Entre em nosso grupo
2
Automotor
A Land Rover traz para o Brasil o novo Defender 130 com capacidade para até oito pessoas
Continua depois da publicidade
O novo Defender 130 para oito pessoas é equipado com motor 3.0 a diesel com 300 cavalos de potência e sistema híbrido leve | Divulgação
Para se somar aos Defender 90 e 110, a Land Rover anuncia a chegada do novo Defender 130, o veículo mais capaz, sofisticado e espaçoso de todos os tempos já criado pela marca britânica, com um adendo não menos importante: tem lugar para oito pessoas. O modelo – que surgiu originalmente em 1948 – desembarca no Brasil com o preço inicial de R$ 899.950. O novo Defender 130 também apresenta uma série de novidades em seu design exterior e a introdução de novas tecnologias na cabine, equilibrando o conforto exclusivo da linha com a habitual durabilidade e a capacidade do Defender. “Seu espaçoso interior transporta até oito pessoas com um nível de conforto absoluto, permitindo que todos desfrutem de aventuras sofisticadas e incomparáveis ao lado de suas famílias”, explica Tiago Yoshitake, gerente de Produto da Land Rover.
Continua depois da publicidade
Para entregar a melhor performance e suportar todos os desafios a que foi concebido, o Defender 130 é equipado com a motorização a diesel D300 MHEV 3.0 de seis cilindros em linha com 300 cavalos de potência e 65,5 kgfm de torque. O propulsor está combinado com um alternador que tem a capacidade de funcionar como motor elétrico – daí, o MHEV, de veículo híbrido leve. O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lítio de 48 volts. Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no propulsor principal pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2. Segundo a Land Rover, a linha de motores a diesel Ingenium proporciona uma entrega de torque aprimorada, com respostas suaves e uma economia de combustível acentuada. Mesmo sendo um veículo longo, o Defender 130 acelera de zero a 100 km/h em apenas 7,5 segundos.
O novo Defender 130 só tem números superlativos. O SUV tem 5,35 metros de comprimento, 2,008 metros de largura (sem os espelhos), 1,97 metro de altura, 3,02 metros de distância de entre-eixos, 2.664 quilos de peso, 389 litros de capacidade do porta-malas com a configuração para oito lugares, 1.329 litros com a terceira fileira de bancos dobrada, 2.516 litros com as duas fileiras para três pessoas, cada, rebatidas (tornando o veículo em uma legítima cama de casal atrás do motorista e do carona, por exemplo), três toneladas como peso de reboque e capacidade de vencer trechos alagados de até 90 centímetros. A lendária marca britânica qualifica a chegada do novo Defender 130 como um novo capítulo para a Land Rover no Brasil. Seu design moderno e luxuoso é complementado por uma nova e exclusiva paleta de cores, como a bela opção em Vermelho Sedona, que confere ao veículo um visual robusto e dinâmico. No capô, há detalhes contrastantes na cor preta com acabamentos em preto high-gloss.
Disponível no Brasil na versão X, o veículo oferece uma série de soluções de conveniência aos ocupantes, com atenção especial para cada passageiro. A Land Rover garante que o Defender 130 tem praticidade e acesso sem esforço à terceira fileira de bancos. A cabine traz novas opções de cores e materiais, e mantém todas as tecnologias conectadas e um inovador sistema de chassi mostrados na quinta e atual geração do modelo – vinda em 2021 –, incluindo uma nova tela sensível ao toque Pivi Pro de 11,4 polegadas, suspensão a ar eletrônica e purificação de ar da cabine pelo sistema Cabin Air Purification Plus –, com o objetivo de entregar versatilidade e conforto para enfrentar o off-road mais severo.
Continua depois da publicidade
Entre os itens de série, destacam-se a suspensão a ar, o Terrain Response 2 configurável, os faróis matrix-led, as rodas aro 20 (com opção de aro 22) e pneus off-road all-terrain, para maior aderência em terrenos escorregadios. Nas tecnologias exclusivas de assistência ao motorista, há o retrovisor com sistema Clearsight Mirror, o sensor de profundidade e a função capô transparente, que entrega uma vista da parte de baixo do veículo por meio de uma câmera com imagens de alta definição da parte sob o motor com filmagem em tempo real. Esse quesito é importante em terrenos muito complicados, esburacados, escuros e rochosos de off-road. Nos itens de conforto, o Defender 130 acrescenta o sistema premium de luzes da cabine dando a possibilidade de uma ampla personalização ao veículo, aliado ao sistema de som Meridian Surround, já conhecido da linha Land Rover, o carregador de celular por indução, o console central com refrigeração e o controle de cruzeiro adaptativo.
Toda a linha Defender 130 é equipada de série com o sistema Intelligent All-Wheel Drive (iAWD) da Land Rover e a transmissão automática ZF de 8 marchas. A tecnologia iAWD gerencia o “powertrain” e a distribuição de energia entre os eixos, aumentando a eficiência na estrada e a capacidade no off-road. O Defende 130 tem ainda suspensão eletrônica a ar com Adaptive Dynamics, que permite até 43 centímetros de articulação, com 7,5 centímetros de elevação adicional na frente e atrás para enfrentar obstáculos e auxiliar na hora de frear. As bases para a capacidade do Defender são reforçadas pela arquitetura D7x intensiva em alumínio. Com uma rigidez torcional de 25 kNm/grau, o Defender 130 é três vezes mais rígido do que os veículos tradicionais, possibilitando a base para a suspensão a ar totalmente independente. Para rebocar, o SUV da Land Rover tem um engate ajustado com o sistema de suspensão eletrônica, com controle por meio de um painel interruptor dentro da tampa traseira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade