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Novo SUV 100% elétrico da GM chega no Brasil em 2025 | Divulgação
A General Motors acaba de revelar a identidade de seu mais novo modelo global: o Spark EUV (sigla da marca norte-americana para SUVs 100% elétricos).
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Confirmado para desembarcar no Brasil ainda este ano, o novo utilitário esportivo compacto urbano é resultado da joint venture SGWM, entre a General Motors e as marcas chinesas SAIC e Wulling.
Produzido na China pela parceria, o “jipinho” elétrico já é vendido no mercado chinês com o nome de Baojun Yep Plus e receberá um “rebadge” – incorporando a marca da Chevrolet e nome Spark – antes de ser exportado para os mercados da América do Sul.
O novo veículo carregável em tomadas da General Motors virá da China com o mesmo trem de força do Baojun Yep Plus – um motor instalado na traseira com 101 cavalos de potência e 14 kgfm de torque, com bateria de 41,9 kWh.
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Pelo ciclo CLTC, da China, o Baojun Yep Plus tem autonomia de pouco de mais de 400 quilômetros – deve ser bem reduzida pela contagem do Inmetro.
“O Spark EUV chega ao Brasil reunindo aquilo que o consumidor mais valoriza em um carro desta categoria, com o diferencial da marca Chevrolet, que está completando um século de atividades no país”, lembra Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Na região, o Spark EUV será ofertado exclusivamente na configuração mais sofisticada e com a Plataforma Ultium, uma arquitetura de baterias e motores para veículos elétricos desenvolvida pela General Motors, que permite a produção de carros elétricos de diferentes tamanhos e tipos de motorização.
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O Spark EUV é o primeiro dos cinco lançamentos anunciados pela Chevrolet para este ano no Brasil.
A investida da gigante norte-americana com o Spark EUV mira claramente na supremacia das marcas chinesas no segmento de 100% elétricos atualmente no Brasil, com os BYD Dolphin Mini e Dolphin EV e o GWM Ora 03, que dominam as três primeiras posições de vendas, nesta ordem.
Com a conversão de autonomia elétrica do Inmetro, de quase um terço a menos em relação aos números do ciclo chinês, o Spark EUV estaria próximo da autonomia dos outros três modelos, que gira de 280 quilômetros (do Dolphin Mini) a 230 quilômetros (do Ora 03).
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Ainda não conhecido, o preço do Spark EUV terá de ser competitivo para poder encarar os concorrentes diretos. O Baojum Yet Plus é vendido na China a partir de US$ 12.900 (cerca de R$ 73.500 pela cotação atual).
Com os impostos de importação de veículos eletrificados no Brasil, o Spark EUV poderia se aproximar de seus três maiores rivais no mercado brasileiro, com o Dolphin Mini partindo de R$ 122.800, o Dolphin EV, de R$ 159.80,0 e o Ora 03, de R$ 159 mil.
Em termos de tamanho e capacidades, o Spark EUV tem quatro metros de comprimento e 2,70 metros de distância de entre-eixos, ante 3,78 metros e 2,50 metros do Dolphin Mini, 4,13 metros e 2,70 metros do Dolphin EV e 4,24 metros e 2,65 metros do Ora 03, todos produzidos na China.
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Se o Spark EUV mantiver a mesma capacidade no porta-malas do Baijum Yet Plus, levará vantagem sobre os concorrentes, ficando com 385 litros, enquanto o Dolphin Mini carrega 230 litros, o Dolphin EV, 250 litros, e o Ora 03, apenas 228 litros.
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