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Automotor
Produção de motocicletas no Brasil deve ultrapassar 1,8 milhão de unidades em 2025, e Abraciclo projeta crescimento de 7,5% na comparação com o ano passado
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Fábrica da Yamaha no Polo Industrial de Manaus | Divulgação
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus, está entre as seis maiores do mundo.
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A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) estima que as fábricas localizadas em Manaus deverão produzir 1,88 milhão de motocicletas em 2025, com crescimento de 7,5% na comparação com as 1.748.317 unidades fabricadas no ano passado.
No varejo, a perspectiva é que sejam emplacadas 2,02 milhões de motocicletas, alta de 7,7% em relação a 2024. As exportações deverão somar 35 mil embarques, avanço de 13%.
Diante desse cenário, o grande desafio das fabricantes é continuar atendendo à crescente demanda do mercado, oferecendo ao consumidor produtos com tecnologia e recursos que garantam a segurança, qualidade e o respeito ao ambiente.
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“Embora a conjuntura macroeconômica apresente incertezas, acreditamos que a demanda pela motocicleta poderá seguir em alta, principalmente devido aos seus atributos, como preço acessível, baixo custo de manutenção e agilidade nos deslocamentos”, avalia Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
A indústria do Polo Industrial de Manaus fechou 2024 com 1.748.317 motocicletas produzidas. De acordo com dados da Abraciclo, o volume foi 11,1% superior ao registrado em 2023, representando o melhor desempenho para o segmento em 14 anos.
No varejo, as vendas totalizaram 1.876.427 unidades, alta de 18,6% na comparação com o ano anterior. O volume foi o melhor resultado alcançado desde 2011. Já em relação às exportações, as associadas da Abraciclo embarcaram 30.986 motocicletas, com retração de 5,9% ante 2023.
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“Mesmo diante de um ano bastante desafiador, no qual tivemos que contornar o problema da estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos.
Esse resultado foi graças a um bom planejamento da indústria que permitiu que as linhas de montagem mantivessem seu ritmo de produção”, completa Bento.
Com 855.240 unidades fabricadas, a street foi a categoria mais produzida. Esse volume corresponde a 48,9% do total de motocicletas que saíram das linhas de montagem de Manaus. A trail ficou em segundo lugar (19,7%), seguida pela scooter (15,3%).
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As motocicletas de média cilindrada registraram o maior crescimento, com alta de 25,9% na comparação com 2023. No total, foram produzidas 327.746 unidades de modelos de média cilindrada, o que representa 18,7% do total fabricado.
Em números absolutos, a liderança disparada na produção brasileira continua a ser dos modelos de baixa cilindrada, com 1.365.323 motocicletas (78,1% do volume total). As motocicletas de alta cilindrada tiveram 55.248 unidades (3,2% da produção).
Em 2024, houve um crescimento de 14,5% na produção de motocicletas bicombustíveis (que podem ser abastecidas com etanol e/ou gasolina), representando 65,3% do volume total produzido.
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Em dezembro de 2024, saíram das linhas de montagem manauaras 123.944 motocicletas, avanço de 5% na comparação com o mesmo mês de 2023 e 15,1% menor em relação a novembro.
Conforme a Abraciclo, esse foi o melhor resultado para o mês desde 2008. Os emplacamentos totalizaram 151.948 unidades.
O volume é 14,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2023 e 3,3% maior em relação a novembro. Com 19 dias úteis, a média diária de vendas em dezembro foi de 7.997 unidades.
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No último mês do ano, foram exportadas 2.518 motocicletas, crescimento de 135,5% em relação ao mesmo mês de 2023 e de 53,5% na comparação com novembro.
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