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Nova geração da XRE 300 chega as concessionárias em agosto; confira

Depois de um hiato de 15 anos, a Tornado voltará ao mercado unindo a essência clássica que a tornou famosa às tecnologias modernas

Edmundo Dantas

20/07/2024 às 22:30

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Honda XR 300L Tornado 2025

Honda XR 300L Tornado 2025 | Divulgação

O resgate de nomes de sucesso já é uma tradição na Honda. Para além do aspecto mercadológico, tal prática
visa propor motocicletas dentro de conceitos que se revelaram determinantes no passado com o melhor da
tecnologia atual.

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Após reviver o nome “Sahara” para a nova geração da XRE 300, a Honda traz de volta ao
mercado a nomenclatura “Tornado”. Nos primórdios dos anos 2000, a Tornado não foi apenas um sucesso de
vendas da Honda, mas um ícone que conquistou os corações dos motociclistas brasileiros.

Retorno ao mercado

Honda XR 300L Tornado 2025Honda XR 300L Tornado 2025/Divulgação

Depois de um hiato de 15 anos, a Tornado voltará ao mercado unindo a essência clássica que a tornou famosa às tecnologias modernas. Capacitada para diferentes tipos de utilização, com tecnologias atuais herdada de modelos de sucesso, como a CRF 250F e a XRE 300 Sahara, a nova representante trail da marca visa a atender ao público que busca por versatilidade e robustez para o asfalto e as trilhas.

A XR 300L Tornado estará disponível na rede de concessionárias a partir de agosto. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda gratuito em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da terceira revisão).

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O intervalo de manutenção é de seis mil quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com mil quilômetros ou meio ano. A opção de cor disponível é vermelha, e o preço público sugerido com base a cidade de São Paulo é de R$ 27.690, sem despesas com frete e seguro.

Diferenciais

A XR 300L Tornado tem chassi derivado da CRF 250F com elementos vindos da XRE 300 Sahara. O
projeto da nova Honda teve como objetivo ampliar a atual oferta do segmento on-off do mercado brasileiro e aliar a tecnologia moderna às características originalmente presentes no modelo do qual resgata o nome.

A escolha de um chassi com estrutura tubular de aço superdimensionada se une a componentes de alta especificação técnica, como suspensões de longo curso, rodas raiadas com aro de alumínio de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas atrás.

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A nova Tornado se vale do mesmo motor que equipa a Sahara 300. Trata-se do monocilíndrico SOHC
arrefecido a ar, de 293,5 cm3, cuja arquitetura privilegia o torque em baixas e médias rotações.

Em virtude de alterações na caixa do filtro de ar, a potência com etanol é de 24,8 cavalos (24,3 cavalos com gasolina). O torque de 2,74 kgfm com etanol (2,7 kgfm com gasolina) foi mantido, sugerindo um regime levemente inferior de rotação.

Honda XR 300L Tornado 2025/DivulgaçãoHonda XR 300L Tornado 2025/Divulgação

Outro diferencial em relação à Sahara 300 é a transmissão final - a XR 300L Tornado tem um conjunto
coroa/pinhão de 14/39 dentes, enquanto a Sahara se vale de um conjunto de 14/40 dentes, para equalizar o
desempenho. A alimentação da XR 300L Tornado está a cargo do sistema de injeção eletrônica PGM-FI com
tecnologia FlexOne.

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Design do novo modelo

Honda XR 300L Tornado 2025Honda XR 300L Tornado 2025/Divulgação

O design da XR 300L Tornado tem origem nas trilhas, evidenciado pela escolha da sigla “XR”, na marca
desde os anos 70.

O posicionamento das pedaleiras e a altura do banco em relação ao solo, de 89 centímetros, deixam a moto apta a enfrentar percursos extremos. O painel display inédito 100% digital tem indicador de marcha, marcador de nível do combustível, conta-giros, hodômetros total e parcial, indicador de consumo médio e instantâneo e cinco níveis de controle de luminosidade.

A XR 300L Tornado tem coifas de proteção para as bengalas da suspensão dianteira, para as protegerem de poeira e pedras. O reservatório de combustível está protegido por abas laterais e um por invólucro plástico superior, no qual se encontra a tampa tipo aeronáutico dotada de chave. A capacidade é de 13,8 litros.

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As suspensões da XR 300L Tornado têm garfo dianteiro telescópico, com tubos de 41 milímetros e 245
milímetros de curso na roda, com aro de alumínio de 21 polegadas. Na traseira, a suspensão Pro-Link tem conjunto mola/amortecedor regulável em sete posições ancorado à balança de alumínio.

A frenagem conta com sistema ABS de dois canais, com disco dianteiro de 256 milímetros e cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 milímetros e cáliper de pistão simples, também com comando hidráulico. O peso a seco é da XR 300L Tornado é de 143 quilos.

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