Entre em nosso grupo
2
Automotor
Colocar veículo à venda na hora certa aumenta a chance de sucesso
Continua depois da publicidade
Confira dicas para garantir um bom negócio | Freepik
Desde a explosão do preço dos carros, durante a pandemia de Covid-19, os valores baixaram pouco e seguem longe do bolso de boa parte dos consumidores. Com isso, o mercado de seminovos e usados continua em alta.
Continua depois da publicidade
Segundo dados divulgados pela Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), o Brasil bateu recorde de venda de seminovos no ano passado, com 15,7 milhões de unidades comercializadas. É o maior número da série histórica, que começou em 2011.
O mercado de novos vem se recuperando, mas em ritmo bem mais lento. A expectativa é que o balanço de 2024 aponte venda de 2,48 milhões de carros zero quilômetro.
Para quem pensa em negociar seu carro para fazer um caixa ou mesmo paraadquirir outro, é importante saber que alguns períodos do ano são mais vantajosos para isso. Quem explica é Ycaro Martins, CEO e sócio fundador da Vaapty, líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil.
Continua depois da publicidade
Martins conta que é comum que a demanda por carros aumente após o período de festas e que as pessoas queiram colocar em práticas as resoluções para o novo ano.
Outra vantagem é que bonificações das empresas também costumam sair nesse período. Então para quem precisa vender o veículo, o primeiro trimestre é um bom momento.
“O mercado automotivo e o cenário econômico podem influenciar na hora de fazer negócio. Mas no início e no final do ano, a demanda por venda e compra de veículos costuma ser maior. Além disso, quem vende no começo do ano tem a chance de negociar o IPVA com o comprador”, afirma o especialista.
Continua depois da publicidade
Em São Paulo, já é possível consultar o valor do IPVA 2025 e fazer o pagamento com desconto.
O último trimestre também é uma boa oportunidade para vender seu automóvel, já que muitas pessoas aproveitam para fazer a troca com a ajuda do 13º salário e para chegar no próximo ano de carro novo.
Quando as montadoras anunciam novos modelos, os valores dos carros seminovos tendem a cair, já que a versão antiga perde parte de seu apelo.
Continua depois da publicidade
“Pesquise o calendário de lançamentos da marca do seu carro e se programe para vender antes dessas novidades. Isso vai fazer com que você consiga um valor melhor na negociação”, orienta o CEO da Vaapty.
Antes de colocar seu veículo para a venda é importante fazer a revisão para verificar que o carro está em boas condições.
Martins indica também que antes de se fazer o anúncio, o motorista deve pesquisar os preços praticados no mercado para garantir um valor competitivo. Isso também contribui para atrair mais compradores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade