Entre em nosso grupo
2
Automotor
Um dos SUVs mais vendidos do país e queridinho dos motoristas pode virar uma dor de cabeça
Continua depois da publicidade
Campeão de vendas pode apresentar um problema sério | Divulgação/Jeep
Desde que chegou ao Brasil em 2016 em versão nacional, o Jeep Compass se tornou um dos queridinhos dos motoristas brasileiros. Há sete anos é a SUV médio mais vendido do País, sendo, duas vezes, o primeiro em venda entre todas as SUVs.
Continua depois da publicidade
Além de chegar em um momento em que esse tipo de veículos começava a se popularizar, há outros fatores que contribuíram para o sucesso do Compass, como o espaço, a dinâmica, o estilo e o custo-benefício. Inclusive, ele já tem nova linha disponível.
E olha que seu consumo de combustível sempre foi visto como um problema. Mas nada que atrapalhasse suas vendas e popularidade.
Porém, muita gente já teve dores de cabeça com o veículo da Jeep, por alguns motivos. O principal deles é um problema com o trocador de calor do sistema de transmissão, responsável por regular a temperatura do fluido da transmissão, evitando que ele superaqueça, comprometendo a lubrificação e o sistema.
Continua depois da publicidade
Basta procurar pela internet ou em grupos de discussão de proprietários para encontrar milhares de relatos de problema com o trocador de calor.
A queixa mais comum é de que ele “fure”, deixando vazar óleo para o sistema de arrefecimento e, ainda mais grave, água para o sistema de câmbio automático, o que pode destruir o câmbio. Há quem chame de problema crônico do Jeep Compass e culpe a má qualidade da peça.
Mas nem todos concordam. Fabiano Cardoso Ciecielski, do canal de Youtube Oficina Motor Tech, defende que o problema não está no trocador de calor. Ele diz que o vazamento ocorre por uma corrosão, devido a uma condução elétrica do fluído do sistema de arrefecimento.
Continua depois da publicidade
Isso pode ocorrer, segundo ele, por aditivo de má qualidade no radiador ou falta dele, com sistema completado só com água. Para resolver o problema, explica Ciecielski, é necessário o uso do aditivo correto e indicado, já diluído ou com água desmineralizada. Cuidando com isso e fazendo de forma correta a manutenção do carro, seu Jeep Compass deverá estar livre deste problema.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade