizados e parte deles pode ser acessada no volante multifuncional.

O painel digital de 10,25 polegadas é configurável e a central multimídia com tela de 10,1 polegadas tem interface amigável e conta com GPS nativo, espelhamento sem fio e a plataforma Adventure Intelligence, que agrega roteador interno e funções remotas via celular.

Impressões ao dirigir

O motor "Hurricane 4" entrega ao "Commander Blackhawk Hurricane" uma relação peso-potência de 6,9 kg/cv, que permite uma aceleração de zero a 100 km/h em sete segundos – tempo superado apenas por modelos esportivos.

Em termos de comparação, a versão "turbodiesel Overland TD380" tem relação peso-potência de 11,2 kg/cv, enquanto as com o motor flex T270 ficam em torno de 9,2 kg/cv.

Ou seja, a maior “cavalaria” e o torque elevado disponibilizados pelo "Hurricane 4" explicam a percepção de leveza e agilidade, surpreendentes em um veículo de 1.886 quilos em ordem de marcha.

Força e aceleração

Mesmo com sete pessoas a bordo – que acrescentam em torno de meia tonelada ao conjunto –, nunca parece faltar força.

Superado o discretíssimo “turbolag” inicial, as acelerações são efetivas, sempre com a sensação de “motor cheio”. Basta pressionar forte o acelerador para obter uma reação quase instantânea.

A transmissão automática traz aletas no volante para trocas manuais.

Velocidade e ronco

Mesmo com o bom isolamento acústico, o motor 2.0 turbo se faz ouvir quando exigido com mais severidade. A Jeep afirma que o "Commander Blackhawk Hurricane" atinge a velocidade máxima de 220 km/h, algo que não foi possível confirmar durante o teste.

Nos congestionamentos urbanos, não falta fôlego para buscar espaços para circular de forma ágil.

Acertos

O bem-estar a bordo é reforçado pelo acerto da suspensão, que foi recalibrada pela engenharia da Stellantis nas duas versões com o motor "Hurricane 4" para oferecer a necessária consistência para uma pilotagem mais dinâmica, mas sem sacrificar o conforto.

A suspensão independente nas quatro rodas ganhou um ajuste para neutralizar mais os movimentos da carroceria, principalmente em velocidades mais elevadas.

O pacote de assistentes à condução (ADAS) nível 2 ajuda a evitar acidentes comuns em situações de trânsito caótico e na estrada, embora eventualmente os sistemas causem sustos, pelos alertas e reações um tanto exageradas.

Estrada

Na estrada, o "Commander Blackhawk Hurricane" fica mais à vontade. A exuberância do conjunto mecânico proporciona a manutenção de velocidades de cruzeiro na faixa de 120 km/h com baixo nível de ruídos.

E, sempre que há demanda, é fácil de se obter retomadas vigorosas e ultrapassagens mais do que seguras.

Trilhas

Já nas trilhas, embora o torque de 40,8 kgfm do "Hurricane 4" seja elevado, ele só está plenamente disponível em 3 mil rpm – e ter torque alto já em giros ainda mais baixos é uma agradável característica típica dos motores a diesel, que por conta disso levam vantagem no fora-de-estrada.

Contudo, o bom curso da suspensão, as rodas aro 19 e pneus 235/50, a altura livre em relação ao solo de 20,2 centímetros, a tração integral "AWD" e o seletor de terrenos ajudam o "Commander" a “se virar” em pisos complicados.

Consumo

Segundo o Inmetro, o consumo do "Commander Blackhawk Hurricane" é de 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

Elevado para um motor a gasolina, mesmo para um modelo tão “esperto” e com quase 1,9 tonelada.

Ficha técnica

  • Motor: a gasolina, dianteiro, transversal, 1.995 cm3, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote, injeção direta de combustível e sobre-alimentado por turbocompressor.
  • Transmissão: automática com 9 marchas
  • Tração: 4x4 com reduzida e seletor de terrenos
  • Potência: 272 cavalos a 5.200 rpm
  • Torque: 40,8 kgfm a 3 mil rpm
  • Suspensão: dianteira MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, traseira MacPherson com rodas independentes, links transversais e laterais e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
  • Freios: discos nas quatro rodas com ABS, EDB, assistência de partida em rampa e frenagem autônoma
  • Pneus: 235/50 R19
  • Dimensões: 4,77 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,72 metro de altura e 2,79 metros de distância de entre-eixos
  • Peso: 1.886 kg em ordem de marcha
  • Capacidade do porta-malas: 661 litros – 233 litros com sete lugares e 1.760 litros com dois lugares
  • Tanque de combustível: 61 litros
  • Preço da versão: R$ 327.590

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados