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Automotor
Kardian reforça a presença da Renault no Brasil, começando pelo valorizado segmento de utilitários esportivos compactos; saiba mais sobre o novo SUV
21/03/2024 às 13:50
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O Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque | Divulgação
Em 2024, dos 20 automóveis mais vendidos no Brasil, nove são utilitários esportivos. Qualquer marca que pretenda crescer no mercado nacional precisa ter pelo menos um SUV competitivo. O Kardian, que teve sua apresentação mundial no Rio de Janeiro em outubro do ano passado, chega agora ao mercado brasileiro para cumprir a missão de aumentar o volume de vendas da Renault.
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O novo SUV é feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR), de onde será exportado para onze países latino-americanos – posteriormente, será produzido também em Casablanca, no Marrocos, para abastecer outros mercados.
O modelo inaugura uma nova plataforma versátil, a Renault Group Modular Platform (RGMP), que atende aos segmentos B, C e LCV. Trata-se de uma arquitetura desenvolvida a partir do zero, sem ligação com a subsidiária romena Dacia, da qual foram originados os atuais Stepway, Logan e Duster comercializados no Brasil.
Com 4,12 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos, o Kardian tem porte próximo ao do Stepway. A frente exibe a nova identidade da Renault, com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa.
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Na série especial Première Edition, a versão mais equipada, a grade tem desenhos de vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano ao fundo. A assinatura luminosa frontal apresenta dois módulos de cada lado. O superior tem uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de leds –, criando um efeito esculpido.
O inferior tem faróis full-led. Os auxiliares de neblina ficam isolados na parte baixa do para-choque. As características dos SUVs são explicitadas no capô horizontal esculpido, no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados e pelas barras de teto – montadas no sentido longitudinal mas podem ser transformadas em transversais. Essas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são pintadas em cinza metálico, o mesmo tom dos protetores dianteiro e traseiro do cárter. A parte de trás conta com assinatura luminosa com as lanternas em formato de “C”. O porta-malas leva até 358 litros.
Em todas as versões, o Kardian traz o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque. Trabalha associado a um câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch), que é produzido na China pela multinacional canadense Magna International e atende pelo código interno DW23 – um conjunto mecânico inédito na América Latina.
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Segundo a Renault, o sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens. As marchas também podem ser trocadas manualmente em paletas atrás do volante.
O modelo chega nas configurações Evolution, por R$ 112.790, e Techno, por R$ 122.990, além da série de lançamento Première Edition, por R$ 132.790.
O Kardian será comercializado em cinco tons de carroceria: Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e o inédito Laranja Energie (a do modelo testado), com teto preto em dois tons.
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A Evolution já traz de fábrica seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controlador e limitador de velocidade, assistente de partida, sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, cluster digital de 7 polegadas, câmbio “e-shifter”, “paddles shifters”, multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio, ar-condicionado digital com função auto, faróis e assinatura luminosa 100% em leds, barras de teto funcionais e modulares em preto, roda “flexwheel” biton de 16 polegadas e start&stop.
A Techno, além das características da Evolution, acrescenta frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painéis e volante com acabamento em revestimento premium, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas biton, chave presencial do tipo cartão e acesso “hands-free”, partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro, seis alto-falantes e opcional de teto biton em Preto Nacré.
A “top” Première Edition soma à Techno controle de velocidade adaptativo, câmera Multiview, alertas de ponto cego e de distância segura, sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina em leds, Multi-Sense com modos de condução “Eco”, “Sport” e “My Sense” (personalizável), “ambient lighting” (iluminação personalizável do interior), carregador de smartphone por indução, roda de liga leve 17 polegadas diamantadas e escurecidas, antena “shark”, badge lateral “Première Edition” e grade frontal em preto brilhante.
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A Première Edition em breve dará lugar a uma futura versão topo de linha, que pode manter a denominação Iconic adotada em outros modelos da Renault.
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