A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Conheça a Scram 411, novo modelo da Royal Enfield

Royal Enfield lança na Índia a street scrambler Scram 411 Adventure Crossover, que deve estar no Brasil até 2023

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Scram 411 quer ser uma motocicleta multifuncional que combina uma "pegada" autenticamente aventureira com o velho estilo scrambler

Scram 411 quer ser uma motocicleta multifuncional que combina uma "pegada" autenticamente aventureira com o velho estilo scrambler | Divulgação

 A indiana Royal Enfield, a marca de motocicletas mais antiga em produção contínua e que lidera mundialmente o segmento de média cilindrada, promoveu na Índia a estreia global da Scram 411 – apresentada como a primeira adventure crossover da marca. A proposta é ser uma motocicleta multifuncional que combina uma “pegada” autenticamente aventureira com o velho estilo scrambler – uma designação adotada pelas motos com visual retrô de cerca de 650 cc que competiam há 60 anos em corridas de todo terreno em pistas improvisadas. De acordo com a definição da fabricante, a nova subcategoria foi desenvolvida para enfrentar qualquer desafio, inclusive os urbanos. Inicialmente disponível nas concessionárias da Índia, a Scram 411 deve atingir gradualmente os principais mercados globais. Estará na Europa e nos países da Ásia Pacífico no meio do ano e, posteriormente, será lançada nas Américas do Norte e Latina, incluindo o Brasil.  “A maioria das motocicletas scrambler se concentra apenas na estética e na aparência. Quando começamos a trabalhar na Scram 411, estávamos determinados a criar uma motocicleta que fosse distinta em design e propósito, trazendo o melhor da capacidade de estrada irregular para a condução urbana. Com seu visual e design diferenciados, cores divertidas e proposta de pilotagem acessível, a Scram 411 é uma crossover definitiva para o ambiente urbano”, explica Mark Wells, chefe de Design da Royal Enfield.

Continua depois da publicidade

Mudanças focadas na geometria e ergonomia da pilotagem buscaram adaptá-la para o cenário urbano sem abri mão de performances instigantes em trilhas de off-road

Desenvolvida sobre a plataforma do motor LS-410 e chassi Harris Performance, a Scram 411 se propõe a combinar agilidade nas ruas da cidade e com competência em estradas irregulares. Mudanças focadas na geometria e ergonomia da pilotagem buscaram adaptá-la para o cenário urbano sem abrir mão de performances instigantes em trilhas de off-road. A Scram 411 é a expressão da procura constante da Royal Enfield pela exploração e construção de motocicletas que possam ser aliadas para cada aventura. Um dos exemplos é a Himalayan – a primeira moto de aventura da Royal Enfield, lançada em 2016, com um perfil espartano, mas bastante capaz. Tornou-se um dos modelos mais vendidos da marca indiana em todo o mundo e serviu de inspiração para uma evolução mais urbana do estilo scrambler. “A versatilidade e competência globalmente elogiadas da Himalayan nos inspiraram a reimaginar a motocicleta em um contexto urbano mais jovem e moderno. A Scram 411 é a crossover para jovens que preferem uma motocicleta divertida e envolvente para andar pela cidade, porém, com um apelo robusto. Ao mudar a geometria de pilotagem para tornar a motocicleta mais à vontade nas ruas movimentadas da cidade e manter sua forte capacidade de enfrentar estradas irregulares e trilhas de terra de fim de semana, trouxemos uma subcategoria exclusiva para os consumidores. É uma nova motocicleta muito empolgante e espirituosa”, conceitua B Govindarajan, diretor-executivo da Royal Enfield.

A Scram 411 é alimentada pelo motor monocilíndrico refrigerado a ar de 411 cc, injeção de combustível, quatro tempos, SOHC. O motor tem 24,3 cavalos de potência a 6.500 rpm e torque de 3,26 kgfm de 4 mil a 4.500 rpm. Os discos dianteiros e traseiros são combinados com ABS de duplo canal. A mudança na geometria de pilotagem vem dos pneus dianteiros de 19 polegadas. Isso combinado com os pneus traseiros de 17 polegadas são elementos-chave para trazer um manuseio ágil para a motocicleta. Os pneus multiuso garantem aderência tanto no asfalto quanto no cascalho solto.

Continua depois da publicidade

Desenvolvida sobre a plataforma do motor LS-410 e chassi Harris Performance, a Scram 411 se propõe a combinar agilidade nas ruas da cidade com competência em estradas irregulares

Com sua suspensão de longo curso, monoamortecedores e distância em relação ao solo de 20 centímetros, a Scram 411 promete passeios confortáveis para o piloto e garupa em longos trechos. A ergonomia foi elaborada para possibilitar uma posição de pilotagem imponente e confortável, seja sentado ou em pé na moto. A nova motocicleta tem um painel de instrumentos analógico digital que facilita o acesso às informações essenciais, enquanto o velocímetro, também analógico, é à moda antiga. O painel de instrumentos tem ainda medidores automático, de distância e de combustível e relógio. O sistema de navegação Tripper está disponível como opção em todas as variantes da Scram 411. Com inspirações de cores vindas da cultura hip-hop em cidades como Tóquio e Nova Délhi, a nova motocicleta foi apresentada em sete tonalidades e variante: para o Amarelo Grafite, o Vermelho Grafite e o Azul Grafite,) o tanque é em Gun Grey. Já nas cores Skyline Blue e Blazing Black, o tanque tem listras características da Royal Enfield. A variante de topo de linha vem em White Flame ou em Silver Spirit.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados