A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 06 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Descubra detalhes do VW Tera e quando ele chega às lojas

Novo veículo da Volkswagen foi apresentado oficialmente durante os desfiles da Sapucaí

Adriano Assis

05/03/2025 às 18:18  atualizado em 05/03/2025 às 20:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Montadora alemã divulgou mais detalhes do novo veículo

Montadora alemã divulgou mais detalhes do novo veículo | Divulgação/Volkswagen

Após muito mistério, a Volkswagen apresentou oficialmente seu novo veículo, o Tera, durante os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na Sapucaí. Ele chega com a promessa de popularizar os SUVs no Brasil.

Continua depois da publicidade

Se na avenida o título ficou com a Beija-Flor, nas concessionárias, a montadora alemã busca conquistar a liderança em uma categoria que só cresce no País. O Tera nasce com a marca de ser 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil.

O Tera faz parte integrante da ofensiva de 16 lançamentos que a marca alemã prepara até 2028, sendo o quarto modelo desta lista. Para isso, a Volkswagen promete investir R$ 7,2 bilhões, apenas na planta Anchieta, no ABC Paulista.

Quando o VW Tera chega às lojas?

De acordo com a montadora, o Volkswagen Tera chega às lojas ainda no primeiro semestre deste ano, em todo o território nacional. 

Continua depois da publicidade

A empresa ainda não fala oficialmente em valor, mas pelos discursos de ser SUV mais barato do Brasil, estima-se que ele vai custar entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. O modelo chegará ao mercado para competir com rivais como Citroën Basalt e Renault Kardian.

Design do Novo Tera foi 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil. Foto: Divulgação/Volkswagen
Design do Novo Tera foi 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil. Foto: Divulgação/Volkswagen
Volkswagen aposta em bom espaço interno e diferentes opções de acabamento. Foto: Divulgação/Volkswagen
Volkswagen aposta em bom espaço interno e diferentes opções de acabamento. Foto: Divulgação/Volkswagen
Desenho das lanternas busca passar robustez e imponência para o SUV da Volkswagen. Foto: Divulgação/Volkswagen
Desenho das lanternas busca passar robustez e imponência para o SUV da Volkswagen. Foto: Divulgação/Volkswagen
Veículos apresentados na Sapucaí tinham painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect e carregamento de celular por indução. Foto: Divulgação/Volkswagen
Veículos apresentados na Sapucaí tinham painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect e carregamento de celular por indução. Foto: Divulgação/Volkswagen

No segundo semestre, o Tera chega aos demais países da América Latina. O modelo será comercializado em mais de 25 países, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.

Como é o VW Tera?

O VW Tera terá a plataforma MQB A0, a mesma utilizada no Polo e no Nivus. As dimensões serão semelhantes a esses modelos, com entre-eixos de 2,56 m.

Continua depois da publicidade

Ele promete oferecer bom espaço interno e uma dirigibilidade equilibrada, buscando atender motoristas que querem um carro prático para a cidade, mas também apto para viagens.

O Tera estreia um novo design para os carros da Volkswagen no Brasil, com traços fluidos e uma escultura traseira autêntica. As linhas que têm origem nos paralamas criam uma sensação de altura e presença. 

“Esse jogo de proporções não só eleva visualmente o modelo, como também reforça a robustez da sua estrutura, especialmente na dianteira, onde a imponência é ampliada”, diz comunicado da empresa.

Continua depois da publicidade

As rodas passam a ser dimensionadas para preencher as caixas de roda. O teto ainda tem caimento esportivo, ainda que mantenha as características de um SUV da montadora. 

O Novo Tera será oferecido em diferentes versões de acabamento. Também terá diferente motorização: as versões de entrada virão equipadas com motor 1.0 MPI aspirado flex de 84 cv, o mesmo do Polo Track.

Já as versões mais completas trarão o motor TSI 170, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque. O modelo contará com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Continua depois da publicidade

Os modelos apresentados na Sapucaí tinham as cores Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. A configuração tinha rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, carregamento de celular por indução, ‘Ambient Light’, pacote ADAS, entre outros.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados