Entre em nosso grupo
2
Automotor
A Hyundai lança sua primeira versão N Line no Brasil com uma série especial do utilitário esportivo Creta
Continua depois da publicidade
Criado com a proposta de combinar esportividade e elegância, o Creta N Line terá uma produção de apenas 200 unidades | Divulgação
A Hyundai deu início ao período de pré-vendas a versão N Line do utilitário esportivo Creta, produzido na cidade paulista de Piracicaba. Assim como o hatch HB20, que é atualmente o carro de passeio mais vendido do Brasil, o Creta também ostenta bom desempenho de vendas. As 6.411 unidades comercializadas em maio e as 23.332 emplacadas desde janeiro deste ano o colocam na sétima colocação no ranking. Criado com a proposta de combinar esportividade e elegância, o Creta N Line terá uma produção de apenas 200 unidades, com preço sugerido de R$ 159.490. “Os veículos Hyundai N Line conquistaram os principais mercados mundiais com uma combinação de desempenho, tecnologia e estilo. Aqui no Brasil, essa história começa com o nosso modelo que está entre os líderes do segmento mais desejado pelos consumidores, o de utilitários esportivos. Com isso, estamos ampliando a oferta de SUVs da Hyundai, atingindo clientes ainda mais exigentes”, afirma Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai para as Américas Central e do Sul.
Continua depois da publicidade
A marca “N” foi criada em 2015 com a missão de ampliar o portfólio de produtos da Hyundai, desenvolvendo veículos de alta performance com foco em pistas de competição. O nome “N” é inspirado no formato das chicanes, curvas desafiadoras que exigem muita técnica do piloto e desempenho do carro. É também uma homenagem a Namyang, cidade na Coreia do Sul onde está o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, e a Nürburgring, o “Inferno Verde”, lendário circuito alemão onde são testados os veículos com o selo “N”. Segundo a Hyundai, na essência, os veículos “N” nascem em Namyang e são aperfeiçoados em Nürburgring.
Mas a esportividade, pelo menos no Creta N Line, está restrita ao design, pois o carro tem o mesmo “powertrain” e o mesmo desempenho das configurações “comuns” do modelo. O motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível equipa o Creta N Line, com 120 cavalos de potência e torque de 17,5 kgfm de 1.500 a 3.500 rotações por minuto, acoplado à transmissão automática de 6 marchas com sistema stop&go, para desligamento e partida do motor em pequenas paradas do trânsito das grandes cidades. Conforme a Hyundai, a variante acelera de zero a 100 km/h em 11,5 segundos. A fabricante não divulgou a velocidade máxima. O Creta N Line contempla mudanças exclusivas no chassi, novos amortecedores e molas – com as suspensões mais rígidas – e uma nova calibração para deixar a direção elétrica mais firme.
A nova geração do Creta foi lançada no Brasil em setembro do ano passado. Devido ao sucesso do SUV, o país foi escolhido para receber a primeira versão global N Line, que poderá ser expandida para outros mercados em breve. A N Line chega nas cores Preto Onix, Azul Sapphire, Branco Atlas, Prata Brisk e Cinza Silk – as três últimas com teto preto –, visual externo com conjunto de para-choque e grade frontais com novos elementos. As novidades passam pelas saias laterais e traseira, pelos espelhos e pela barras de teto em preto brilhante. A moldura da coluna “C” (a traseira) é em grafite, enquanto o emblema “N Line” está na grade frontal, nos para-lamas e nas rodas. Pela primeira vez em um produto fabricado no Brasil, o logotipo da Hyundai na grade dianteira tem acabamento escurecido, no lugar do tradicional cromado. Além dos faróis e das lanternas em leds com acabamento escurecido, o novo integrante da família Hyundai tem rodas de liga leve de 17 polegadas com design exclusivo e a inédita saída de escapamento com duas ponteiras bem pronunciadas.
Continua depois da publicidade
O interior tem acabamento em preto, detalhes em grafite no volante, painel, console e portas, nova alavanca de câmbio, pedais esportivos em metal e bancos revestidos em couro sintético com costura na cor vermelha, presente ainda no descanso-braço central, nas portas e no volante. O teto solar panorâmico segue sendo um dos pontos altos do Creta, oferecendo uma das áreas envidraçadas mais amplas do segmento. Assim como nas versões Platinum e Ultimate, o Creta N Line tem a central multimídia BlueNaV de 10,25 polegadas, sendo a maior tela da categoria com navegação a bordo. Há ainda um pacote exclusivo de funções do Bluelink para oferecer mais segurança, com recursos como a Smart Camera 360 Graus, que permite o monitoramento remoto do entorno do veículo, mais conforto, com as funcionalidades de climatização e comando de voz e mais conveniência, por meio das ferramentas de busca de pontos de interesse, localidades em tempo real, informações do tráfego e o modo guia de destino, todas diretamente ligadas ao GPS do veículo. O pacote de uso do Bluelink será gratuito nos seis primeiros meses. Após esse período, terá mensalidade a partir de R$ 29,90.
O Creta N Line passa a ser a configuração mais completa da família e incorpora os itens do pacote Hyundai SmartSense. Entre as tecnologias de auxílio ao motorista disponibilizadas estão o sistema de frenagem autônomo – age em situações em que há risco de colisão frontal com pedestres e outros veículos –, o assistente de permanência e centralização em faixa – fornece um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do carro para a outra pista de forma não intencional –, o farol alto adaptativo – detecta o brilho das luzes dos veículos que se aproximam e ajusta a intensidade dos faróis, evitando o ofuscamento da visão do motorista do sentido oposto – e o detector de fadiga – analisa o nível de atenção do motorista com base em fatores como padrão e tempo de direção ou quando o veículo à frente começa a se mover após uma parada sem ser acompanhado. Até então, o Hyundai SmartSense era oferecido apenas na topo de linha Ultimate.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade