Entre em nosso grupo
2
Automotor
A Jaguar apresenta para o mercado brasileiro o I-Pace, seu 1º modelo 100% elétrico
Continua depois da publicidade
O estilo foi inspirado no C-X75, com rodas de 20 polegadas | /Antônio de Sousa Pereira/Absolute Motors
O I-Pace, o primeiro carro 100% elétrico da Jaguar, acaba de desembarcar no Brasil, por preços a partir de R$ 437 mil. As primeiras unidades que chegaram ao País contam com um pacote de opcionais que inclui teto panorâmico fixo, rodas em aro 20 e smartphone pack - permite a sincronização de alguns aplicativos do celular com o veículo. Com esse pacote, o modelo custa R$ 449.190. O I-Pace é considerado como o lançamento mais significativo da história recente da marca britânica e traz uma ambiciosa missão de ser referência em veículos elétricos. O carro conquistou de uma só vez três categorias do "Word Car Awards", como o "Melhor Carro Mundial", o "Melhor Carro Verde" e o "Melhor Design".
Continua depois da publicidade
Desenvolvido inteiramente no Reino Unido, o I-Pace é produzido na fábrica de última geração da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, em parceria com a Magna Steyr. Em versão única no Brasil, a EV400 AWD SE, o modelo é equipado com dois motores elétricos idênticos com um total de quatrocentos cavalos de potência (duzentos em cada um), torque combinado de 71 kgfm e bateria de 90 kW, com autonomia, conforme a Jaguar, de 450 quilômetros com uma única carga.
Para receber o I-Pace e oferecer a melhor estrutura de pós-venda aos clientes do modelo, a rede de concessionárias Jaguar Land Rover de todo o Brasil está sendo devidamente preparada. Uma série de programas de treinamento voltados a todos os seus empregados, desde vendedores até os técnicos de oficina, estão sendo promovidos pela fabricante. Além disso, as concessionárias terão toda a estrutura física necessária para receber o modelo, incluindo uma unidade de carregamento de 7 kW. "O I-Pace é um verdadeiro Jaguar, ao oferecer uma experiência de condução extremamente esportiva. Seu sistema de tração integral oferece aceleração instantânea em todos os tipos e condições de terrenos", afirma Mike Cross, engenheiro-chefe da Jaguar.
Comandada por Ian Callum, a equipe de designers criou o I-Pace como um SUV de proporções imponentes e silhueta marcante, remetendo a um cupê. O estilo foi inspirado no superesportivo C-X75, com linhas agressivas e rodas de 20 polegadas. O capô baixo, o teto de alta fluidez aerodinâmica e a traseira mais quadrada garantem ao I-Pace um coeficiente de arrasto de apenas 0,29. A grade dianteira assume um papel aerodinâmico importante ao canalizar o fluxo de ar para as linhas do capô e para a parte inferior do para-brisa, ajudando ainda no resfriamento da bateria. Em velocidades acima de 105 km/h, o I-Pace é rebaixado em 10 milímetros, também colaborando para a eficiência aerodinâmica.
Continua depois da publicidade
Para confirmar uma das principais características dos carros produzidos pela Jaguar, o I-Pace é um dos modelos mais seguros da atualidade. O veículo alcançou uma classificação de cinco estrelas nos testes da Euro NCAP, no qual marcou 91% de segurança na proteção de adultos e de 81%, para crianças.
Para os testes de impacto das barreiras e das colunas laterais mais severas, obteve pontuação máxima.
O I-Pace é o décimo modelo seguido da fabricante britânica a receber as cinco estrelas e oferece avançadas tecnologias de segurança para proteger os usuários e pedestres, como o capô destacável, a frenagem autônoma de emergência com detecção de pessoas a pé e ciclistas e o sistema de alerta audível de veículos para avisar que o carro está se aproximando, pois o motor elétrico não emite ruídos. O som pode ser ouvido a velocidades de até 20 km/h e excede o mínimo de 56dB. O sistema foi testado em conjunto com membros da instituição Guide Dogs for the Blind, principal ONG do Reino Unido para pessoas afetadas por perda de visão. (Daniel Dias/Agência AutoMotrix)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade