A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 11 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Conheça o novo Mustang Mach-E, da Ford

Designers criaram o Mach-E, reconhecível imediatamente como um Mustang

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Mustang Mach-E da Ford ganha novo design

Mustang Mach-E da Ford ganha novo design | Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Em outubro de 2023, chegaram às concessionárias brasileiras da Ford as primeiras unidades do Mustang Mach-E.

Continua depois da publicidade

O primeiro Ford elétrico de produção em série é importado do México somente na versão GT Performance AWD Extended Range – a mais orientada para o desempenho.

A escolha do nome do crossover elétrico evidencia a intenção da Ford de emprestar ao novo produto o apelo emocional que impulsiona as vendas do cupê esportivo Mustang há seis décadas, com mais de 10,5 milhões de unidades emplacadas em 150 países.

Já a denominação “Mach-E” é inspirada na variante Mach 1, da primeira geração do Mustang. Desde o lançamento no Brasil, apesar das variações cambiais, o Mustang Mach-E GT Performance manteve o preço de R$ 486 mil.

Continua depois da publicidade

Reeditaram elementos como o capô longo, a frente no estilo "nariz de tubarão", os faróis alongados com "day-light" retilíneo.
Reeditaram elementos como o capô longo, a frente no estilo "nariz de tubarão", os faróis alongados com "day-light" retilíneo.
As maçanetas convencionais dão lugar a botões  e uma pequena maçaneta emerge das portas dianteiras.
As maçanetas convencionais dão lugar a botões e uma pequena maçaneta emerge das portas dianteiras.
Mach-E GT tem dois motores de corrente alternada combinando-se para entregar até 487 cavalos de potência.
Mach-E GT tem dois motores de corrente alternada combinando-se para entregar até 487 cavalos de potência.
O carro possui um caimento do teto em direção à traseira curta e lanternas em leds com três barras.
O carro possui um caimento do teto em direção à traseira curta e lanternas em leds com três barras.
O carro pesa 2.157 quilos e a distribuição de peso segue o padrão considerado ideal para esportivos.
O carro pesa 2.157 quilos e a distribuição de peso segue o padrão considerado ideal para esportivos.
A denominação "Mach-E" é inspirada na variante Mach 1, da primeira geração do Mustang.
A denominação "Mach-E" é inspirada na variante Mach 1, da primeira geração do Mustang.
Motor traseiro atinge o torque máximo em meio segundo, enquanto o dianteiro fornece de potência às rodas da frente.
Motor traseiro atinge o torque máximo em meio segundo, enquanto o dianteiro fornece de potência às rodas da frente.
Os bancos Ford Performance oferecem bom apoio para uma condução vigorosa.

/Fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Os bancos Ford Performance oferecem bom apoio para uma condução vigorosa. /Fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Novidades

No mês passado, além de novas rodas de 20 polegadas diamantadas com elementos de contraste em cinza, o modelo passou a oferecer a nova cor Cinza Glacial perolizada, que se soma às opções já existentes – "Preto Astúrias", "Vermelho Zadar", "Azul Algarve" e "Branco Nur" (a do modelo testado).

Os designers da Ford cumpriram a tarefa passada pelo marketing e criaram o Mach-E reconhecível imediatamente como um Mustang.

Além do indefectível cavalo selvagem que serve de logotipo aos dois carros, substituindo o tradicional logo oval da Ford, reeditaram elementos como o capô longo, a frente no estilo “nariz de tubarão”, os faróis alongados com “day-light” retilíneo, o caimento do teto em direção à traseira curta e as lanternas em leds com três barras.

Continua depois da publicidade

As maçanetas convencionais dão lugar a botões que abrem as portas – e uma pequena maçaneta emerge das portas dianteiras. Um emblema “GT” alusivo à versão mais esportiva se destaca na tampa do porta-malas. 

Motor e potência

O Mach-E GT tem dois motores de corrente alternada que impulsionam as quatro rodas, combinando-se para entregar até 487 cavalos de potência e brutais 87,7 kgfm de torque.

Montado na parte traseira, o motor síncrono de ímã permanente atinge o torque máximo em meio segundo, enquanto o dianteiro fornece de forma independente potência, torque e tração adicionais às rodas da frente.

Continua depois da publicidade

O resultado é que o crossover elétrico pode acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 3,7 segundos e chegar à velocidade máxima de 200 km/h, controlada eletronicamente.

Força e equilíbrio

Apesar do peso excessivo para um esportivo, por conta das baterias – elas pesam 596 quilos e o carro, 2.157 quilos –, a distribuição de peso segue o padrão considerado ideal para esportivos – 50% na dianteira e 50% na traseira. 

O trem de força do Mustang Mach-E GT Performance administra a distribuição de torque à medida em que o motorista alterna os modos de direção.

Continua depois da publicidade

O modo “Engage” equilibra a silenciosa serenidade de um veículo totalmente elétrico com o desempenho empolgante do Mustang. Para ampliar a emoção, basta mudar para o “Unbridle”, que melhora a resposta do acelerador.

O modo “Unbridle Extendend” faz o mesmo, porém, com mais foco na rentabilização da bateria. E o “Whisper” potencializa o Brake Traction Control, que ajuda a manter a aderência em superfícies escorregadias.

Itens de série

Localizada centralmente entre os eixos e abaixo do assoalho, a bateria de níquel, cobalto e manganês com células de íons de lítio de 91 kWh é dividida em 12 módulos e proporciona uma autonomia de 379 quilômetros, pela norma do Inmetro.

Continua depois da publicidade

Item de série na versão GT do Mach-E, a suspensão adaptativa MagneRide controla eletronicamente o fluido dentro do amortecedor para responder em tempo real às mudanças nas condições do piso, podendo ajustar o caráter do veículo de acordo com o modo de condução selecionado.

As vistosas rodas diamantadas de 20 polegadas são calçadas com pneus Pirelli P-Zero 245/45. Pintados de vermelho, os discos de freio dianteiros ventilados Brembo têm 385 milímetros de diâmetro.

Logo acima da roda dianteira esquerda está o plugue do carregador tipo 2, o padrão europeu, o mais comum do mundo.

Continua depois da publicidade

O crossover elétrico da Ford vem com nove airbags e oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Motores, bateria e componentes de alta voltagem têm garantia de oito anos. 

Experiência a bordo

O Mustang Mach-E apresenta sua tecnologia antes mesmo de o motorista entrar no carro. Com a tecnologia Phone As A Key, o veículo capta o smartphone pelo Bluetooth quando o motorista se aproxima, destrancando as portas e permitindo que comece a dirigir sem precisar tirar o celular do bolso ou usar uma chave.

No interior do crossover, a proposta de evocar o design do sexagenário cupê esportivo da Ford é cumprida pelo painel de instrumentos com capota dupla.

Continua depois da publicidade

Os bancos Ford Performance oferecem bom apoio para uma condução vigorosa, com acabamento em um material de toque suave semelhante a couro, tal como o volante. Nos bancos dianteiros, há ajustes elétricos e aquecimento.

Com foco na versatilidade para o uso no dia a dia, o Mustang Mach-E GT Performance oferece usabilidade familiar e transporta confortavelmente cinco passageiros, com 541,5 litros de espaço para carga – 402 litros no porta-malas traseiro e 139,5 litros no compartimento extra sob o capô.

Apesar de um ou outro detalhe retrô, é o futurismo que domina o ambiente. A cabine tem acabamento requintado, com um isolamento acústico que aumenta a sensação de bem-estar.

Continua depois da publicidade

O conforto auditivo a bordo é reforçado pelo som premium da Bang & Olufssen, com nove alto-falantes e um subwoofer.

O aproveitamento de espaço é muito bom, como costuma acontecer nos elétricos. O amplo teto panorâmico de vidro fixo tem uma camada interna para ajudar a proteger contra os raios ultravioleta – contudo, o inclemente sol dos trópicos pode fazer com que alguns sintam falta de uma prosaica cortina.

A grande tela “touchscreen” full-HD de 15,5 polegadas com botão multifuncional dá acesso ao sistema de comunicação e entretenimento Sync 4, que é prático e funciona bem, e ao GPS embarcado.

Continua depois da publicidade

O quadro de instrumentos tem tela de 10,2 polegadas com três modos de customização e destaca as informações de autonomia e status da bateria.

O habitáculo tem seis entradas USB do tipo A e C, além de oferecer carregamento sem fio para smartphones. 

Impressões ao dirigir

O Mustang Mach-E GT Performance é um carro único em vários aspectos. Tanto no uso urbano quanto na estrada, o crossover elétrico da Ford se revela um veículo admirável.

Silencioso, confortável e muito fácil de se dirigir, entrega retomadas de velocidade impressionantemente rápidas, com acelerações que nada perdem em relação aos superesportivos da Porsche, da BMW, da Audi e da Mercedes-Benz.

Com tração integral, os dois motores elétricos que somam 487 cavalos e 87,7 kgfm dão ao Mustang Mach-E um desempenho de respeito: ele acelera da imobilidade aos 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, controlada eletronicamente.

A potência é similar à do cupê Mustang GT Performance com motor V8, que tem 488 cavalos, mas o torque da versão a gasolina é bem inferior – 57,5 kgfm. E, além de maior, o torque o Mach-E é instantâneo, como em qualquer veículo elétrico.

Por conta disso, o cupê esportivo a gasolina é 0,6 segundo mais lento que o crossover elétrico na arrancada da imobilidade até 100 km/h, cumprindo a prova em 4,3 segundos. Já a velocidade máxima do Mustang V8 é maior, 250 km/h, também limitada eletronicamente.

Se o motorista quiser, o Mach-E GT Performance pode acelerar com um ronco artificial. E também dá para ligar ou desligar com apenas um clique o “one pedal drive” – que permite dirigir sem usar no pedal de freio, apenas acelerando ou parando de acelerar, quando a frenagem é acionada automaticamente.

Arrancar com o pé enterrado no fundo do acelerador de um Mustang Mach-E gera no motorista a instigante sensação de sentir suas costas sendo oprimidas instantaneamente em direção ao banco.

A sofisticada suspensão MagneRide, os freios Brembo de alta performance e as rodas de 20 polegadas com pneus de baixa resistência à rolagem contribuem para uma dirigibilidade empolgante, sempre com uma elevada percepção de segurança.

A velocidade máxima de 200 km/h pode ser atingida de forma impressionantemente rápida. Há um detalhe que pode até parecer “fetiche” de piloto, porém, na prática, faz diferença no comportamento dinâmico em trechos sinuosos – a distribuição de peso do crossover elétrico segue o padrão ideal para esportivos, com 50% na dianteira e 50% na traseira.

Como resultado de tanta tecnologia, nas curvas rápidas, o Mustang Mach-E parece deslizar sobre trilhos invisíveis. Durante todo o teste, jamais pareceu ter chegado perto dos seus limites.

Para melhorar o que já é ótimo, as tecnologias de assistência ao motorista (ADAS) do esportivo elétrico são generosas e incluem controle de cruzeiro adaptativo inteligente com stop&go e centralização de faixa, assistência de ponto cego, assistente de estacionamento, de manobras evasivas e de pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado e frenagem automática de emergência (para frente ou para trás). 

Ficha Técnica

Ford Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range

  • Motor: dois elétricos síncronos de ímã permanente de corrente alternada. Bateria de níquel, cobalto e manganês com células de íons de lítio de 91 kWh com potência máxima de carregamento de 150 kW DC kW
  • Potência combinada: 487 cavalos
  • Torque combinado: 87,7 kgfm
  • Câmbio: Auto CVT de uma marcha
  • Tração: integral AWD
  • Suspensão: dianteira do tipo MacPherson e traseira do tipo multilink, ambas com molas espirais e barra antirrolamento
  • Rodas e pneus: liga leve de 20 polegadas com pneus Pirelli P-Zero R20 245/45 
  • Freios: discos ventilados à frente e sólidos na traseira
  • Dimensões: 4,71 metros de comprimento, 1,88 metro de largura (2,09 metros incluindo os retrovisores), 1,60 metro de altura, 2,98 metros de entre-eixos
  • Distância livre em relação ao solo: 20 centímetros
  • Peso: 2.157 quilos
  • Preço: R$ 486 mil

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados