A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Manutenção preventiva para férias de julho

Veja os itens fundamentais que o motorista não pode negligenciar na hora da manutenção

Yasmin Gomes

06/07/2024 às 18:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
manutenção preventiva para as férias de inverno

manutenção preventiva para as férias de inverno | Divulgação

Com a chegada das férias escolares, muitas famílias se deslocam para “recarregar as baterias”. Os itens fundamentais que o motorista não pode negligenciar na hora da manutenção preventiva do carro são:

Continua depois da publicidade

  • Pneus – As estradas brasileiras podem ser um sinal de alerta, com muitos buracos e irregularidades, tornando difícil de se manter o balanceamento e o alinhamento dos pneus, sendo necessário fazer isso constantemente. Em média, os procedimentos devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros.
     
  • Freios – São um dos itens mais importantes na hora da revisão de férias, pois são os componentes – ao lado dos pneus - que garantem segurança ao veículo. Portanto, é fundamental checar na revisão discos, tambor, fluído de freio e pastilhas.
     
  • Sistema de arrefecimento e óleo do motor – Composto por radiador, mangueiras, bomba d’água, reservatório de água e ventoinha, o sistema de arrefecimento serve para manter a temperatura ideal para o bom funcionamento do motor. O próprio motorista pode conferir o nível do líquido no reservatório, mas deve fazer isso com o motor frio. Outro item essencial é o óleo do motor – sua validade e se o nível não está abaixo do recomendado.
     
  • Filtro de ar – Ele retém todas as impurezas de ar que entram no motor. Se o filtro de ar estiver muito sujo, não quer dizer que precisa ser trocado imediatamente, pois isso pode ser um indicativo de que o filtro está sendo eficiente em reter as partículas nocivas.
     
  • Embreagem – Responsável por fazer a ligação entre o sistema de transmissão e o motor, a embreagem é composta por várias peças, como placa de pressão, rolamento, disco de embreagem, sistema hidráulico e pedal esquerdo em caso de veículo com câmbio manual. Em média, o conjunto de embreagem tem duração de cem a 150 mil quilômetros. Mas os carros que rodam mais na cidade têm um desgaste maior das peças da embreagem devido às trocas de marchas constantes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados