Entre em nosso grupo
2
Automotor
Maserati MC20 Cielo aparece no evento CES 2025 em versão conceitual dotada com Inteligência Artificial, que comanda a direção autônoma
Continua depois da publicidade
Supercarro exclusivo representa a segunda parceria entre a Maserati e a Politécnica de Milão | Divulgação
A Maserati prometeu mostrar na CES 2025, que termina nesta sexta (10/1), em Las Vegas, Estados Unidos, o resultado de sua parceria de tecnologia e áudio com a Politecnico di Milano University (da Universidade de Milão), a Italian Association of the Automotive Industry (Anfia) e a Sonus Faber para o conversível MC20 Cielo.
Continua depois da publicidade
A parceria com a principal universidade científica e tecnológica da Itália traz um MC20 Cielo exclusivo, com um “motorista” de Inteligência Artificial como parte do projeto “Artificial Intelligence Driving Autonomous” (Aida), focado em testar e validar a direção autônoma em vias públicas.
O projeto busca desenvolver tecnologia confiável capaz de funcionar com segurança e eficiência em condições do “mundo real”.
O supercarro exclusivo representa a segunda parceria entre a Maserati e a Politécnica de Milão.
Continua depois da publicidade
A primeira, com o cupê MC20 tendo um robô-motorista desenvolvido pela universidade, estabeleceu o recorde de 285 km/h em meio a uma densa neblina na pista da Base Aérea de Piacenza-San Damiano, na Itália, em 7 de novembro do ano passado.
A esperiência marcou a velocidade mais rápida já alcançada por um carro de produção movido a IA sem intervenção humana.
Na CES 2025, o recordista MC20 – sob comando da equipe de competição autônoma PoliMove (parte do projeto Aida) – servirá como safety car para um teste no Las Vegas Motor Speedway.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, o MC20 Cielo com o sistema Aida será mostrado no Centro de Convenções de Las Vegas, dedicado à exibição de tecnologias italianas inovadoras para mobilidade conectada e veículos autônomos.
Os superesportivos MC20 e MC20 Cielo continuam a impressionar com a tecnologia do motor Netuno derivada da Fórmula-1 e elementos de design marcantes, incluindo portas com estilo borboleta.
O MC20 Cielo tem um inovador teto retrátil eletrocrômico (vidro inteligente).
Continua depois da publicidade
Em sua versão “comum”, sem as tecnologias de Inteligência Artificial, o carro é importado pelo Brasil desde o ano passado pela Direct Imports, com preço de quase R$ 3 milhões, mais precisamente, R$ 2,98 milhões.
O super conversível é equipado com o novo 3.0 V6 biturbo, batizado de Netuno, com 630 cavalos de potência e 74,5 kgfm de torque, associado à transmissão automática de dupla embreagem e oito marchas e à tração traseira, capaz de levar os 1.500 quilos do “bólido” de zero a 100 km/h em apenas três segundos e à velocidade de 325 km/h.
O MC20 Cielo vem na cor externa Branco Audace, com interior preto e azul. Ao toque de um botão, a capota de vidro do MC20 Cielo é recolhida automaticamente em 12 segundos em velocidades de até 50 km/h.
Continua depois da publicidade
Mesmo fechado, seu teto opaco pode se tornar transparente instantaneamente graças à tecnologia de cristal líquido disperso de polímero (PDLC).
O interior traz duas telas de 10 polegadas, uma como quadro de instrumentos e outra como central multimídia. O painel revestido de fibra de carbono carrega até dois smartphones por indução.
O MC20 Cielo tem rodas de 20 polegadas, pinças de freio cinzas, sistema de som High Premium Sonu Faber, revestimento da cabine em couro e Alcântara, volante esportivo em Alcântara e fibra de carbono, sistema de elevação da suspensão, tela da multimídia “touchscreen”, navegação e câmera de 360 graus.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade