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Automotor
Não é e nem pretende ser um carro barato, mas são valores bastante competitivos em relação aos concorrentes carregáveis em tomadas elétricas do segmento premium
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Volvo EX30 | Divulgação
Dobrar o tamanho da Volvo no Brasil este ano em relação a 2023 e colocá-la na liderança do segmento premium. Essa é a ambiciosa missão do EX30, o novo utilitário esportivo elétrico compacto que já está disponível nas 47 concessionárias da marca sueca espalhadas pelo país.
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Fabricado na China e desenvolvido em parceria com a chinesa Geely, que controla a Volvo Cars desde 2010, o EX30 foi apresentado mundialmente em junho do ano passado, e teve a sua pré-venda iniciada no Brasil três meses depois, em setembro.
O novo modelo amplia o alcance do portfólio de veículos 100% elétricos da Volvo, que surgiu em setembro de 2021 com o lançamento do XC40 Recharge e foi complementado em março de 2022 com o C40, ambos dividindo a mesma plataforma.
Com o EX30, que inaugura uma plataforma menor, a Volvo planeja atingir uma faixa de público mais jovial e criar uma porta de entrada para o universo dos carros elétricos premium.
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Foram comercializadas duas mil unidades na pré-venda, com expectativa de emplacar uma média de mil unidades mensais do EX30 até o final de 2024. O ano de 2023 foi o melhor da história da marca no Brasil, com mais de 8.600 veículos emplacados.
“O EX30 colocará a Volvo em um novo patamar de negócio, tanto no Brasil quanto no mundo”, profetiza Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
O novo SUV chega em quatro versões – Core (51 kWh), por R$ 229.950, Core Extended Range (69 kWh), por R$ 249.950, Plus Extended Range (69 kWh), por R$ 277.950, e Ultra Extended Range (69 kWh), por R$ 293.950.
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Os preços estão de R$ 10 mil a R$ 14 mil acima dos anunciados na época do pré-lançamento – segundo a Volvo, por conta da elevação das tarifas de importação.
Não é – e nem pretende ser – um carro barato, mas são valores bastante competitivos em relação aos concorrentes carregáveis em tomadas elétricas do segmento premium – que inclui marcas como Audi, BMW, Jaguar, Lexus, Mercedes-Benz e Porsche.
O SUV mais compacto já projetado pela Volvo tem 4,23 metros de comprimento, distância de entre-eixos de 2,65 metros, 1,83 metro de largura e 1,54 metro de altura – em relação ao XC40, é 21 centímetros mais curto, cinco centímetros a menos de entre-eixos, três centímetros mais estreito e 11 centímetros mais baixo.
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As rodas têm 18, 19 e 20 polegadas, dependendo da versão. A capacidade do porta-malas é de 318 litros, podendo subir para 904 litros com o encosto do banco traseiro rebatido.
Com seu design “clean” tipicamente escandinavo, o EX30 traz um capô em forma de cunha, sem grade frontal, com o conjunto óptico com luzes de circulação diurna em formato de “T” deitado, tudo em leds. As lanternas, também de leds, posicionadas nas colunas “C”, são separadas duas a duas em cada lado.
São cinco opções de cores para a carroceria: amarelo, preto, azul, prata e branco. O teto solar panorâmico é de série na versão Ultra. Bancos elétricos, assistente de estacionamento (bastante funcional) e câmera 360 graus são outros privilégios exclusivos da configuração “top”.
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O EX30 pode ser adquirido com uma bateria de 51 kWh (na versão Core), com 250 quilômetros de autonomia segundo o Inmetro, ou de 69 kWh (nas Core, Plus e Ultra), com 338 quilômetros de autonomia.
Todas as configurações têm o mesmo motor, com potência de 272 cavalos e 34,9 kgfm de torque, com tração traseira.
O conjunto proporciona um zero a 100 km/h em 5,7 segundos para a variante de entrada e em 5,3 segundos para as Extended Range.
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Em termos de segurança, o EX30 honra as boas tradições da Volvo. Oferece, desde a versão básica Core, seis airbags, frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de abertura de porta e Pilot Assist.
Um sensor, localizado atrás do volante, é capaz de detectar movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Dessa forma, o carro pode entender se o motorista está distraído, sonolento ou desatento.
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