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Mercado brasileiro de motocicletas cresce 18,61% em 2024 em relação a 2023

Líder de vendas de motos no Brasil desde 1977, a Honda celebra o desempenho positivo em 2024

Edmundo Dantas

18/01/2025 às 20:00

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Queda progressiva da participação da Honda se dá por conta do crescimento local de novos 'players'

Queda progressiva da participação da Honda se dá por conta do crescimento local de novos 'players' | Divulgação

Com as 1.875.903 motocicletas emplacadas em 2024, o mercado brasileiro de duas rodas teve um crescimento de 18,61% em relação às 1.581.521 unidades do ano anterior.

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Líder de vendas de motos no Brasil desde 1977, a Honda celebra o desempenho positivo em 2024 e registra um aumento de 12% nos emplacamentos, com as 1.287.197 de motocicletas emplacadas de janeiro a dezembro.

É o melhor resultado de vendas da Honda em doze anos – o recorde da marca no Brasil continua sendo em 2012, com mais de 1,3 milhão de emplacamentos.

Como em 2024 a marca japonesa cresceu menos que o mercado brasileiro, viu seu “market share” cair para 68,62%.

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Na sequência de marcas de motocicletas mais vendidas, estão quatro empresas que montam no Brasil. Foto: Divulgação
Na sequência de marcas de motocicletas mais vendidas, estão quatro empresas que montam no Brasil. Foto: Divulgação
Depois, quatro grandes marcas globais que já têm fábricas na Zona Franca de Manaus. Foto: Divulgação
Depois, quatro grandes marcas globais que já têm fábricas na Zona Franca de Manaus. Foto: Divulgação
O crescimento nos emplacamentos de motocicletas no Brasil está ligado à busca de soluções de mobilidade. Foto: Divulgação
O crescimento nos emplacamentos de motocicletas no Brasil está ligado à busca de soluções de mobilidade. Foto: Divulgação
Em 2024, os três subsegmentos que dominaram mais de 95% das vendas são dominados por modelos de baixas cilindradas. Foto: Divulgação
Em 2024, os três subsegmentos que dominaram mais de 95% das vendas são dominados por modelos de baixas cilindradas. Foto: Divulgação
No badalado segmento de motos sport, a Yamaha chegou na frente. Foto: Divulgação
No badalado segmento de motos sport, a Yamaha chegou na frente. Foto: Divulgação
Enquanto nas estradeiras do segmento touring, a norte-americana Harley Davidson fez valer sua tradição. Foto: Divulgação
Enquanto nas estradeiras do segmento touring, a norte-americana Harley Davidson fez valer sua tradição. Foto: Divulgação

É ainda um predomínio impressionante, porém, desde 1988, a participação de mercado da Honda em motocicletas não ficava abaixo dos 70% – chegou a atingir o pico de 92,2% de “share” em 2000 e, ao longo da década passada, beirava os 80%.

Já em 2023, a marca teve uma participação de 72,4% no mercado nacional.

A queda progressiva da participação da Honda se dá por conta do crescimento local de novos “players” globais, como as gigantes indianas Bajaj e Royal Enfield, e da expansão de marcas que importam produtos da China e da Índia e montam em CKD no Brasil com preços bastante competitivos, como a Shineray, a Mottu e a Avelloz.

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Depois da Honda, com seus 1.287.197 de emplacamentos e 68,62% de “share” em 2024, surge a também japonesa Yamaha, com 333.146 vendas e 17,76% de participação.

Motocicletas mais vendidas

Na sequência de marcas de motocicletas mais vendidas, estão quatro empresas que montam no Brasil, em CKD, modelos fabricados na Ásia: Shineray (76.961 e 4,10%), Mottu (52.769 e 2,81%), Haojue (18.549 e 0,99%) e Avelloz (18.121 e 0,97%).

Depois, quatro grandes marcas globais que já têm fábricas na Zona Franca de Manaus: a indiana Royal Enfield (17.253 e 0,92%), a alemã BMW (15.085 e 0,80%), a inglesa Triumph (12.209 e 0,65%) e, em décimo, a indiana Bajaj (11.087 e 0,59%).

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O crescimento nos emplacamentos de motocicletas no Brasil está ligado à busca de soluções de mobilidade eficiente nas grandes metrópoles e ao uso da moto como fonte de renda.

Não por acaso, em 2024, os três subsegmentos que dominaram mais de 95% das vendas são dominados por modelos de baixas cilindradas: as city, com 744.992 emplacamentos e 42,20% de participação, seguidas pelas scooters/CUB, 665.875 vendas e 33,97%, e pelas trail/fun, com 359.719 emplacamentos e 19,09%.

A líder nacional continua sendo a CG 160, com 428.126 unidades vendidas, ou seja, mais de um terço do total de vendas da marca no ano – a moto city da Honda é também o veículo automotivo mais vendido em todo mercado nacional, superando com ampla margem as 144.678 unidades da picape Fiat Strada.

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Em segundo lugar nos emplacamentos, a scooter Honda Biz registrou 278.350 unidades durante o período, resultado que garantiu um recorde anual histórico do modelo desde seu lançamento, em 1998.

A terceira moto mais vendida do Brasil em 2024 foi outra scooter da Honda, a Pop 110i, com 169.940 emplacamentos, enquanto a quarta posição foi para a líder do segmento de trail, a Honda NXR 160, com 155.055 vendas.

Em quinto lugar, vem a segunda moto do segmento city mais vendida do país, a Honda CB 300F, com 60.197 unidades, seguida pela scooter Honda PCX 160, com 55.067.

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Em sétimo e oitavo lugares no ranking, surgem duas city, as primeiras da lista que não são da Honda: a Mottu Sport 110I – na verdade, um modelo da marca indiana TVS montado em CKD no Brasil –, com 52.761 emplacamentos, à frente da Yamaha YBR 150, com 50.325 vendas.

E o “top ten” de motos no Brasil é fechado por duas outras Yamaha: a trail XTZ 250, com 46.690 vendas, e a city Fazer 250, com 46.407 emplacamentos.

Se as city, as scooter/CUB e as trail/fun são responsáveis por 95,3% das vendas de motocicletas no Brasil, é nos 4,7% restantes que se concentram os modelos mais potentes e com maior valor agregado, divididos pelos segmentos naked/roadster, maxtrail, custom, sport e touring.

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Nas naked/roadster, a liderança anual ficou com a Yamaha MT03, com 11.046 emplacamentos. Entre as maxtrail, a Honda dominou com a CB 500X, com 5.033 unidades no ano. Nas custom, a liderança foi da Royal Enfield Hunter 350, com 5.686 comercializações.

No badalado segmento de motos sport, a Yamaha chegou na frente com a YZF R15, com 6.721 unidades, enquanto nas estradeiras do segmento touring, a norte-americana Harley Davidson fez valer sua tradição e liderou com a FLHX Street Glide, com 222 unidades vendidas em 2024.

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