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Mercedes-AMG GT híbrido chega ao Brasil com tecnologia da F1

Veículo de modelo alta performance é um dos mais tecnológicos da montadora

Daniel Dias

13/04/2025 às 14:00

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Mercedes-AMG GT 63 S E Performance Coupé

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance Coupé | Divulgação

A Mercedes-Benz Cars & Vans apresenta no Brasil as primeiras unidades de um dos mais tecnológicos modelos da sua divisão de alta performance, a AMG.

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Trata-se do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance Coupé, que já pode ser encomendado nas concessionárias da marca da estrela de três pontas no país ao restritivo preço público sugerido de R$ 1.697.900.

A segunda geração do AMG GT é equipada com o sistema híbrido E Performance, unindo motor V8 biturbo a um elétrico. Pela primeira vez, o cupê esportivo transmite potência para o chão com o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4Matic+.

A arquitetura esportiva AMG, com estrutura de alumínio composto, permite que o modelo seja configurado como um 2+2 lugares. Para um esportivo dessa categoria, isso significa um interior muito espaçoso para pessoas e bagagens.

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O segredo do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance não está guardado em nenhum cofre. A chave de tudo é a própria AMG, responsável pela equipe Mercedes da Fórmula-1 e que a partir da entrada da tecnologia turbo-híbrida na categoria, em 2014, dominou o Mundial por oito anos seguidos.

Tudo devido à larga expertise que a AMG desenvolveu nos superesportivos de rua já há algum tempo. O trem de força do novo Mercedes-AMG GT 63 S E Performance combina motor 4.0 V8 biturbo da AMG no eixo dianteiro com uma unidade de propulsão elétrica atrás.

O sistema híbrido E Performance tem potência e torque totais de 816 cavalos e 144,7 kgfm. O V8 tem 612 cavalos de 5.750 a 6.600 rotações por minuto e 86,6 kgfm de 2.500 a 4.500 giros, associado à transmissão AMG Speedshift MCT 9G.

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Já o motor elétrico tem 204 cavalos e 32,6 kgfm. A autonomia do cupê esportivo no modo puramente elétrico – de 13 quilômetros – pode ser considerada irrelevante, já que ninguém no comando deste “bólido” estará preocupado com um detalhe deste.

Com tudo acionado, o novo Mercedes-AMG GT 63 S E Performance acelera de zero a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e pode chegar a 320 km/h, números todos de competição.

Suspensão inteligente

A suspensão é do tipo ativa, que “lê” a superfície imediatamente à frente do carro, se adaptando automaticamente. As baterias exigem uma temperatura definida para entrega ideal de energia.

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Se elas ficam muito frias ou muito quentes, podem perder potência temporariamente ou até precisar ser desligadas para evitar danos quando a temperatura estiver excessivamente alta. A base do desempenho da bateria de 400 volts AMG é a refrigeração direta das 560 células.

Elas estão constantemente rodeadas por um fluido refrigerante de alta tecnologia à base de um líquido não inflamável. Comparado com a água, o fluido tem capacidade térmica de duas a três vezes maior, armazenando mais energia.

O desenvolvimento do sistema de armazenamento de energia de íons de lítio é inspirado nas tecnologias experimentadas pelos carros da equipe de Fórmula-1.

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A bateria oferece capacidade de 6,1 kWh, 70 kW de potência contínua e 150 kW de potência de pico. A recarga é feita por um carregador de bordo de 3,7 kW com corrente alternada com wallbox ou em tomada doméstica, classificando o veículo como um plug-in.

Programas de condução AMG Dynamic Select – “Electric”, “Battery Hold”, “Comfort”, “Slippery”, “Sport”, “Sport+”, “Race” e “Individual” – são adaptados à nova tecnologia de acionamento. Os programas de condução adaptam parâmetros como resposta do acionamento e da transmissão, direção, suspensão e som do escapamento.

Quatro níveis de recuperação de energia podem ser selecionados em tecla AMG à direita no volante, se aplicando a todos os programas de condução com exceção do “Slippery” (“pista escorregadia”) por motivos óbvios. No nível mais alto, é possível a utilização do estilo “one pedal”.

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Tecnologia de ponta

O Mercedes-AMG GT 63 S E Performance é dotado de sistemas de direção semiautônoma, com assistentes ativos de distância Distronic, de frenagem, de manutenção de faixa e de ponto cego, proteção de pedestres, suporte para manobras evasivas, assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera de 360 graus e alarme antifurto e proteção Urban Guard.

O Mercedes-AMG GT 63 S E Performance conta com cabine com toda a tecnologia de conforto e de recursos eletrônicos e de conectividade ao alcance da marca alemã, em um ambiente com iluminação de 64 cores disponíveis.

O destaque é a tela multimídia sensível ao toque de 11,9 polegadas com formato vertical, que oferece vantagens especialmente para a navegação.

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As telas de LCD de alta resolução facilitam o controle das funções do veículo e de conforto, enquanto o display do motorista e a tela central são sincronizados, para aumentar a experiência integrada. O painel de instrumentos (de 12,2 polegadas) pode ser personalizado com diferentes estilos de exibição.

O sistema de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é intuitivo e oferece grande variedade de conteúdos específicos da AMG em cinco modos de visualização, com integração para smartphones por meio do Apple CarPlay e do Android Auto “wireless charging”.

O interior conta ainda com Burmester Surround Sound System 3D de 600 watts e Dolby Atmos e sistema Keyless para abertura de portas, fechamento da tampa do porta-malas e partida do carro sem chaves.

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