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Modelo mais caro da Volvo chega ao Brasil; saiba qual

Veículo chega com previsão de entrega das primeiras unidades a partir do próximo mês

Daniel Dias

08/03/2025 às 14:00

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Novo EX90 passa a ser o modelo mais caro da Volvo no mercado brasileiro

Novo EX90 passa a ser o modelo mais caro da Volvo no mercado brasileiro | Divulgação

Sempre associada à segurança, a Volvo afirma que o modelo mais seguro de sua história quase centenária (de 97 anos) já está à disposição dos brasileiros.

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Trata-se do novo SUV elétrico de grande porte EX90, que chega às concessionárias brasileiras com preço de R$ 849.990, com previsão de entrega das primeiras unidades a partir do próximo mês.

O novo EX90 passa a ser o modelo mais caro da Volvo no mercado brasileiro, colocando o SUV na briga direta com representantes do mesmo quilate da Mercedes-Benz e da BMW.

Antes mesmo da chegada do SUV elétrico de sete lugares, a Volvo Car Brasil afirma que o EX90 já teve forte aceitação nas primeiras semanas de pré-venda.

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A procura deixou a rede de concessionárias, assim como a operação da montadora sueca, empolgados para o lançamento oficial do elétrico.

“O EX90 vem para ampliar o nosso portfólio de produtos para os clientes brasileiros. É o primeiro Volvo totalmente elétrico com sete lugares. Essa procura prévia foi bem positiva, e estamos muito motivados para entregar as primeiras unidades já vendidas”, comemora Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

O EX90 une-se aos demais modelos que não têm mais motor a combustão da marca disponíveis no mercado brasileiro: o EX30, o EX40 e o EC40. Outros dois híbridos, o XC60 e o XC90, seguem na gama da Volvo Car Brasil.

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Produzido desde setembro do ano passado em Charleston, Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o novo EX90 é equipado com dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo – conferindo tração integral ao carro –, com total de 517 cavalos e 92,7 kgfm de torque instantâneo.

Grande autonomia

Toda essa força empurra o SUV de mais de duas toneladas e meia e mais de cinco metros de comprimento com desenvoltura, tendo aceleração de zero a 100 km/h em 4,9 segundos, considerada baixa para um veículo deste porte.

A bateria de 111 kWh de capacidade garante autonomia de 459 quilômetros, de acordo com o Inmetro.

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Segundo a Volvo, em um Wallbox tradicional, de 11 kW, são necessárias dez horas para reabastecer a bateria de zero a 100% de carga.

Já em estações rápidas, de 250 kW, o recarregamento de 10% a 80% pode ser feito em meia hora.

O novo EX90 chama atenção também pela “limpeza” de suas linhas externas e pelo interior minimalista, com poucos botões e a maioria das funções do carro sendo feita na enorme tela central verticalizada de 14,5 polegadas e em uma outra, menor, de 9 polegadas, localizada na coluna de direção.

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O interior do EX90 é simples e extremamente sofisticado, predominando tons claros e agradáveis. Os poucos botões na cabine ficam nas portas e no volante, com ajustes dos retrovisores externos e de altura e profundidade da coluna de direção.

A tela da multimídia traz ainda o software Google Built-In e internet própria, com atualizações remotas via “over-the-air” (OTA).

Por fora, o EX90 tem um conjunto óptico dianteiro todo de leds e em formato de “Martelo de Thor”, enquanto as lanternas abandonaram o estilo que se “esparrama” pelas duas colunas traseiras – lançado e ainda adotado pelo XC60, o carro mais vendido da Volvo – para assumir um design em “C”.

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Dotado de todos os dispositivos de segurança desenvolvidos pela Volvo, o XC90 destaca air-bags com acionamento em duas etapas e de joelhos para o motorista, kit de reparo dos pneus, sistema de proteção contra lesões cervicais e de impacto lateral, vidros laminados, oito câmeras e cinco radares.

Mas o sistema mais sofisticado é o Pilot Assist Lidar, um conjunto 16 sensores ultrassônicos e sensoriais, tecnologia que mede a concentração de atenção do motorista, com o carro entendendo e antecipando as suas reações, como desatenção, sonolência, embriaguez ou outra alteração incomum de quem está atrás da direção.

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