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Cuidados essenciais para conjuntos de transmissão em motocicletas

Durante o processo de limpeza, utilizar pano ou escova com cerdas de plástico para remover sujeiras mais pesadas

Edmundo Dantas

20/07/2024 às 12:30

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Lubrificação de corrente de motocicleta

Lubrificação de corrente de motocicleta | Divulgação

Conjuntos de transmissão final ou relação por corrente são amplamente utilizados em motocicletas de todas as cilindradas, sejam para uso urbano, trilhas ou pistas de corrida.

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Esses conjuntos desempenham um papel crucial na transmissão da força do pinhão para a coroa. Para manter a moto adequadamente, evitar o uso de solventes genéricos na limpeza e certificar-se da qualidade dos produtos utilizados.

Processo de limpeza

Durante o processo de limpeza, utilizar pano ou escova com cerdas de plástico para remover sujeiras mais pesadas. Após a limpeza, aguardar até que a corrente esteja seca antes de aplicar o lubrificante para cobrir completamente todos os elos da corrente.

Girar a roda manualmente em baixa velocidade para garantir uma aplicação uniforme e esperar até que o lubrificante seque completamente antes de utilizar a moto novamente”, explica Caio Freitas, engenheiro de Aplicações da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia.

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Desempenho das motocicletas

Segundo Freitas, três questões envolvendo a corrente podem prejudicar o desempenho das motocicletas:

  1. Acúmulo de sujeira: partículas de asfalto, terra, areia, depósitos de pastilha de freio e resquícios de lubrificante antigo que não são removidos acabam se acumulando, agindo como elementos abrasivos no sistema e acelerando significativamente o desgaste das peças. Mesmo em pequenas quantidades, essas partículas acumuladas na corrente atuam como grãos abrasivos durante o uso, afetando drasticamente a durabilidade e eficiência do conjunto. 
  2. Falta de lubrificação: a falta de lubrificação acelera o desgaste das peças, pois os rolos da corrente entram em contato direto com os dentes do pinhão e da coroa. Isso também aumenta a probabilidade de oxidação das partes, especialmente em condições de alta contaminação e chuvas intensas.
  3. Folga da corrente: a tensão inadequada da corrente é outro fator que contribui para o desgaste acelerado do conjunto de transmissão final. Quando a corrente não está devidamente ajustada, o desgaste das peças aumenta, comprometendo o sincronismo do sistema. 
     

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