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Automotor
Dois modelos da Porsche já utilizam parte do sistema de suspensão ativa 'sMotion'; Brasil foi primeiro lugar fora da Alemanha a ter uma fábrica da empresa, em 1958
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Sistema adapta força de amortecimento à situação de condução do momento | Divulgação
A ZF Friedrichshafen, mais conhecida como ZF, é uma das maiores fabricantes mundiais de peças automotivas inteligentes.
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A empresa também faz peças para as indústrias naval, aeroespacial e ferroviária, com 240 unidades, em 40 países e com mais de 140 mil empregados.
O Brasil foi o primeiro lugar a ter uma fábrica da ZF fora da Alemanha, em 1958, e atualmente tem unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara, Limeira e Engenheiro Coelho, todas no Estado de São Paulo.
Uma das grandes inovações da ZF está no desenvolvimento da tecnologia de amortecimento sMotion, que traz estabilidade e dinâmica para melhorar o conforto e o desempenho do veículo.
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O sistema adapta a força de amortecimento à situação de condução do momento, enquanto inicia movimentos verticais muito rápidos para cada roda, elevando o carro de forma ativa para garantir um desempenho ideal de aderência à estrada.
Trata-se do princípio da suspensão ativa – que “lê” as condições do asfalto à frente em milissegundo antes de o carro percorrê-lo – utilizada pela Fórmula-1 nos anos 80 e 90 mas banida pela categoria por causa dos altos custos e para não beneficiar as equipes que dominavam a tecnologia, em especial, a Williams.
Dois modelos da Porsche já utilizam parte do sistema de suspensão ativa sMotion da ZF – o Panamera e o Taycan.
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Os dois têm a suspensão a ar Active Ride da Porsche, que usa a tecnologia de amortecedores e válvulas sMotion.
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