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Conheça o carro que surpreende o mercado automotivo | Divulgação/Toyota
Importado do Japão e com proposta sustentável, o Toyota Prius foi um dos primeiros veículos híbridos a chegar ao mercado brasileiro de forma oficial.
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Lançado no Brasil em sua terceira geração, o modelo estreou em 2013 com preço sugerido de R$ 120.830 e com um feito incrível: mil unidades vendidas por ano.
Mesmo com o status de novidade tecnológica, o carro acabou se tornando um símbolo de eficiência e sustentabilidade, chegando a integrar frotas de táxis em grandes capitais.
O modelo 2013 do Prius combina um motor a combustão 1.8 movido a gasolina com um propulsor elétrico de 650 volts, trabalhando em conjunto para entregar potência combinada de 138 cv.
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Essa configuração é gerenciada por um câmbio automático do tipo eCVT, que abriga os dois motores elétricos e ajuda a otimizar o consumo.
O resultado é uma média de até 25 km/l, especialmente em trechos urbanos, onde o modo 100% elétrico pode ser usado com mais frequência.
Para maximizar a eficiência, o modelo permite ao motorista escolher entre quatro modos de condução: Normal, Eco, Power e EV.
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Este último ativa apenas o motor elétrico, permitindo rodar até dois quilômetros sem consumir combustível, desde que a bateria esteja carregada.
A recarga, aliás, dispensa tomadas: o sistema de regeneração aproveita frenagens e desacelerações para converter energia cinética em eletricidade.
Outro destaque do Prius é seu conjunto aerodinâmico, que contribui para o baixo consumo, além de um interior bem equipado:
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A versão nacional ainda contava com isenção de rodízio na cidade de São Paulo e desconto de 50% no IPVA.
Segundo a tabela Fipe, o preço de um Prius ano 2013 é de aproximadamente 54 mil reais, mais barato que um Fiat Mobi atual, que custa cerca de 63 mil reais (preços consultados em abril de 2025).
Apesar de abrir caminho para os híbridos no Brasil, o Prius acabou perdendo protagonismo com a chegada do Toyota Corolla Hybrid e do SUV Corolla Cross, que utilizam a mesma mecânica, mas com design mais convencional e preços mais atrativos.
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Em 2021, a Toyota encerrou as vendas do Prius no País. Antes disso, o modelo passou por uma reestilização em 2019, ganhando faróis redesenhados, lanternas horizontais e novas rodas com calotas aerodinâmicas.
A última atualização também trouxe melhorias no pacote tecnológico, incluindo uma nova tela de 7 polegadas (aprox. 18 cm) com espelhamento de celular.
Hoje, é possível encontrar unidades seminovas da terceira geração por valores bem abaixo da tabela — alguns exemplares partem de R$ 85 mil, preço semelhante ao de modelos compactos zero quilômetro.
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Quem se interessa por um Prius usado deve ficar atento a alguns detalhes. Apesar da robustez e do custo de manutenção semelhante ao de alguns carros, o modelo requer cuidados específicos.
A transmissão CVT, por exemplo, exige troca de fluido a cada 48 mil km e substituição obrigatória aos 190 mil km. Também há registros de consumo excessivo de óleo no motor 2ZR-FXE, que podem causar carbonização nas válvulas e danos nos cilindros.
Na suspensão, é comum encontrar amortecedores desgastados e coifas rasgadas, principalmente em exemplares que rodaram muito nas cidades.
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Vale lembrar ainda de dois recalls importantes: um envolvendo unidades fabricadas entre 2012 e 2013 por falha no inversor do sistema híbrido, e outro para modelos de 2015 a 2018, devido a risco de curto-circuito no chicote elétrico.
Mesmo com essas ressalvas, o Prius segue como um marco na história da eletrificação automotiva. Seu legado permanece vivo não só nas ruas, mas também na consolidação de tecnologias que hoje são cada vez mais comuns nos veículos vendidos no Brasil.
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