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Carro mais vendido da história do Brasil já teve versão que fracassou

Durante décadas de reinado, nem todos os modelos foram sucesso de vendas

Adriano Assis

29/01/2025 às 21:05  atualizado em 29/01/2025 às 21:15

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Inovação para a época não caiu no gosto dos motoristas

Inovação para a época não caiu no gosto dos motoristas | Divulgação/Volkswagen

O mercado automotivo brasileiro coleciona história de sucessos e fracassos. Mas mesmo grandes campeões de vendas, tiveram versões que não caíram no gosto dos motoristas ou viraram dor de cabeça para as montadoras.

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Se no mundo, o automóvel mais vendido da história é um carro japonês, no Brasil o campeão carrega símbolo alemão. O Volkswagen Gol vendeu 8,5 milhões de unidades ao longo dos seus 42 anos de história.

Ocupou a primeira colocação em vendas de 1987 até 2013, um domínio de 26 anos consecutivos. O gol surgiu antes mesmo da febre dos carros populares, mergulhou nesta era e sobreviveu após o fim desta fase.

Entre os motivos do sucesso do carro está o excelente custo-benefício, bom desempenho, preço competitivo e fama de barato e indestrutível.

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Apesar de ter saído de linha em dezembro de 2022, continua entre os mais vendidos no mercado de usados. Tem boas unidades vendidas por cerca de R$ 30 mil. Mas nem todas as versões deste clássico foram bem recebidas pelo público.

O Gol rejeitado

No ano 2000, a Volkswagen inovou e trouxe para o mercado o primeiro motor 1.0 turbo. Ele vinha equipado no Gol e na Parati, tinha 16 válvulas e potência de 112vc. A aposta era oferecer ótimo desempenho e baixo consumo. 

Porém, o sucesso não veio. O público ficou desconfiado com o motor turbo e também não parecia se empolgar com os 16V. Houve resistência de trocar o confiável e popular motor aspirado pela novidade.

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Alguns motoristas que compraram passaram a relatar problemas. O principal foi o eixo de comando de válvulas que apresentava desgaste precoce. O costume da época de não levar manutenção muito a sério também contribuíam para problemas.

A má fama pegou, as vendas não foram boas, e o Gol Turbo saiu de linha em 2003. O mercado demorou a anunciar motores 1.0 turbo novamente e, hoje, eles dominam as vendas, equipando veículos como Fiat Strada, Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

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