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Automotor
Ações equivocadas dos motoristas ainda podem diminuir vida útil das peças
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Dirigir de forma correta é a melhor maneira de economizar | Freepik
Há muitas lendas que envolvem veículos e medidas para garantir desempenho ou economia de combustível.
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Algumas são inofensivas, mas outras, além de não gerar economia, ainda fazem o carro gastar mais e diminuem a vida útil dos componentes.
Dirigir veículos exige conhecimento e cuidado. Por isso, é importante o motorista se manter atualizado com a leitura e fugir do senso comum.
Saber quais erros não cometer na manutenção do carro e como guiar de forma correta é fundamental. Conheça cinco hábitos para você esquecer.
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Muita gente não sabe, mas calibrar os pneus tem sua forma correta. Como, por exemplo, nunca fazer a calibragem com os pneus quentes.
Em alta temperatura, muda-se a pressão dos pneus, e você acaba colocando a quantidade de ar errada.
Não manter os pneus calibrados aumenta o consumo de combustível e pode danificar a suspensão. Segundo a fabricante Continental, rodar com pneus murchos por 30 mil km em um ano, consome 55 litros a mais do que deveria.
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Quem nunca desceu o carro “na banguela” em uma serra? Essa é uma das lendas mais comuns quando o assunto é economizar gasolina.
Mas não funciona, gasta mais e ainda aumenta o risco de acidente. O sistema de injeção de combustível do carro é configurado para entrar em modo de baixo consumo quando se tira o pé do acelerador.
Ele não faz isso no neutro. Fazendo isso, o motorista também abre a mão de usar o freio-motor, fundamental para não sobrecarregar o freio. E engatar a marcha com o carro em movimento pode danificar peças do sistema de câmbio.
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Um barato que sai muito caro quando o assunto é automóvel, é abastecer o veículo sem conhecer a procedência do combustível e do posto. Ir apenas pelo valor cobrado.
Assim, arrisca-se a abastecer com combustível "batizado", quando se usa solvente na gasolina ou água no etanol para "baratear" o líquido e aumentar o lucro.
Combustível adulterado aumenta o consumo, prejudica o desempenho e pode causar danos graves no motor.
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Dirigir poucos quilômetros por dia, com o motor ainda frio, não economiza combustível. É outra medida, que, na verdade, aumenta o consumo.
O carro foi projetado para alcançar a temperatura ideal e assim, funcionar como deveria. O calor expande os componentes internos e faz a lubrificação atuar corretamente.
Pequenas distâncias sequer esquentam o óleo do carro. Isso faz com que o consumo aumente e o carro se desgaste mais rápido.
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Dirigir com o ar-condicionado na cidade, principalmente com trânsito intenso, pode aumentar em até 20% o uso de combustível.
Nos carros 1.0 mais antigos, há uma queda grande de desempenho, principalmente em ultrapassagens e subidas.
Mas, na estrada, a história é diferente. Dirigir de janelas fechadas e ar-condicionado ligado é mais econômico do que o contrário.
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Isso porque a turbulência que entra na cabide ao guiar em alta velocidade com janelas abertas força o motor e eleva o consumo.
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