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Automotor
Modelo chegou a ser apresentado ao presidente, mas lei deve mantê-lo fora das vendas no Brasil
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Veículo pode enfrentar enchentes e alagamentos com o modo "velejar" | Reprodução/Youtube
A gigante chinesa BYD tem conquistado o mercado europeu e brasileiro nos últimos anos, apostando em carros 100% elétricos, para diferentes tipos de bolso.
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Esse investimento tem apresentado resultado por aqui. A montadora liderou com folga o mercado nacional de veículos 100% elétricos, liderou nos híbridos e apareceu em oitavo lugar no ranking entre as fabricantes em dezembro, terminando o ano na décima colocação.
No mercado internacional, após apostar em modelos elétricos focados em preços atrativos, a empresa surpreendeu o mundo ao lançar seu ultramoderno YangWang U8, um carro que flutua na água.
Mas não se trata de um carro anfíbio e o veículo vai muito além disso. O gigante – mais de 5 metros de comprimento – é uma loucura completa. Ele pode girar 360° sem sair do local e andar de lado, como um siri, tudo para facilitar o estacionamento.
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Ele é equipado com quatro motores elétricos, de 299 cv cada (1.196 cv total), um para cada roda. Apesar de gigante e pesado – mais de 3,5 toneladas – faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
Tem também um motor à combustão 2.0, que funciona como gerador para as baterias elétricas e para aumentar a autonomia de 180km para 1180km.
Por dentro, luxo. O interior é forrado por couro Nappa e o carro abusa da tecnologia, com painel sensível ao toque e head-up display de realidade aumentada com projeção colorida e em alta resolução.
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Mas claro que sua característica que mais impressiona é a capacidade de flutuar na água. Ele consegue fazer isso por cerca de 30 minutos, com velocidade de até 3 km/h.
Quando a água sobe, ele entra em modo “velejar”, desligando o motor de combustão, elevando a suspensão ao máximo, fechando as janelas e abrindo o teto solar. O ar-condicionado é alterado para a circulação interna.
Sensores monitoram o ambiente – como profundidade da água, deslizamento das rodas, etc. – tudo informado para o motorista na tela central.
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Mas segundo a BYD, esse modo é para emergência, quando entrar inesperadamente em um alagamento, ou ser atingido por enxurrada. Nunca de forma proposital. A recomendação, inclusive, é que após passar pelo problema, se procure a concessionário para uma avaliação do veículo.
O BYD U8 foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2024, pela vice-presidente executiva global e CEO da BYD nas Américas e na Europa, Stella Li.
No encontro, no Palácio do Planalto, a executiva mostrou o carro e também apresentou o motor híbrido-flex da marca chinesa, que combina etanol, combustível sustentável produzido no Brasil, com eletricidade.
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Apesar disso, o veículo só ficará em solo brasileiro para exibições. Ele não será comercializado. E nem será devido ao valor, que poderia chega a R$ 1,5 milhão.
É que o pesado carro chinês, por ultrapassar os 3.500 quilos, não se encaixa na categoria veículos leves, segundo a legislação brasileira. Por isso, não poderia ser guiado por motoristas com habilitação B.
Só poderia guiar o BYD motoristas com habilitação D, voltadas para ônibus, micro-ônibus e vans. Por isso, a montadora decidiu não lançar o U8 por aqui.
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