A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

'Ford F-150' chega com atualizações no design, na tecnologia e nos equipamentos; confira

Líder de vendas nos Estados Unidos, a 'Ford F-150' é a picape mais vendida do mercado norte-americano há 47 anos

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Focado no topo da pirâmide do agronegócio brasileiro, o modelo passou a ser oferecido nas configurações 'Lariat' e 'Lariat Black'

Focado no topo da pirâmide do agronegócio brasileiro, o modelo passou a ser oferecido nas configurações 'Lariat' e 'Lariat Black' | Divulgação

Em sua décima quarta geração, a "Ford F-150" é a picape mais vendida do mercado norte-americano há 47 anos e, nos últimos 42, lidera também o ranking geral de vendas de veículos automotivos nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Em maio do ano passado, a picape grande foi lançada no Brasil e, há três meses, entrou em pré-venda a versão atualizada, apresentada em junho no mercado norte-americano.

A atualização chega agora às concessionárias e traz aprimoramentos no design, na tecnologia e nos equipamentos.

Focado no topo da pirâmide do agronegócio brasileiro, o modelo passou a ser oferecido nas configurações "Lariat" e "Lariat Black", ambas pelo preço de R$ 519.990 – o mesmo cobrado no modelo anterior "Platinum". "A Lariat", de perfil mais clássico, vem com acabamentos externos cromados.

Continua depois da publicidade

Importada dos Estados Unidos, a 'F-150' passa a oferecer cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem, antes, eram três anos. Foto: Divulgação
Importada dos Estados Unidos, a 'F-150' passa a oferecer cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem, antes, eram três anos. Foto: Divulgação
Nas duas versões, a 'F-150' preservou as medidas: 5,88 metros de comprimento  53 centímetros a mais que a 'Ranger' , 2,09 metros de largura (2,43 metros com os espelhos), 1,96 metro de altura e 3,69 metros de entre-eixos, com 23,8 centímetros de vão livre em relação ao solo. Foto: Divulgação
Nas duas versões, a 'F-150' preservou as medidas: 5,88 metros de comprimento 53 centímetros a mais que a 'Ranger' , 2,09 metros de largura (2,43 metros com os espelhos), 1,96 metro de altura e 3,69 metros de entre-eixos, com 23,8 centímetros de vão livre em relação ao solo. Foto: Divulgação
A caçamba tem 1,70 metro de comprimento e 1,52 metro de largura, com 53 centímetros de profundidade  permite levar até 1.370 litros e 681 quilos. A nova frente traz faróis com luzes de assinatura em formato de 'F' (de Ford) estilizado. Foto: Divulgação
A caçamba tem 1,70 metro de comprimento e 1,52 metro de largura, com 53 centímetros de profundidade permite levar até 1.370 litros e 681 quilos. A nova frente traz faróis com luzes de assinatura em formato de 'F' (de Ford) estilizado. Foto: Divulgação
O interior da nova 'F-150' ganhou novos acabamentos e um head-up display para projetar informações para o motorista no para-brisa  que, de acordo com a Ford, tem a melhor definição de imagem da categoria. Foto: Divulgação
O interior da nova 'F-150' ganhou novos acabamentos e um head-up display para projetar informações para o motorista no para-brisa que, de acordo com a Ford, tem a melhor definição de imagem da categoria. Foto: Divulgação
Não houve mudanças no 'powertrain'  que é o mesmo do cupê 'Mustang'. O motor 'Coyote 5,0 litros V8' a gasolina, com 405 cavalos e torque de 56,7 kgfm, é sempre associado a uma transmissão automática de 10 marchas com opção de trocas manuais. Segundo a Ford, a F-150 acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos. Foto: Divulgação
Não houve mudanças no 'powertrain' que é o mesmo do cupê 'Mustang'. O motor 'Coyote 5,0 litros V8' a gasolina, com 405 cavalos e torque de 56,7 kgfm, é sempre associado a uma transmissão automática de 10 marchas com opção de trocas manuais. Segundo a Ford, a F-150 acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos. Foto: Divulgação

Já a "Lariat Black", como o nome indica, traz as mesmas peças em preto brilhante, com um apelo mais aventureiro. Ambas são topo de linha, com motor "V8" e completas, diferenciadas somente no estilo de acabamento.

Importada dos Estados Unidos, a "F-150" passa a oferecer cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem, antes, eram três anos.

Nas duas versões, a "F-150" preservou as medidas: 5,88 metros de comprimento – 53 centímetros a mais que a "Ranger" –, 2,09 metros de largura (2,43 metros com os espelhos), 1,96 metro de altura e 3,69 metros de entre-eixos, com 23,8 centímetros de vão livre em relação ao solo.

Continua depois da publicidade

A caçamba tem 1,70 metro de comprimento e 1,52 metro de largura, com 53 centímetros de profundidade – permite levar até 1.370 litros e 681 quilos. A nova frente traz faróis com luzes de assinatura em formato de “F” (de Ford) estilizado.

A grade com duas barras horizontais tem acabamento cromado na "Lariat" e em preto brilhante na "Lariat Black", um padrão que se repete nos retrovisores, nas maçanetas e nas novas rodas de 20 polegadas. Já os para-choques são cromados na "Lariat" e na cor da carroceria na Black. 

A "F-150" é o primeiro modelo a exibir o novo logotipo da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, tem fundo azul na "Lariat" e em preto na "Black." As novas lanternas seguem o grafismo dos faróis.

Continua depois da publicidade

Outra novidade é a tampa da caçamba "Pro Access", que pode ser aberta tanto da forma tradicional quanto lateralmente. Com um novo degrau embutido no para-choque, ela torna o acesso ao compartimento de carga mais simplificado.

A nova F-150 está disponível em seis cores: "Vermelho Zadar", "Cinza Torres", "Cinza Avalanche", "Preto Vesúvio", "Branco Nur" e "Azul Mônaco". 

Não houve mudanças no “powertrain” – que é o mesmo do cupê "Mustang". O motor "Coyote 5,0 litros V8" a gasolina, com 405 cavalos e torque de 56,7 kgfm, é sempre associado a uma transmissão automática de 10 marchas com opção de trocas manuais. Segundo a Ford, a F-150 acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos.

Continua depois da publicidade

O sistema start-stop desliga o motor nas paradas durante o trânsito e religa automaticamente quando o motorista solta o freio.

O modelo oferece trações "4x2", "4x4 Low", "4x4 High" e "4x4" automática. São sete modos de condução (“Normal”, “Eco”, “Esportivo”, “Escorregadio”, “Lama/Terra”, “Rocha/Avanço Lento” e “Rebocar/Transportar”). 

Com suspensão independente “double wishbone” na dianteira e eixo rígido com feixes de molas na traseira, a "F-150" traz de série o pacote off-road FX4, composto por protetores metálicos, suspensão com tunagem especial para fora-de-estrada e tanque estendido de 136 litros para uma autonomia de mais de mil quilômetros.

Continua depois da publicidade

O engate de reboque, com capacidade de 3.492 quilos, já vem com preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o assistente de reboque "Pro Trailer".

A nova "F-150" pode ser personalizada com uma linha de acessórios originais, composta por itens como santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler da cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.

A segurança da picape é reforçada pelos oito airbags – frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e carona –, piloto automático adaptativo com stop&go, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistentes autônomo de frenagem com detecção de pedestres, de manobras evasivas, de descida e de cruzamentos, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e farol alto automático. 

Continua depois da publicidade

Experiência a bordo

Dimensões do conforto

Como a visão externa já permite concluir, por dentro, a cabine da "F-150" é enorme. O ambiente oferece amplos espaços e conforto de sobra para motorista e quatro passageiros. Atrás, o assoalho reto otimiza a área para as pernas.

Os estribos retráteis e as alças ajudam na tarefa de embarcar em um modelo tão alto. Há ajustes elétricos para a altura dos pedais, para altura e profundidade do volante e para os bancos elétricos, com dez posições para o motorista (com memória) e oito para o carona. 

Continua depois da publicidade

O interior da nova "F-150" ganhou novos acabamentos e um head-up display para projetar informações para o motorista no para-brisa – que, de acordo com a Ford, tem a melhor definição de imagem da categoria.

O painel ganhou um novo formato que conecta o painel de instrumentos e a central multimídia, ambos com tela de 12 polegadas.

A cor preta predominante é combinada com itens cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na "Lariat" e cromados acetinados e detalhes em cinza na "Black".

Continua depois da publicidade

A iluminação externa de 360 graus tem luzes que podem ser acionadas por zona em diferentes situações. A manopla do câmbio rebatível permite transformar o console em uma mesa de apoio para equipamentos como laptops.

A central multimídia "Sync 4" com tela de 12 polegadas tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e acesso a vários recursos, como os assistentes de segurança e o manual do proprietário digital.

A picape vem equipada ainda com câmera de 360 graus, ajuste elétrico com memória dos bancos, do volante e dos pedais, sistema de som premium da marca dinamarquesa "Bang & Olufsen" com 14 alto-falantes e um longo compartimento de 55 litros com chave sob todo o banco traseiro (dá para abrigar um rifle de caça).

Continua depois da publicidade

Na caçamba, a nova tampa "Pro Access" pode ser aberta tanto da forma tradicional quanto lateralmente. O aplicativo "Fordpass Connect" disponibiliza funções como fechamento e destravamento remoto, partida também remota com climatização, pressão dos pneus e sistema de localização.

Primeiras impressões

Elegância em estado bruto

Itatiba/SP - Mais do que gerar faturamento, a "F-150" é um produto estratégico na trajetória de resgate da imagem da Ford no Brasil, abalada pela decisão de fechar suas fábricas no país, no início de 2021.

De lá para cá, a marca passou a atender ao mercado brasileiro com a importação de produtos de maior valor agregado, decisão que ajudou a recuperar uma lucratividade inexistente nos tempos em que fabricava os compactos "Ka" e "EcoSport" em Camaçari, na Bahia. E a aposta – literalmente – mais vistosa da Ford foi no apetitoso segmento de picapes “full size”. 

O teste com a nova "F-150" partiu da sede da Ford na Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo, com destino final na Fazenda Dona Carolina, na cidade de Itatiba, em um percurso com cerca de 150 quilômetros.

Circulando entre os entre compactos predominantes nas grandes cidades brasileiras, a "F-150" parece um tanto hiperdimensionada.

Os ângulos necessários para se fazer as curvas têm de ser recalculados em meio aos engarrafamentos cotidianos. Achar uma vaga requer paciência, mas o sistema de câmeras e sensores de estacionamento ajudam.

Com o auxílio da eletrônica, a “picapona” se revela amigável – e o fato de os outros carros tenderem a abrir espaço para um veículo do porte da "F-150" também ajuda a tornar a convivência mais amistosa.

Na estrada, a "F-150" fica bem mais à vontade. As respostas do conjunto motor/câmbio são tão elegantes e o nível de trepidação é tão baixo que nem parecem ser de uma picape.

Nas ultrapassagens, a potência de 405 cavalos e o torque de 56,7 kgfm mostram a que vieram – basta pisar para "V8" da "F-150" acelerar de forma quase lépida, apesar dos 2.517 quilos da picape.

De acordo com a Ford, a "F-150" faz de zero a 100 km/h em 7,1 segundos.

O ronco grave do motor "V8" reforça a vontade de acelerar. O câmbio permite trocas manuais por botões na alavanca – não há “paddles shifters” no volante, que tornariam a tarefa mais lúdica. Mesmo com a caçamba vazia, a picape se comporta com agilidade e muita estabilidade nos trechos sinuosos.

Além dos modos de condução mais funcionais no asfalto – “Normal”, “Eco”, “Esportivo” e “Escorregadio” – e dos vários sistemas de assistência ao motorista (ADAS), a segurança é reforçada pelos controles de rolagem, de estabilidade, de tração e de descida.

Os freios respondem sempre com eficiência – algo fundamental em um modelo tão forte e pesado. Contudo, apesar das tecnologias, é sempre recomendável reservar um espaço adicional para as frenagens. 

Ficha Técnica
Ford F-150 Lariat

Motor: Coyote 5,0 litros V8 a gasolina
Potência: 405 cavalos a 6 mil rpm
Torque: 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Transmissão: automática de 10 velocidades
Tração: integral de duas velocidades AWD com travamento mecânico 4WD. Diferencial traseiro blocante eletrônico e modos de condução selecionáveis
Carroceria: picape grande de cabine dupla com cinco lugares e quatro portas
Dimensões: comprimento de 5,88 metros, largura de 2,43 metros (com espelhos) e 2,09 metros (com espelhos dobrados), altura de 1,96 metro (até a base da antena) e 3,69 metros de entre-eixos 
Peso em ordem de marcha: 2.517 quilos
Capacidade da caçamba: 1.370 litros
Capacidade de carga: 681 quilos
Tanque de combustível: 136 litros
Preço: R$ 519.990

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados