A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Customizador alemão transforma BMW R 18 para homenagear a BMW Motorrad

Assinada pelo customizador Dirk Oehlerking, a R 18 The Crown celebra os cem anos da BMW Motorrad

Gladys Magalhães

28/07/2023 às 09:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A cruiser da BMW é equipada com o maior motor boxer já produzido pela BMW Motorrad

A cruiser da BMW é equipada com o maior motor boxer já produzido pela BMW Motorrad | Divulgação

Quando o consagrado personalizador automotivo alemão Dirk Oehlerking anunciou que se dedicaria à BMW R 18, era de se esperar um resultado surpreendente. Sua empresa, a Kingston Custom, com sede na cidade alemã de Gelsenkirchen, é conhecida por suas customizações diferenciadas. Oehlerking causou, recentemente, um rebuliço na cena com a R 18 Spirit of Passion – uma criação de tirar o fôlego em estilo radicalmente aerodinâmico. O mesmo impacto foi obtido pela R18 The Crown (termo em inglês que significa “a coroa”), motocicleta revelada durante a edição dos cem anos da BMW Motorrad do Motorrad Days, em Berlim, capital da Alemanha. “É a essência das minhas criações até hoje”, comemora Oehlerking, cuja paixão e criatividade sempre foram direcionadas para motocicletas individuais e incomuns.

Continua depois da publicidade

Lançada mundialmente em abril de 2020, a R 18 tornou-se um sucesso mundial instantâneo. Disponível no Brasil desde agosto do ano passado, a cruiser é equipada com o maior motor boxer já produzido pela BMW Motorrad. O bicilíndrico de 1.802 cc entrega 91 cavalos de potência a 4.750 rpm e 16,1 kgfm de torque a 3 mil rpm. Com a apresentação da R 18 The Crown, Oehlerking deu um passo além. Para marcar os cem anos da BMW Motorrad, o personalizador alemão, um assumido admirador da cultura industrial e um grande fã do artesanato, criou uma boxer que tem de tudo um pouco. “Comecei com uma nova BMW R18, que depois desmontei. Como sempre, trabalhei com espuma dura e papelão para criar a forma, as linhas e o design. O objetivo era que parecesse ainda mais poderosa, elegante e rápida, tudo isso combinado a um visual inovador”, ressalta Oehlerking.

A cruiser da BMW é equipada com o maior motor boxer já produzido pela BMW Motorrad - Fotos: Divulgação
A cruiser da BMW é equipada com o maior motor boxer já produzido pela BMW Motorrad - Fotos: Divulgação

O design tornou necessário se adaptar consideravelmente à tecnologia. Uma suspensão da roda dianteira completamente nova teve de ser construída na forma de um braço oscilante de dupla face com suporte de suspensão central. O tanque de combustível de oito litros e as partes da carroceria foram feitos de chapa de alumínio de dois milímetros de espessura, cortada, dobrada e acionada manualmente. Enquanto o motor e a suspensão traseira são originais, os dois coletores de escape de aço inoxidável foram totalmente feitos a mão.

Vários componentes padrão, como farol, instrumentos, interruptores e sistema de apoio para os pés, foram integrados perfeitamente ao conceito espetacular da BMW R 18 The Crown. Os acessórios da embreagem e do freio de mão, o para-lama traseiro, os suportes e o selim feito de chapa de alumínio, de dois milímetros de espessura e revestido com couro natural, são adições harmoniosas. Para arrematar aquilo que considera sua obra-prima, Oehlerking deu à R 18 The Crown um acabamento de pintura Champagne Platinum com madrepérola, complementado pelo emblema da BMW adornado com uma pequena coroa.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados