Entre em nosso grupo
2
Automotor
Muitas indicam problemas ou defeitos no veículo, exigindo que o motorista tome providência
Continua depois da publicidade
Painel do carro exige atenção por parte do motorista | Freepik
O painel do carro mostra muito mais do que a velocidade e o consumo de combustível. Ali estão informações fundamentais dos principais sistemas do veículo.
Continua depois da publicidade
Esses símbolos ficam apagados ou acesos dependendo da situação e servem, principalmente, para indicar mau funcionamento ou defeitos importantes do seu carro.
Por isso, é fundamental que o motorista entenda o que a luz representa para saber como agir, se precisa fazer a manutenção do carro ou parar e chamar ajuda imediatamente.
Indicam que algo exige muita atenção e/ou não está funcionando como deveria, o que pode ser bastante perigoso. Geralmente, elas se relacionam com emergências.
Continua depois da publicidade
Se permanecer acesa depois que o motor for acionado, indica problema no sistema de bateria. Pode ser tanto na peça em si, quanto em componentes como alternador, fios e até mesmo sensores. Encoste o carro na oficina.
A luz de freio de estacionamento, também chamado de freio de mão, pode ser representada de várias formas: seja por um círculo vermelho contendo um ponto de exclamação ou um “P” dentro dele ou até mesmo pela palavra “Brake”.
Quando acesa, essa luz indica que o sistema está acionado e você precisa desativar antes de colocar o carro em movimento.
Continua depois da publicidade
Identificada pelo que parece ser uma boia na água, a luz de temperatura do motor diz respeito à condição do líquido de resfriamento do motor e também indica se falta água ou há falha no sistema de ventilação, como válvula termostática ou radiador.
Se ela acender e permanecer ligada por muito tempo, pare imediatamente o carro e procure ajuda especializada.
A luz de pisca-alerta não está obrigatoriamente no painel do veículo. Essa indicação pode vir no botão de liga/desliga do dispositivo em alguns automóveis.
Continua depois da publicidade
O pisca-alerta só deve ser ativado com o veículo parado em caso de algum problema no seu carro ou na via.
Aquele que parece a lâmpada do Aladdin. Ela denuncia falhas no sistema de lubrificação do motor, como baixo nível de óleo ou algo pior, e exige atenção imediata.
A luz de airbag, que parece um bonequinho com balão, indica o funcionamento ou não desse dispositivo de segurança. Ou seja, se o veículo sofrer uma colisão e essa luz estiver acesa, o airbag não vai operar ou apresentará falhas.
Continua depois da publicidade
Assim como nos semáforos, a luz amarela no painel do carro é sinal de atenção, isto é, busca alertar e chamar atenção do motorista para algum componente ou situação veicular.
A luz com um símbolo de motor de carro acende naturalmente no momento da ignição ou partida, mas deve se apagar logo em seguida.
Se a luz de injeção eletrônica estiver acesa com frequência anormal, isso pode sinalizar problemas no injetor ou no catalisador, o que aumenta o consumo de combustível e pode causar falhas na próxima ignição.
Continua depois da publicidade
As velas do carro possuem canal direto para falar com o motorista: a luz com o símbolo de mola no painel.
Indica o aquecimento do combustível para partida em carros flex. Mas também alerta para questões sérias, como o desgaste de velas, corrosão de eletrodos e problemas no isolador.
A luz do carrinho derrapando representa o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e fica acesa enquanto o sistema está ativo no veículo.
Continua depois da publicidade
Esse controle tem função de corrigir a trajetória do veículo e assume o comando do acelerador e do freio, por exemplo, para pôr o veículo de volta à rota adequada.
Nos veículos que possuem monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), existe uma luz com o desenho de uma ferradura com um ponto de exclamação no interior.
Essa é a luz do painel que indica baixa pressão dos pneus, é necessário checar se há algum pneu furado e calibrá-lo.
Continua depois da publicidade
Se estiver tudo ok e a luz continuar ligada, é provável que os sensores estejam com defeito. Manter as boas condições do pneu é fundamental para a segurança.
Representada por um quadrado ou uma janelinha com setas, a luz de desembaçador de para-brisas nem sempre fica no painel do veículo, sendo possível encontrá-la sobre o botão de acionamento do dispositivo. Significa que o sistema está ativo.
Geralmente identificada por um círculo com as letras ABS dentro dele, essa luz no painel indica que o sistema de freio não está funcionando por algum motivo.
Continua depois da publicidade
Isso não significa que o carro perdeu o freio, porém a frenagem será mais lenta que o normal.
A luz do “volantinho” ou com a sigla EPS no painel do carro é, na verdade, de direção elétrica e indica defeito nesse componente, como desregulamento do volante ou danos à caixa de direção.
Essa luz acende após a partida e se apaga logo em seguida. O alerta vem quando o símbolo permanece aceso.
Continua depois da publicidade
As luzes laranjas no painel têm a mesma função das amarelas: alertar e advertir o motorista sobre questões relacionadas ao funcionamento do veículo que não exigem atenção imediata.
Indicada por uma engrenagem laranja com um ponto de exclamação ao lado ou no seu interior, a luz de câmbio automático denuncia defeito ou baixo nível de óleo da transmissão.
Evite rodar com o veículo se essa luz estiver acesa.
Nem todos os veículos têm essa luz no painel. Além disso, ela também pode ser amarela, dependendo do modelo do carro.
Identificada por um círculo amarelo, ela sinaliza desgaste nas pastilhas de freios do automóvel.
Representada pelo desenho de um carro com uma chave ou cadeado dentro (ou somente uma chave no painel), a luz do imobilizador costuma variar de cor de acordo com o modelo de carro.
Indica que a injeção eletrônica e a antena instalada no miolo da chave não estão funcionando bem em conjunto e, portanto, pode haver dificuldade em ligar o veículo. Chame um chaveiro ou eletricista.
Luzes azuis ou verdes indicam o acionamento de algum componente do automóvel e permanecem acesas durante a utilização dele, como as luzes de faróis e de posição, essenciais para dirigir à noite.
Existente em carros de câmbio automático e representada por um pé dentro de um círculo em verde, essa luz indica para o motorista que é preciso apertar o pedal de freio durante a condução.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade