Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Renault Logan 2020 avançou na segurança e no conforto, mas permanece usando tecnologias anacrônicas como o tanquinho de gasolina para a partida a frio e o sistema eletro-hidráulico de assistência à direção. Um moderno sistema de partida que dispense o reservatório adicional de combustível, assim como uma precisa e leve direção com assistência elétrica, equiparariam o Logan à concorrência.
Continua depois da publicidade
Em que pese tais "economias de ousadia", o Logan 2020 mantém os atributos que fazem dele um carro honesto e bom de dirigir. Para os tradicionais clientes do modelo, será necessário se adaptar a sua maior altura em relação ao solo. Especialmente no trânsito urbano, a sensação de olhar os outros carros "de cima para baixo" é notável. A altura é quase a mesma de um Duster, o que transmite ao motorista certa sensação de força e segurança. Um ponto positivo é que a estabilidade e o comportamento dinâmico não se alteraram com a elevação da suspensão. O carro continua contornando bem as curvas, manobrando fácil e rodando macio. Para reforçar a segurança, as versões Zen, Intense e Iconic 1.6 CVT X-Tronic incorporam controle de estabilidade (ESP), dispositivo que ajuda a manter o carro na trajetória mesmo em manobras bruscas.
A transmissão automática CVT chegou em boa hora. Ela não utiliza as clássicas engrenagens e sim um sistema de polias e correias, permite ao motor trabalhar em rotações mais baixas, proporcionando consumo menor e maior conforto acústico. Uma característica negativa do CVT é o comportamento meio letárgico em baixas rotações. Mesmo fazendo mudanças manualmente, o ganho não é tão substancial. Não é nada decepcionante, especialmente considerando a proposta familiar do carro. Mas para extrair uma performance mais consistente do bom motor 1.6 16V, que entrega 118 cavalos de potência e torque de 16 kgfm (etanol), o câmbio manual presta melhor papel. Mesmo com pequenos deslizes, o Renault Logan 2020 é um carro honesto, bem equipado e seguro. Tem bom espaço, desempenho compatível e atende bem às pequenas famílias. Se a traseira tivesse evoluído, poderia até ter ficado um belo sedã.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade