Entre em nosso grupo
2
Automotor
Para tornar o novo Nivus mais personalizado, o antigo 'Pacote Bicolor' foi substituído pelo 'Pacote Outfit'
Continua depois da publicidade
O Nivus teve um caminho na contramão na tradição de desenvolvimento de um modelo da Volkswagen | Divulgação
A Volkswagen acaba de apresentar as últimas atualizações da linha 2025 do SUV de estilo cupê compacto Nivus; serão apenas duas versões, a "Comfortline", com preço de R$ 136.990, e a "Highline", a R$ 153.990.
Continua depois da publicidade
A renovação da opção de entrada "Sense", atualmente vendida por R$ 119.990, ficou para depois, assim como a promessa pela volta da sigla “GTS”, que já esteve presente no "Passat" produzido no Brasil, no "Gol", no "Polo" e no "Virtus", e equipará pela primeira vez um SUV da marca alemã. Mas ambas estão agendadas para o primeiro semestre do próximo ano.
Nos nove primeiros meses de 2024, o Nivus emplacou 40.294 unidades no Brasil, ocupando a décima primeira posição entre os carros de passeio e a primeira do incipiente subnicho de SUVs-cupês compactos, que tem ainda o Fiat Fastback, com 35.600 exemplares, e o recém-lançado Citroën Basalt.
Montado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na Anchieta, ao lado dos compactos hatch Polo e sedã Virtus, o Nivus utiliza a plataforma MQB A0 – como seus “irmãos” de fábrica – e pode ter sua produção transferida para a unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, a partir do próximo ano.
Continua depois da publicidade
O Nivus teve um caminho na contramão na tradição de desenvolvimento de um modelo da Volkswagen, sendo o primeiro a ser criado fora da Alemanha.
O SUV-cupê foi concebido no Brasil e é vendido também para mais de 40 países, incluindo a Europa, onde o modelo é fabricado em Pamplona, na Espanha, com nome de Taigo.
Na linha 2025, o Nivus tem design levemente renovado, com faróis e lanternas com tecnologia de leds.
Continua depois da publicidade
Nas laterais, as novas rodas de 17 polegadas para a versão Highline têm acabamento diamantado e Preto Piano, com o nome do carro nos para-lamas da frente. Atrás, o para-choque ganhou uma linha em destaque e vincos na carroceria e lanternas mais horizontais.
O Nivus tem cinco opções de cores (cinza moonstone, vermelho sunset, cinza platinum, branco cristal e preto ninja) e as novas azul turbo e azul titan, as duas com um tom de azul inédito nos carros da Volkswagen no Brasil.
Para tornar o novo Nivus mais personalizado, o antigo "Pacote Bicolor" foi substituído pelo "Pacote Outfit", com 12 itens próprios para a “top Highline".
Continua depois da publicidade
Com 4,26 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância de entre-eixos, a família do Nivus é empurrada pelo motor 1.0 200 TSI turbo de três cilindros com injeção direta, com até 128 cavalos de potência (com etanol) e 20,4 kgfm de torque (com os dois tipos de combustível), associado ao câmbio automático de 6 marchas da Aisin.
Com esse conjunto, o Nivus pode acelerar de zero a 100 km/h em dez segundos e chegar à velocidade máxima de 189 km/h, com etanol no tanque.
Conforme o Inmetro, o carro tem consumo de 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol na cidade e 14,1 km/l e 9,9 km/l na estrada, respectivamente.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Volkswagen, o Nivus foi aprimorado no quesito segurança com o pacote "ADAS", se juntando ao "ACC" (controle adaptativo de velocidade e distância em relação ao veículo à frente) e aos assistentes de frenagem de emergência e de saída de vaga traseira.
O "ADAS" do SUV mantém o carro na faixa de rodagem, detector de ponto cego com marcação nos retrovisores externos, Travel Assist (contribui para uma condução mais segura em situações de risco) e Park Assist, para manobras de estacionamento paralelas e perpendiculares automáticas.
No interior, os bancos receberam nova textura com costuras redesenhadas e novo acabamento. Nas portas e no painel, o revestimento “soft touch” acompanha as costuras dos bancos em contraste.
Continua depois da publicidade
Segundo a marca alemã, o Nivus traz na linha 2025 um compromisso de inaugurar um novo momento de conexão com o usuário, a partir do novo "VW Play Connect".
O dispositivo, integrado ao modelo desde sua estreia, em 2020, tem central multimídia de 10,1 polegadas, com internet embarcada, tornando o motorista independente de ter de espelhar seu smartphone ou conectá-lo a uma rede de Wi-Fi.
Na linha 2025, o Nivus tem ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro, volante multifuncional revestido em couro e “paddles shifters” para trocas sequenciais, carregador de smartphone por indução e todos os vidros elétricos, sendo os dianteiros com função “one touch”.
Continua depois da publicidade
A Highline soma bancos com revestimento premium e quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas; na Comfortline, é de 8 polegadas.
O carro conta com mais de 15 aplicativos disponíveis na loja online, com Waze e playlists no Spotify.
O "VW Play Connect" é responsável também por compartilhar as informações do veículo diretamente com o app "Meu VW" em sua versão 2.0.
Continua depois da publicidade
São 15 funcionalidades oferecidas, como trancar e destravar o veículo, localização em tempo real, acionamento da buzina e do pisca alerta, modo manobrista, controle de perímetro, restrição de horário de circulação na cidade e gestão da manutenção do carro com mais de 90 alertas de possíveis falhas.
Os clientes que comprarem o novo Nivus no lançamento terão um ano para todas as funções de conectividade e até três gigas gratuitos de internet por mês até junho de 2025 para uso dos aplicativos no "VW Play Connect".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade