A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Kardian: Conheça o novo utilitário esportivo compacto da Renault

Kardian reforça a presença da Renault no Brasil, começando pelo valorizado segmento de utilitários esportivos compactos; saiba mais sobre o novo SUV

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque

O Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque | Divulgação

Em 2024, dos 20 automóveis mais vendidos no Brasil, nove são utilitários esportivos. Qualquer marca que pretenda crescer no mercado nacional precisa ter pelo menos um SUV competitivo. O Kardian, que teve sua apresentação mundial no Rio de Janeiro em outubro do ano passado, chega agora ao mercado brasileiro para cumprir a missão de aumentar o volume de vendas da Renault.

Continua depois da publicidade

Como é feito o novo Kardian?

O novo SUV é feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR), de onde será exportado para onze países latino-americanos – posteriormente, será produzido também em Casablanca, no Marrocos, para abastecer outros mercados.

O modelo inaugura uma nova plataforma versátil, a Renault Group Modular Platform (RGMP), que atende aos segmentos B, C e LCV. Trata-se de uma arquitetura desenvolvida a partir do zero, sem ligação com a subsidiária romena Dacia, da qual foram originados os atuais Stepway, Logan e Duster comercializados no Brasil.

O Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torqueO Kardian traz um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque / Divulgação

Quais as especificações do SUV?

Com 4,12 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos, o Kardian tem porte próximo ao do Stepway. A frente exibe a nova identidade da Renault, com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa.

Continua depois da publicidade

Na série especial Première Edition, a versão mais equipada, a grade tem desenhos de vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano ao fundo. A assinatura luminosa frontal apresenta dois módulos de cada lado. O superior tem uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de leds –, criando um efeito esculpido.

O inferior tem faróis full-led. Os auxiliares de neblina ficam isolados na parte baixa do para-choque. As características dos SUVs são explicitadas no capô horizontal esculpido, no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados e pelas barras de teto – montadas no sentido longitudinal mas podem ser transformadas em transversais. Essas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são pintadas em cinza metálico, o mesmo tom dos protetores dianteiro e traseiro do cárter. A parte de trás conta com assinatura luminosa com as lanternas em formato de “C”. O porta-malas leva até 358 litros.

Em todas as versões, o Kardian traz o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque. Trabalha associado a um câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch), que é produzido na China pela multinacional canadense Magna International e atende pelo código interno DW23 – um conjunto mecânico inédito na América Latina.

Continua depois da publicidade

Segundo a Renault, o sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens. As marchas também podem ser trocadas manualmente em paletas atrás do volante.

Quais configurações do modelo vão chegar ao Brasil?

O modelo chega nas configurações Evolution, por R$ 112.790, e Techno, por R$ 122.990, além da série de lançamento Première Edition, por R$ 132.790. 

O Kardian será comercializado em cinco tons de carroceria: Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e o inédito Laranja Energie (a do modelo testado), com teto preto em dois tons. 

Continua depois da publicidade

Evolution

A Evolution já traz de fábrica seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controlador e limitador de velocidade, assistente de partida, sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, cluster digital de 7 polegadas, câmbio “e-shifter”, “paddles shifters”, multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio, ar-condicionado digital com função auto, faróis e assinatura luminosa 100% em leds, barras de teto funcionais e modulares em preto, roda “flexwheel” biton de 16 polegadas e start&stop.

Techno

A Techno, além das características da Evolution, acrescenta frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painéis e volante com acabamento em revestimento premium, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas biton, chave presencial do tipo cartão e acesso “hands-free”, partida remota do motor, saídas USB-C para o banco traseiro, seis alto-falantes e opcional de teto biton em Preto Nacré. 

Première Edition

A “top” Première Edition soma à Techno controle de velocidade adaptativo, câmera Multiview, alertas de ponto cego e de distância segura, sensores de estacionamento frontal, faróis de neblina em leds, Multi-Sense com modos de condução “Eco”, “Sport” e “My Sense” (personalizável), “ambient lighting” (iluminação personalizável do interior), carregador de smartphone por indução, roda de liga leve 17 polegadas diamantadas e escurecidas, antena “shark”, badge lateral “Première Edition” e grade frontal em preto brilhante.

Continua depois da publicidade

A Première Edition em breve dará lugar a uma futura versão topo de linha, que pode manter a denominação Iconic adotada em outros modelos da Renault.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados