Entre em nosso grupo
2
Automotor
Presença de veículos de duas rodas nas estradas, ruas e avenidas do Brasil tem crescido a cada ano
Continua depois da publicidade
Motocicleta acessando rodovia | Divulgação
A presença de veículos de duas rodas nas estradas, ruas e avenidas do Brasil tem crescido a cada ano. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a quantidade de motos nas ruas brasileiras passou de 18 milhões em 2013 para 32 milhões em 2023 - um salto de 78% em dez anos.
Continua depois da publicidade
Com o aumento da circulação de motocicletas no país, tecnologias para auxiliar na condução se tornam cada vez mais importantes. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), são registrados em média 77 acidentes com motos por dia nas rodovias federais.
Dados do Ministério da Saúde contabilizam que mais de 1,2 milhão de pessoas foram hospitalizadas em 2023, em decorrência de acidentes envolvendo motos.
Esse número representa um aumento de 32% nos últimos dez anos. Adicionalmente, de 29% a 47% dos acidentes de trânsito com motocicletas estão ligados à força de frenagem insuficiente ou queda por frenagem incorreta, conforme afirma o estudo.
Continua depois da publicidade
A alemã Bosch desenvolve tecnologias e soluções que contribuem para oferecer mais segurança e conforto aos condutores de veículos de duas rodas. Como exemplo de tecnologia, o sistema antibloqueio de frenagem (ABS) impede o travamento das rodas e melhora a estabilidade da motocicleta.
Dados do World Health Organization e Highway Loss Data Institute estimam que o ABS diminuem de 34% a 42% dos acidentes fatais. Em 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou obrigatório o uso do ABS nas duas rodas para motos de 300 cilindradas ou mais e em pelo menos uma das rodas para as de menos de cilindrada mais baixa.
No último caso, a fabricante pode optar pelo sistema de frenagem combinada das rodas (CBS - Combined Braking System). Adicionalmente, a Bosch oferece algumas funções complementares com a tecnologia ABS, como mitigação de levantamento das rodas, controle de tração e sistema eletrônico de frenagem combinada para distribuir o esforço de frenagem entre as rodas, aumentando a estabilidade da motocicleta.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade