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Na trilha do marketing

Argo Trekking. Além do indefectível design inspirado nos veículos de rali, a nova versão do hatch da Fiat agrega diferenciais efetivos para trilhas leves

04/05/2019 às 01:00

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Os adereços esportivos, que evocam a adrenalina das pistas de corrida, sempre mexeram com a imaginação de quem gosta de automóveis. Até que em 2003, com o lançamento do Ford EcoSport, foi a vez da estética off-road cair no gosto do consumidor brasileiro. Tanto que se alastrou por todas as marcas e criou um subsegmento: os compactos aventureiros.

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E esse subsegmento não para de crescer. A última "cria" dessa linhagem é o Argo Trekking, que acaba de chegar às concessionárias. Além do indefectível design inspirado nos veículos de rali, a nova versão do hatch da Fiat agrega diferenciais efetivos para trilhas leves, como uma suspensão reforçada e elevada e pneus "todo terreno" - itens apreciados por quem roda nas normalmente maltratadas vias nacionais. O preço sugerido de lançamento - R$ 58.990 - não faz do Argo Trekking um automóvel barato, mas o deixa competitivo em relação aos principais concorrentes: o Chevrolet Onix Activ (R$ 60.790), o Hyundai HB20X (R$ 62.290), o Renault Sandero Stepway (R$ 63.990) e o Ford Ka Freestyle (R$ 64.090). O custo/benefício é ressaltado pela Fiat como um dos principais atributos do novo produto.

Em termos estéticos, as principais diferenças em relação à versão Drive 1.3 do Argo são a pintura bicolor - tons de preto aparecem no teto, nas barras do teto, nos retrovisores, na coluna central e no aerofólio traseiro, além de um aplique quadrado no alto do capô, que lembra os adotados em alguns modelos da Jeep. Outros detalhes escurecidos estão nos faróis com design em leds, nas molduras das caixas de rodas e do para-choque traseiro na parte inferior, na logomarca da Fiat com acabamento exclusivo em cromo negro, na ponteira de escapamento trapezoidal e nas rodas com aro 15 com calotas enegrecidas. Logomarcas "Trekking" com detalhes em laranja aparecem na parte de baixo das portas traseiras e na tampa do porta-malas - no teto, próximo ao para-brisa, surge apenas o desenho do logotipo, que lembra dois triângulos sobrepostos. A nova versão está disponível nas cores Branco Banchisa, Branco Alaska, Vermelho Montecarlo e Cinza Silverstone.

Além das "alegorias e adereços" típicas dos compactos aventureiros, chama a atenção no visual da configuração Trekking do Argo a suspensão elevada - o modelo tem quatro centímetros a mais que a da versão Drive e, com seus 21 centímetros, ostenta o maior vão livre da categoria. Novos amortecedores, molas reforçadas e pneus Pirelli Scorpion 205/60R15 91H S-ATR WL com perfil mais alto e banda de rodagem para uso misto se encarregam de deixar essa versão mais aparelhada para encarar trilhas não muito radicais. Segundo a Fiat, foi feito um extenso trabalho de engenharia que revisitou toda a elastocinemática do chassi, passando por molas, amortecedores e até "tunning" da direção elétrica.

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Por dentro, o preto também predomina de cima a baixo. O destaque estético fica por conta do tecido escuro dos bancos com o contraste da costura laranja, área central com textura quadriculada e o logotipo Trekking bordado. A nova versão traz de série o sistema multimídia Uconnect de 7 polegadas touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores elétricos e faróis de neblina. Como opcionais, o cliente pode incluir rodas de liga leve de aro 15 com cor negra e câmera de ré com linhas dinâmicas. Quem não se der por satisfeito com todos os diferenciais, pode recorrer à Mopar, empresa de acessórios do grupo FCA que oferece mais de cinquenta itens de customização para toda a linha Argo. Dois deles são exclusivos da versão Trekking: as barras transversais de teto e o suporte para bicicleta. (Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)

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