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Linha 2024 do Toyota Corolla Cross custa a partir de R$ 158.290

O Toyota Corolla Cross chega à linha 2024 com a condição de automóvel eletrificado mais vendido do Brasil

Gladys Magalhães

10/03/2023 às 10:00

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Na versão híbrida, o Corolla Cross une um motor 1.8 flex de 101 cavalos a dois elétricos com 72 cavalos

Na versão híbrida, o Corolla Cross une um motor 1.8 flex de 101 cavalos a dois elétricos com 72 cavalos | Divulgação

A Toyota do Brasil confirma a chegada da linha 2024 do Corolla Cross. Em suas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid, o utilitário esportivo médio é atualmente líder de vendas entre os veículos eletrificados no país. Disponível também nas configurações com motor a combustão XR, XRE e GR-Sport, o modelo desembarca nas concessionárias com preços a partir de R$ 158.290, na XR. Os valores da gama do modelo se completam com a XRE a R$ 172.690, a GR-Sport a R$ 192.890, a XRV Hybrid a R$ 199.690 e a XRX Hrybrid a R$ 207.790. A linha Corolla Cross 2024 tem as opções de cores Branco Polar, Vermelho Granada, Cinza Granito, Preto Infinito, Prata Lua Nova, Branco Lunar. Já a GR-Sport tem exclusivamente o Preto Infinito, o Branco Lunar Dual Tone e o Vermelho Granada Dual Tone. O Corolla Cross é o único SUV fabricado no Brasil com a opção de motorização híbrida flex, que faz a sinergia entre propulsão elétrica – sem recarga externa – e motor por combustão interna, com possibilidade de usar um combustível renovável de baixa pegada de carbono, o etanol.

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Produzido em Sorocaba (SP), o Corolla Cross foi apresentado em 2021, se tornando em seguida o Toyota mais emplacado do país, superando inclusive o Corolla sedã – no primeiro bimestre deste ano, por exemplo, o SUV teve 5.939 vendas ante as 5.085 do três volumes. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no acumulado de 2022, o modelo foi o décimo quinto carro de passeio mais emplacado do Brasil, com 42.506 unidades. Destas, 12.507 foram das versões híbridas. Com o modelo, a Toyota do Brasil foi capaz de reforçar sua estratégia de crescimento sustentável na América Latina e no Caribe, atendendo 22 países da região, como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Honduras, Nicarágua, Panamá.

Na versão híbrida, o Corolla Cross une um motor 1.8 flex de 101 cavalos a dois elétricos com 72 cavalos - Fotos: Divulgação
Na versão híbrida, o Corolla Cross une um motor 1.8 flex de 101 cavalos a dois elétricos com 72 cavalos - Fotos: Divulgação

Com 4,46 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,62 metro de altura, 2,64 metros de distância de entre-eixos e porta-malas de 440 litros, o SUV que herdou o nome do sedã – o carro mais vendido da história da indústria automotiva mundial – segue como destaque na estratégia de eletrificação da Toyota no Brasil. O Corolla Cross e o sedã, seu companheiro de plataforma, são os únicos modelos híbridos flex do mercado produzidos no país. Conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de eletrificados somou 4.503 unidades vendidas em janeiro deste ano, com os dois híbridos da marca japonesa respondendo por 27,3% desse total.

Seguindo um conceito urbano focado na robustez e elegância, sem perder o conforto, o Corolla Cross híbrido é equipado com um motor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 98 cavalos com gasolina, ambos a 5.200 rotações por minuto, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (com os dois tipos de combustível). O conjunto acrescenta dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cavalos de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo, de acordo com a Toyota, aceleração suave, bom consumo e conforto ao rodar em qualquer tipo de condução. Nas variantes híbridas, o Corolla Cross tem sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em elétrica, alimentando a bateria e oferecendo mais autonomia no modo 100% elétrico. As XR e XRE têm o motor 2.0 Dynamic Force flex de quatro cilindros com 177 cavalos de potência com etanol e 169 cavalos a gasolina – os dois a 6.600 rpm – e torque de 21,4 kgfm independentemente do combustível, entregue aos 4.400 giros. A transmissão é do tipo CVT com simulação de 10 marchas.

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A tecnologia de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) equipa de série todas as versões do Corolla Cross, incluindo o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que utiliza câmera e radar de ondas milimétricas para detectar outros veículos. Com a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos. O sistema detecta ainda pedestres e ciclistas. O TSS soma o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), os faróis altos automáticos e o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), semelhante ao “cruise control”, que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância segura.

O Corolla Cross tem assistente de partida em rampas, rodas de liga leve de 17 polegadas, duas entradas USB traseiras, painel de instrumentos com tela colorida de TFT de 4,2 polegadas e central multimídia Toyota Play de 8 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay por fio. A partir da XRX, o painel de instrumentos tem tela digital de 7 polegadas. O SUV conta com extensa lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança, dando ao modelo a condição de ser um dos automóveis mais completos de sua categoria. Desde a versão de entrada XR, o SUV conta com itens de segurança ativa e passiva desde o ano passado. Todas as configurações são equipadas com ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – como altura, distância e inclinação –, o do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes e direção eletro-assistida progressiva.

A Toyota oferece o Corolla Cross 2024 também para aluguel, por meio da Kinto e de seus serviços “One Personal”, de assinatura de veículos zero-quilômetro, “One Fleet”, focado em gestão de frotas corporativas, e “Share”, para clientes que precisam alugar modelos da marca por horas, dias ou semanas. As diárias do modelo têm preços a partir de R$ 329, com toda a operação feita pelo Kinto Share Latam. No “One Personal”, a assinatura parte de R$ 4.223, já no “One Fleet”, os preços se iniciam em R$ 3.451 por mês.

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