Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tudo no Jetta GLI é feito para impressionar. E, de fato, muita coisa impressiona mesmo. Para começar, basta apertar o botão de partida e um ronco encorpado domina o ambiente. No console central, o motorista pode escolher entre quatro personalidades (Eco, Normal, Sport e Individual). É evidente que a tendência de quem testa é optar pela configuração mais esportiva - com isso, a direção fica mais firme e as trocas de marchas se tornam mais rápidas. Só que o consumo sobe de forma igualmente veloz. Quando se está com pouco combustível, a opção Eco é mais prudente e fortemente recomendável. Graças ao "powertrain" vigoroso e aos quatro modos de direção, torna-se divertido fazer o Jetta GLI deixar de ser sedã familiar e se tornar um furioso esportivo em instantes, embora o modelo apresente algum "turbo lag" - o turbocompressor às vezes demora a entrar em ação. Porém, sobra força sempre. Afinal, o motor 2.0 350 TSI entrega 80 cavalos a mais do que os 1.4 250 TSI das demais versões.
Continua depois da publicidade
A suspensão traseira independente multilink torna o desempenho em curvas de alta velocidade bem mais confiável, embora de um jeito mais suave em relação ao Golf GTI, que utiliza conjunto suspensivo traseiro similar. No limite, a tendência é sair de dianteira nas curvas. Em mudanças bruscas de direção, a traseira pode oscilar um pouco. Em ambos os casos, são sempre situações facilmente controláveis e que só surgem realmente acima das velocidades recomendáveis. A direção é corretamente progressiva, firme e direta nas velocidades mais elevadas e bastante suave nas manobras de estacionamento. O câmbio de dupla embreagem amplia a agilidade e permite ao sedã alcançar os 100 km/h em pouco mais de 6,5 segundos. E é possível ultrapassar os 200 km/h com um conforto a bordo que outros sedãs não entregam aos 100 km/h. Em resumo, o Jetta GLI é um sedã surpreendente e empolgante, bem gostoso de se dirigir. Um daqueles veículos capazes de conquistar paixões entre quem aprecia pisar forte no acelerador.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade