Entre em nosso grupo
2
Automotor
Ao rodar com uma carga superior à recomendada, o motorista está provocando excesso de forças sobre os conjuntos que suportam o chassi, o motor, os pneus e a carroceria
Continua depois da publicidade
Tudo isso leva à ameaça de acidentes | Divulgação
Um dos maiores problemas envolvendo os veículos no verão, principalmente, é o excesso de bagagem. É um problema que prejudica todos os componentes do carro e o bolso do motorista, porque dirigir com excesso de bagagem é considerado infração de trânsito, sujeita a multa e perda de pontos na CNH.
Continua depois da publicidade
Ao rodar com uma carga superior à recomendada, o motorista está provocando excesso de forças sobre os conjuntos que suportam o chassi, o motor, os pneus e a carroceria.
Os amortecedores têm reduzido o curso da haste, perdendo a capacidade de absorção de impactos, levando junto peças agregadas, como buchas, molas e pivôs, alterando a estabilidade e a condução do veículo.
Rodas podem até empenar ou quebrar ao passar por buracos com carro com sobrepeso, enquanto os pneus sofrem desgaste prematuro, têm bolhas, rachaduras e a banda de rodagem deformada. Tudo isso leva à ameaça de acidentes.
Continua depois da publicidade
“Todo modelo tem um limite de carga previsto em seu projeto e desenvolvimento. Acomodar a carga de maneira uniforme, equilibrando os pesos entre os lados do veículo e evitar de levar tralhas em cima dos assentos. Lugar de bagagem é no porta-malas. O carro com excesso de bagagem fica instável ao fazer curvas ou quando roda em pistas irregulares. Evitar também carregar objetos desnecessários. Sem utilidade prática, eles apenas desgastam o veículo e aumentam o consumo de combustível”, aconselha Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico do grupo Tenneco Automotive, fabricante global de tecnologias de sistemas para carros de passeio e veículos comerciais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade