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Automotor
Nem todo Gol foi um golaço: relembre o modelo que ninguém quis
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Lembra desse Gol? Nem todos gostaram | Divulgação/Volkswagen
O Volkswagen Gol é um dos maiores ícones da indústria automotiva brasileira. Ao longo de seus 42 anos de história, foram mais de 8,5 milhões de unidades vendidas, garantindo sua posição de líder absoluto no mercado por impressionantes 26 anos consecutivos, entre 1987 e 2013.
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O carro conquistou os brasileiros pelo excelente custo-benefício, desempenho confiável, preço competitivo e fama de ser indestrutível. Mesmo após sair de linha em dezembro de 2022, o Gol segue entre os modelos mais procurados no mercado de usados, com boas unidades vendidas por cerca de R$ 30 mil.
Mas nem todas as versões desse clássico foram bem recebidas pelo público. Uma delas, lançada no ano 2000 com uma proposta ousada, fracassou tanto que saiu de linha poucos anos depois.
No início dos anos 2000, a Volkswagen decidiu inovar e lançou o primeiro motor 1.0 turbo do Brasil. A novidade equipava tanto o Gol quanto a Parati, trazendo 16 válvulas e potência de 112 cv — números impressionantes para a época. A ideia era simples: oferecer um carro pequeno com ótimo desempenho e baixo consumo.
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No entanto, o Gol Turbo não conquistou o público. Naquela época, os motoristas brasileiros ainda desconfiavam da tecnologia turbo, preferindo os tradicionais motores aspirados, considerados mais confiáveis e fáceis de manter. Além disso, os motores 16V também não eram bem aceitos, pois exigiam mais cuidados e manutenção adequada.
Para piorar, relatos de desgaste precoce no eixo de comando de válvulas começaram a surgir, agravando ainda mais a desconfiança. Muitos proprietários não seguiam corretamente os cuidados necessários, o que levava a problemas mecânicos frequentes.
O resultado? Baixas vendas, má reputação e uma despedida precoce: em 2003, o Gol Turbo saiu de linha, deixando a Volkswagen sem um modelo 1.0 turbinado por anos.
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Curiosamente, o tempo mostrou que a montadora estava à frente de seu tempo. Hoje, os motores 1.0 turbo dominam o mercado e equipam modelos populares como Fiat Strada, Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Mas, naquela época, o público ainda não estava pronto para essa inovação.
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