Entre em nosso grupo
2
Automotor
A Yamaha Fazer FZ15 ABS investe em uma categoria premium de motos urbanas de baixa cilindrada
Continua depois da publicidade
Na Fazer FZ15 ABS, as tomadas de ar protuberantes fazem uso ativo do fluxo para ajudar a resfriar o motor | Divulgação
A família Fazer está crescendo e sua versão mais nova, a FZ 15, tem a missão de criar uma categoria premium de motos urbanas de baixa cilindrada. Agora, a linha Fazer 2023 passa a ser composta pelos modelos 150, FZ 15 e FZ 25, as duas primeiras compartilhando o motor de 150 cm3 e a última com motor de 250 cm3. Com o novo produto, o objetivo é oferecer uma alternativa mais requintada à recentemente renovada Honda CG 160. O modelo da Yamaha oferece farol com projetor, luz de posição e lanterna de leds, freio ABS na dianteira, a disco nas duas rodas, suspensão monocross, pneus largos e painel 100% digital. De acordo com a Yamaha, as tecnologias exclusivas para o segmento tornarão a FZ15 o melhor produto de valor agregado do mercado. O preço sugerido é a partir de R$ 16.990 mais frete (R$ 17.555 mais frete para o Estado de São Paulo) e pode ser adquirida na Blu Store, o e-commerce da Yamaha, ou nas mais de 480 concessionárias autorizadas e pontos de venda ao redor do país, que terão unidades de test-ride disponíveis em meados de setembro. A Fazer FZ15 tem três opções de cores: Azul Metálico (Racing Blue), Vermelho Metálico (Magma Red) e Preto Metálico (Midnight Black).
Continua depois da publicidade
A Fazer FZ15 pretende ser uma opção para quem busca uma moto para o dia a dia com visual diferenciado, tecnologia e segurança. O visual robusto traz linhas agressivas e esportivas que evocam a “atitude” da família Fazer FZ. A Yamaha utilizou no novo modelo o conceito “Fighting Pose”, ou “posição de combate” em português, cujas linhas da parte frontal, composta pelo conjunto tanque de combustível, tomadas laterais de ar e motor, criam um modelo musculoso, que remete a um animal em posição de combate. Além do design, a funcionalidade foi aprimorada. As tomadas de ar protuberantes, que foram inspiradas em um caça, fazem uso ativo do fluxo para ajudar a resfriar o motor. Na área da coluna de direção, que liga o quadro às mesas ao redor, a Fazer FZ15 não tem saliências visíveis, ajudando a criar a aparência integrada com o tanque de combustível em seu centro. O layout que coloca o contato da chave na frente do tanque de combustível ao invés de próximo ao painel facilita o acesso.
O conjunto óptico da Fazer FZ15 ABS conta com luz de posição e farol com projetor de leds, bifuncional, com facho baixo e alto projetados em um único elemento. O modelo conta ainda com lampejador de farol e lanterna de leds, com maior eficiência na iluminação. O painel multifuncional é 100% digital, com iluminação em led e o fundo do tipo “blackout”, contrastando as informações no display, facilitando a leitura tanto no dia quanto na noite. O painel conta com a função “Eco”, para diminuir as despesas com combustível. Ele traz ainda indicador de marcha, que facilita a condução, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento da injeção e de piscas, farol alto e neutro.
O motor é o mesmo que equipa os modelos Factor 150, Fazer 150 e Crosser 150 ABS. Do tipo monocilíndrico arrefecido a ar, SOHC, com duas válvulas e quatro tempos, o motor da Fazer FZ15 tem exatos 149 cc e é capaz de gerar a potência de 12,2 cavalos quando abastecido com gasolina e 12,4 cavalos com etanol. Sua alimentação é feita pelo sistema de injeção eletrônica bicombustível Blueflex. O motor conta com o YRCS (Yamaha Ram Air Cooling System), com a função de potencializar a refrigeração do sistema de ignição. O escapamento tem inspiração no da Fazer FZ25 na aparência e no ronco, mais grave e encorpado.
Continua depois da publicidade
Em dois níveis, comprido e largo, o assento da Fazer FZ15 traz ergonomia no encaixe das pernas junto ao tanque e para o garupa, que conta com alça em alumínio. O assento está a 790 milímetros do solo, facilitando o apoio dos pés no chão, inclusive dos motociclistas de baixa estatura. Todo fabricado em aço, o chassi do tipo Diamante é leve e resistente a torções. Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, reduzindo torções do garfo. Na traseira, a suspensão é do tipo monocross com curso de 120 milímetros e ajuste de pré-carga da mola em sete níveis de rigidez. As vantagens desse sistema – comum nas motos de média e alta cilindrada – em relação ao bichoque, que utiliza dois amortecedores, é o maior curso da roda traseira, equilíbrio torcional, maior vida útil do amortecedor e melhor centralização de massas. Na prática, todos esses diferenciais resultam em mais estabilidade, maior conforto e maior segurança na pilotagem. O peso líquido da nova moto da Yamaha é de 135 quilos e a capacidade do tanque de combustível, de 11,9 litros.
Com dez raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. O diâmetro de ambas é de 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas e na traseira, de quatro polegadas. Para calçá-las, pneus radiais Pirelli Diablo Rosso II com medidas similares às da FZ 25. O pneu é o mais largo entre as motos da categoria no Brasil e o primeiro com construção radial. Além do ganho estético, pneus radiais mais largos garantem um comportamento mais estável da motocicleta e maior aderência para contornar curvas. O sistema ABS (Anti-lock Bracking System) na dianteira impede o travamento da roda em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e em frenagens bruscas de emergência.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade