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É importante fazer a revisão em uma oficina de confiança | Divulgação
Após viagens longas na estrada, seja para regiões de praia ou campo, é importante fazer a revisão em uma oficina de confiança para assegurar o bom funcionamento de todos os sistemas da motocicleta.
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Mesmo para quem deixou a moto parada, é preciso garantir que o veículo esteja pronto e revisado para os desafios enfrentados no dia a dia.
“O período pós-férias é uma boa oportunidade para fazer um check-up geral na motocicleta. Os cuidados com a conservação devem ir além da estética para garantir mais segurança e tranquilidade para as próximas viagens e para o cotidiano”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicações da multinacional francesa de lubrificantes Motul, que relacionou oito erros comuns de manutenção nas motocicletas.
1- Escolha inadequada do óleo lubrificante: toda a motocicleta tem requisitos específicos de lubrificação. Desconsiderá-los pode resultar em problemas graves no motor, como superaquecimento e desgaste precoce das peças. É melhor verificar o manual da motocicleta.
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2- Falta de verificação e substituição do filtro de ar: no momento da análise, é preciso fazer a limpeza ou a substituição periódica do filtro. O componente deve ser inspecionado de 5 mil a 10 mil quilômetros. O uso frequente em ambientes fora de estrada ou com alta presença de contaminantes exige intervalos mais curtos.
3- Subestimar o papel da folga correta da corrente: uma corrente com muita folga pode se desprender durante o uso, enquanto uma excessivamente ajustada provoca desgaste e reduz a potência.
4- Negligenciar a troca de pneus e a calibragem: é preciso fazer a troca ao atingirem o limite de desgaste, enquanto o ajuste da calibragem deve seguir as orientações da fabricante.
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5- Manutenção dos freios: esses componentes devem ser inspecionados a cada 5 mil quilômetros, e a troca do fluido de freio deve ser feita anualmente ou conforme recomendação da fabricante.
6- Desprezar a parte elétrica: em caso de falha, esse sistema pode comprometer outras funções. Sempre trocar as peças quando apresentarem mau funcionamento.
7- Não cuidar da suspensão: a negligência com esse sistema pode causar problemas como perda de estabilidade, menor absorção de impactos e até danos permanentes ao quadro. Por isso, é comum que o intervalo recomendado para inspeção seja de 10 mil a 20 mil quilômetros e ter o óleo trocado, segundo as instruções da montadora.
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8- Ignorar pequenos vazamentos: eles podem significar perda de lubrificação em partes importantes do motor e risco de falha nos freios. É preciso conferir o local onde a motocicleta ficou estacionada para garantir o não derramamento de fluido.
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